O cultivo da uva


  Plantar uvas é um projeto complexo e, por vezes, consume muito tempo, além de ter várias etapas envolvidas. Existem livros inteiros escritos sobre o assunto. Os passos básicos estão listados aqui, caso precise de mais informações, queira consultar os outros artigos como fazer tudo dedicados às diferentes etapas do cultivo de uvas.
 
A primeira etapa do processo consiste em selecionar o tipo de uva que pretende plantar. Há várias coisas a considerar antes de fazer a sua seleção final. Quais são as condições climáticas e do solo na sua área? O que você quer fazer com as uvas depois da colheita? Você está pretendendo fazer suco de uva, vinho, geléia, ou simplesmente comer? Depois de ter se feito estas perguntas, consulte um viveiro local para selecionar uma variedade adequada às suas necessidades e localização. A maioria das variedades de uvas não vai começar a dar frutos até cerca de dois a quatro anos após serem plantadas.

Quando estiver a lidando com seu porta-enxerto, é muito importante nunca deixar que as raízes sequem. Se você tiver um porta-enxerto liso, e você não puder plantar as vinhas assim que conseguí-las, coloque as raízes em um balde de água e enxarque-as. Não molhe as raízes por mais de um dia, ou as raízes podem estragar. Se você não puder plantar as uvas por mais de um dia depois de levar para casa, cave uma trincheira de pouca profundidade e enterre as raízes temporariamente. Você pode guardá-las assim até à plantação, basta ter a certeza que você mantém as raízes úmidas.

A próxima etapa do processo consiste em plantar as videiras que selecionou. Você deve plantar as videiras com, pelo menos, 20 a 25cm de distância umas das outras, em solos ricos e bem drenados. Videiras florescem no solo arenoso ou rochoso. Felizmente, muitas vezes as videiras podem crescer em locais onde outras culturas não podem ser cultivadas, como as rochas e terras inclinadas.

A fim de prosperar, uvas exigem um local com boa drenagem, outro grande motivo para plantá-las em terras inclinadas e rochosas. Se você plantar as suas uvas num terrenos baixo, onde a água não é drenada em torno das raízes, você vai encontrar mais problemas com doenças de uvas. Drenagem adequada é um ponto chave no crescimento de uvas.

Apesar de uvas exigirem solos bem drenados para crescer, elas ainda precisam de muita água durante o primeiro mês depois de serem plantadas. Após o plantio, ágüe bem a sua jovem vinha, encharcando toda a raiz. Mantenha as raízes úmido desde o primeiro mês, se possível. Isso irá ajudar as raízes a se estabelecerem para que as uvas cresçam saudáveis.

Você vai querer cultivar uma grande área ao redor da base das plantas (pelo menos 20 centímetros em volta da base). As raízes de uma única videira pode espalhar-se de 90 a 180 centímetros da base da planta.

Confira as folhas nos primeiros anos; se elas estiverem verde escuro e saudáveis, suas vinhas estão recebendo nutrientes suficientes. Se a sua vinha não estiver recebendo nutrientes suficientes ou se o solo é pobre, adicione cerca de 15 centímetros de composto ao redor da base da planta. O composto irá melhorar o solo, e adicionar valiosos nutrientes para o crescimento saudável.
Coloque a sua videira sobre uma treliça. A treliça pode ser feita de madeira, ferro forjado ou tubo de PVC com fios empatados em toda ela, ou uma combinação de qualquer destes materiais. Treinar as vinhas para subir a treliça pode ser complicado. Por vezes é difícil convencer as jovens vinhas a apontar na direção certa. Você pode ter que movê-las muitas vezes, na primeira estação para fazer com que elas vão na direção que você quer que elas cresçam. Depois de ter trabalhado com elas, faça-as crescer na direção certa, elas ficarão mais fáceis de manter. Podar as vinhas também vai ajudá-lo na sua missão de treinar as suas vinhas na terliça.

Podar leva a energia das raízes e das vinhas para o fruto. Se você não poda, você terá menos frutas, e essas frutas vão ser menores. A poda deve ser feita no final de Fevereiro ou início de março, na maioria das áreas (mais cedo em áreas quentes, como Califórnia) - após parte mais fria do inverno passar, mas antes que a videira comece a crescer na nova estação. Novas vinhas crescem dos brotos das vinhas do ano passado. Se não forem devidamente controladas, a vinha vai se tornar uma bagunça. Existem muitas regras para podar, por isso não deixe de verificar artigos ou livros dedicados especificamente à poda antes de mergulho nisso. Seguem-se algumas regras gerais:

Você deve sempre aparar as brotações laterais (brotos crescendo para o lado). Este tipo de broto não é muito fértil e deve ser removido, a menos que você queira que o vinha a crescer em um suporte na terliça.

Podar novos brotos sempre nos primeiros dois anos para incentivar a vinha principal a crescer.

Os melhores brotos para a produção de frutos em um cano vão do sexto até o décimo segundo. Depois disso, esses brotos não são tão produtivos e devem ser podados, a não ser que você precise deles para dar estabilização à treliça.

Procure por danos de inverno em sua vinha. Brotos castanhos e quebradiços foram danificados pelo inverno, e devem ser podados.

Mantenha suas videiras podadas para permitir que o máximo fluxo aéreo e luz solar atinja as videiras e frutas.

Você também vai querer proteger suas plantas de animais nocivos, como insetos, aves, e bolor ou fungo. Aves vão tentar comer as uvas à medida que elas amadurecem. Você pode proteger os frutos jogando uma rede sobre a vinha e os frutos quando chega perto das épocas de colheita. Certifique-se que a rede fique bem justa para impedir as aves de ficarem presas embaixo da rede e ficarem feridas. Plantar uvas em um local ensolarado, com uma abundância de circulação do ar pode ajudar a reduzir o crescimento de fungo e bolor. Ao verificar o seu viveiro local, pergunte sobre espécies de videira resistentes a bolor e fungos. Existem diversos produtos orgânicos no mercado, hoje em dia, para ajudar a controlar tanto insetos quanto fungos.


Colha suas uvas quando o seu a parte de baixo e do meio do cacho estão maduras. Procure por cores ricas e sabores para determinar se a fruta está madura. Também existem kits de testes que você pode comprar em lojas especializadas em uvas e vinhos. Estes testes verificam os níveis de pH e de açúcar na fruta para determinar se a fruta está madura. Quando você está pegando suas uvas, apare os cachos com tesouras para minimizar os danos. Confira o cacho e procure por frutos podres ou ainda não maduros, e descarte.

Plantar uvas pode ser uma experiência muito gratificante, mas leva tempo e dedicação. Você também pode levar a sua produção de uvas um passo mais além; veja Como Fazer Vinho para obter dicas sobre como transformar suas uvas em um delicioso vinho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)

Climatologia - Conceito e Evolução

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.