Geografia series iniciais
PORQUE ENSINAR GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS? PARA QUE?
O ensino de geografia nos anos
iniciais do ensino fundamental, fornece subsídios para que a criança se
situe em seu lugar de vivência, por meio da apreensão da paisagem que
ela pode observar. Aprender a se relacionar socialmente com outras
pessoas de diferentes faixas etárias, ampliando a noção de espaço.
Buscar a organização de sua experiência e expectativa para com o
território em que vive.
A natureza onde a ação dos
indivíduos se faz notar nas formas de apropriação do espaço, como a
produção da cidade e campo, a construção de vias, os movimentos de
população, a produção de resíduos sólidos, os deslocamentos das pessoas
para o lazer etc.
A geografia, por meio de suas
atividades de leitura de textos que tratam de suas temáticas, pode
auxiliar na alfabetização e no letramento, favorecendo a ampliação do
conhecimento do aluno.
O estudo desta disciplina
proporciona as crianças em seu nível de conhecimento sobre o lugar em
que vivem, podendo fazer relações com outros lugares, pois elas convivem
com ambientes (familiar e escolar), questionam e apresentam suas
próprias concepções sobre a natureza e a sociedade.
O que as crianças podem aprender no ensino de geografia
*Observar
*Descrever
*Representar e construir explicações
*Estimular a criança a observar e
compreender as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e
transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.
*Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos de diferentes grupos sociais.
*Utilizar a observação e a
descrição na leitura direta e indireta da paisagem, sobretudo por meio
de ilustrações e da linguagem oral.
*Reconhecer no seu cotidiano, os
referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a
deslocar-se com autonomia.
*Representar os lugares onde vivem.
Existem alguns conceitos básicos que devemos introduzir na vida desse estudante:
LUGAR; deve ser
compreendido na escala de vivência do aluno e na sua formação do
horizonte mais próximo de suas práticas cotidianas, isto é, no seu
percurso para a escola, por meio de suas brincadeiras, no território
específico de sua residência.
PAISSAGEM; o
que se descortina aos olhos do observador, seja ele o aluno ou o
professor, permitindo visualizar as diferenças nas relações da sociedade
com a natureza, diferenciando-se a cidade do campo e o estabelecimento
industrial da via de circulação: as pessoas dos objetos fixos; os
diferentes componentes da vegetação as ondulações do relevo etc.
ESPAÇO; o
ambiente global de relações da sociedade e pode ser exemplificado pelo
uso da telefonia, pela observação dos aviões em movimento, pelas
fotografias que abrangem grandes áreas, pelas imagens de satélite na
internet etc.
TERRITÓRIO;se
traduz pelas relações de apropriação do espaço, como a propriedade (a
casa) onde o aluno vive, as praças como espaços públicos etc.
Os recursos didáticos
Os livros são fundamentais, pois
apresentam, além de informações precisas, imagens para leitura e
exploração. Os mapas com representação de cidades e países, as matérias
extraídas de jornais e revistas, as maquetes com material disponível nas
casas dos alunos. Esses recursos podem ser usados em diferentes
situações, ou seja, na sala de aula ou em ambientes abertos (por meio de
músicas e desenhos), assim como na organização de diálogos com os
familiares dos alunos.
Partindo do pressuposto que a
criança precisa aprender a ler, é levado em conta de que a leitura é
antes de tudo, um objeto de ensino, é preciso ser sentido do ponto de
vista do aluno. É preciso garantir condições para que as crianças
aprendam os significados das palavras e das imagens. A linguagem por
imagens e por desenhos é uma forma de comunicação que pode ser
estimulada desde os anos iniciais de escolarização.
A imagem tanto pode ser lidas
como textos completos, quanto podem completar o sentido do texto verbal
ou mesmo ilustrá-lo, estimulando o estudante a ativar o conhecimento
prévio, mesmo que no nível do senso comum.
Grupos temáticos
Circulação e transportes:
as crianças vão à escola e os diferentes meios de transportes
utilizados, destacando as paisagens típicas das regiões do Brasil e as
diversas necessidades cotidianas.
Mundo do trabalho:
observação de diferentes profissões em diferentes tempos e lugares,
mostrando-se locais de trabalho de cada profissional e como ele se
comporta (seja bombeiro, médico, serralheiro, professor, bóia-fria,
açougueiro etc).
Relações cidade-campo:
permite mostrar, por meio das vivências das crianças, como se pode
viver na cidade e fazer uma relação com o mundo rural para conviver com
dinâmicas sociais diferentes. Através de comparação entre diferentes
paisagens, modo de vida e consumoe hábitos culturais, favorecendo assim o
respeito á natureza.
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