Ensino da geografia
A construção da espacialidade é o principal objetivo do ensino de Geografia
O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a
formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no
fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializador de
transformação da realidade e de construção de sua cidadania.
Qual o papel do professor nesse processo?
Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos e os meios cognitivos
e operativos de desenvolver consciência da espacialidade das coisas,
dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social.
Qual o caminho teórico-metodológico a seguir?
Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente,
construir a noção de espacialidade. Para tanto, além de explorar a
leitura cartográfica, em que o professor deve buscar ao máximo
desenvolver as relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas,
ou seja, o espaço vivido, percebido e concebido do aluno, também é
necessária a formação de conceitos geográficos, tais como território,
região, lugar e paisagem.
Essa formação dos conceitos geográficos se dará por meio dos conteúdos
geográficos. O professor ensina os conteúdos e os alunos formam os
conceitos. Por exemplo, se você ensina aos alunos que paisagem é tudo
aquilo que está ao alcance da percepção humana, certamente a criança não
conseguirá abstrair tal conceito. Mas, se o professor ensinar um
conteúdo geográfico, por exemplo, a transformação da paisagem rural em
urbana, o aluno construirá paulatinamente o conceito. Isso porque,
segundo o psicólogo Lev Vygotsky, o conceito não se forma na cabeça da
criança quando lhe é ensinado. Ele é elaborado à medida que os alunos o
constroem.
As recentes pesquisas no ensino de Geografia vêm alertando para o fato
de que a formação de conceitos geográficos são os instrumentalizadores
do pensamento espacial, cabendo ao professor o papel de explorá-los em
sala de aula.
Comentários
Postar um comentário