Relevo de Santa Catarina

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Acadêmico: Bernardo Luza

Considerações iniciais: No campo da Geomorfologia, quando se estuda o Relevo, percebe-se uma acentuada variedade de nomes e descrições, cuja análise mais profunda escapa ao objeto concreto deste trabalho. Portanto, na busca por uma análise específica sobre o Relevo de Santa Catarina, os elementos e formas de relevo priorizadas foram aqueles que ocorrem e/ou predominam no Estado de Santa Catarina, e que nele se particularizam em relação aos processos que os originaram, especialmente tendo como referência, o Atlas Escolar de Santa Catarina (1991, p. 18). O autor Ross (ROSS, 2009), elaborou estudos que esclarecem e classificam com maiores detalhes as formações e feições de relevo que ocorrem em território brasileiro. No que diz respeito à região Sul do Brasil, apontou como origem geomorfológica os seguintes processos: constituições sedimentares formadas por áreas recobertas por lavas vulcânicas; intensos processos erosivos em ambientes paleoclimáticos; em ciclos de dobramentos, metamorfismo regional, falhamentos e extensos processos intrusivos; bem como por processos tectônicos classificados como epirogenia. As análises de Ross oferecem uma contribuição para se compreender, em termos gerais, o revelo catarinense.

Considerações finais: Finalizando, essa breve análise didática, pode servir como referência em estudos futuros dessa categoria de análise geográfica (RELEVO), visando o aprimoramento da aprendizagem escolar. As análises que aqui foram apresentadas não são conclusivas, visto que constantemente avanços nos estudos e pesquisas relacionados ao tema propõe novas formas de leitura da realidade, a partir de novas elaborações de mapas e conceitos geomorfológicos.

REFERÊNCIAS:  

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches.  ECOGEOGRAFIA DO BRASIL: Subsídios para Planejamento Ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009, p. 9-205.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado de Coordenação e Planejamento. Subsecretaria de e Estudos Geográficos e Estatísticos. Atlas escolar de Santa Catarina. Florianópolis:  ECGP, 1991, p. 8-129.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)

Climatologia - Conceito e Evolução

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.