História de Palmitos


       Há 86 anos, em 1926, agricultores vindos do RS pela Companhia Sul Brasil, começavam construir suas residências onde hoje é a Linha Cascalho. O engenheiro Carlos Culmey liderava os grupos formados por famílias que vivem até hoje no município como: Otto, daeneck, Trenepol, Bortolanza, Lazzari, Maiak, Knapp entre outros.
        O primeiro habitante Fernando Otto, construiu um grande rancho e depois uma casa de madeira onde abrigava os compradores de terra do Rio Grande do Sul. A maioria destes colonos eram descendentes de alemães e italianos. Na época a mata ainda não era habitada, apenas nas margens dos rios os madeireiros atuavam, roubando a madeira de lei. Na época das enchentes as melhores madeiras, como louro e cedro eram levados para a Argentina.
        A primeira serraria foi construída em 1927 e a partir daí as primeiras moradias. Com isso também veio a primeira escola e o Hotel Otto.  Uma das maiores dificuldades da época eram as pragas como mosquitos e formigas. Nos dias muito frios, como ainda não existiam botas de borracha, os adultos usavam tamancos para evitar o contato com o chão úmido. Em 19 de Julho de 1927 foi construído o primeiro fogão, feito de argila.
        Em 1938, o distrito passou a chamar-se Passarinhos e, em 1947, foi denominado Palmitos. Desmembrada de Chapecó em 1953, a instalação oficial do novo município ocorreu em Março do ano seguinte.
        Em 2 de março de 1954 Palmitos tornou-se município e teve o tenente Olavo Spaldin de Souza como prefeito nomeado pelo governo do Estado.
        A explicação mais aceitável para a origem do nome Palmitos deve-se a existência de palmeiras no local. Existem palmeiras nativaas da Mata Atlântica conhecidas como palmito como o Palmito-Jussara.

 

      Fazer uma tabela com  esses dados

      Data de fundação - 02 de março de 1954.

      Data festiva - 25 de julho (Dia do Colono).

      Principais atividades econômicas - Turismo e agricultura, com ênfase no plantio de milho e de feijão.

      População - 17.000 habitantes.

      Colonização - Alemã, italiana, cabocla, polonesa e francesa.

      Principais etnias - Alemã e italiana.

      Localização - Oeste, a 634km de Florianópolis.

      Área - 347,2km2.

      Clima - Subtropical úmido, com temperatura média entre 18°C e 28°C.

      Altitude - 422m acima do nível do mar.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)

Climatologia - Conceito e Evolução

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.