Evolução do Pensamento Geográfico


  • SISTEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
  • 2. I - O que é a geografia? É a ciência responsável pela simples descrição da Terra (do grego: geo = Terra; grafia = estudo); Ciência que explicar as diferenças entre os lugares . Para isso, precisamos estudar as relações espaciais responsáveis por tais diferenças; É a ciência que procura compreender o Homem como transformador do espaço natural.( Espaço Geográfico )

  • 3. II.CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO Escola do determinismo fundada por Friedrich Ratzel (alemão); “ o Homem como produto do meio” “ Idéia de espaço vital”; justificou o expansionismo alemão; As condições de desenvolvimento e do subdesenvolvimento é fruto do meio; È uma corrente geográfica tradicional.

  • 4. Escola do Possibilismo Escola francesa; Fundada por Paul Vidal de La Blache , Afirmar que a Natureza exerce influência sobre o Homem, mas este pode escolher e modificar o ambiente natural conforme suas possibilidades técnico-científicas; Tinha o propósito de combater a escola alemã e justificar o colonialismo afro-asiático francês. “ O subdesenvolvimento pode ser superado com o contato entre gêneros de vidas diferentes”.

  • 5. Escola pragmática ou teorética Inseriu: Surgiu após a 2 guerra mundial; Metodologia científica; Desenvolvimento de teorias; Técnicas estatísticas e matemáticas A abordagem sistêmica; “ O subdesenvolvimento é uma fase obri gatória a ser superada para atingir o desenvolvimento”.

  • 6. Método Regional de Hartshorne. Emerge na Europa e nos Estados unidos; Embora o método regional tenha merecido a atenção dos estudiosos desde o século XVIII e XIX, somente a partir da década de 40 do século XX, ganhou maior evidência; Estudos das diferenciações das áreas; passa a fazer um estudo particularizado de cada área. É preciso criar uma geografia de nível regional para saber o potencial de cada região para melhor explorá-las de maneira.

  • 7. Geografia Crítica nos anos 60; Movimento de renovação da geografgia; É conhecida como a geografia do mundo sub- desenvolvido; Seus principais teóricos foram, os geógrafos franceses Pierre George e Yves Lacoste. No Brasil, destaca o nome de Milton Santos; O conhecimento científico deve servir como “arma” para mudar a situação vigente; O subdesenvolvimento é fruto de um processo, histórico, de situação de colônia, no passado, e de economia periférica, no presente.

  • 8. III. Princípios Metodológicos Princípio da Extensão (Ratzel): É preciso delimitar o fato a ser estudado , localizando-o na superfície terrestre. Princípio da Analogia (Ritter e La Blache): É necessário comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre buscando as semelhanças e diferenças; Princípio da Conexidade ( Brunhes): Estabelece que os fatos geográficos físicos ou humanos nunca aparecem isolados há sempre elos de interdependência.

  • 9. Princípio da Causalidade (Humboldt): Segundo este princípio, é preciso se estabelecer as causas e as conseqüências dos fatos. Ele é a base da Geografia Moderna. Princípio da Atividade (Jean Brunhes): Para este princípio, os fatos têm caráter dinâmico e mutável, o que implica conhecer o passado para entender o presente e, se possível prever sua evolução.

  • 10. IV. Campo de Estudo Podemos dividir a Geografia em: Geografia Geral: preocupa-se com os fenô-menos sob uma dimensão mundial; Geografia Regional: Prende-se ao estudo de uma área restrita da superfície terrestre; Geográfica Física: estuda o espaço natural; Geografia Humana: Analisa o homem e seu relacionamento com o meio geográfico; Geográfica Econômica: Estuda a produção, circulação e distribuição de riquezas.

  • 11. Geografia física é subdividida em: Geomorfologia – o relevo e suas formas. Climatologia – estuda o clima Hidrologia – estuda as águas superficiais. Cartografia – representa em mapas, os fatos geográficos. Biogeografia – estuda a distribuição dos animais e vegetais na superfície terrestre.

  • 12. Geografia humana é subdividida em: Geografia da População – distribuição, composição e mobilidade; Geografia Urbana –cidade e suas funções Geografia Agrária – estuda as atividades primárias ligadas ao meio rural. Geografia das Indústrias – distribuição industrial e os fatos ligados ao setor; Geografia dos Serviços – as atividades ligadas ao setor terciário da economia.

  • 13. CIÊNCIAS AFINS: GEOGRAFIA CARTOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA;
  • CLIMATOLOGIA.GEOMORFOLOGIA HIDROGRAFIA BIOGEOGRAFIA GEOGRAFIA HUMANA POPULAÇÃO URBANA AGRÁRIA INDÚSTRIA, ETC GEOPOLÍTICA GEOGRAFIA POLÍTICA POLÍTICA ASTRONOMIA BIOLOGIA FÍSICA GEOLOGIA QUÍMICA ECONOMIA ESTATÍSTICA HISTÓRIA MATEMÁTICA SOCIOLOGIA

  • 14. CONCLUSÃO Não podemos compreender esse momento atual da geografia se não tivermos uma visão mais abrangente do seu desenvolvimento no tempo. procuramos estabelecer o seguinte esquema seqüencial da fase tradicional (pré-1950), e Nova Geografia, até a Geografia Radical (pós- 1950)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)

Climatologia - Conceito e Evolução

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.