O território escolar: Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO – DIVISÃO DE ESTÁGIO




CAMPUS CHAPECÓ/SC
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Componente curricular: Estágio curricular Supervisionado: Prática de Ensino em Geografia VI


RELATÓRIO DE ESTÁGIO


Elaboração: Bernardo Luza
Matrícula: 1221711021
Professor Orientador/ Supervisor da Universidade: Dr.Willian Simões

 



                                                                    
1. DADOS DO ESTÁGIO
Estagiário: Bernardo Luza
Matricula e fase do curso: 1221711021: 9° fase
Curso: Geografia - Licenciatura
Professor-orientador e supervisor da Universidade: Dr. Willian Simões
Professor titular da escola: Mário Augusto Toldo Cunha
Nome da escola: Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves
Endereço, telefone e e-mail da escola:
Rua Corruíra n° 1088 – Jardim Dona Rita – CEP 89809-820
Bairro Efapi – Chapecó – SC
Fone: (49) 3328 – 5162 -  seriedh4taneves@sed.sc.gov.br

Vigência do estágio: 03/10/2016 á 07/11/2016
Turma na qual realizou o estágio: 1° ano (105 Ensino Médio)
Horário semanal e turno de realização do estágio: Segunda-feira, Vespertino (14:00 as 14:45 e das 15:45 as 16:30)

      O território escolar: Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves

A Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves está localizada no Bairro Efapi, município de Chapecó-SC, na área comumente designada como Loteamento Colatto. Trata-se de um bairro periférico da cidade, com características de subcentro urbano. O bairro é predominantemente residencial, com cerca de 64000 mil habitantes, tendo seu surgimento e crescimento vinculado às agroindústrias instaladas na década de 1970 ao longo do eixo oeste do município no entorno da Avenida Atílio Fontana que ainda hoje concentra as plantas industriais de empresas como Aurora, Brasil Foods (BrF, antiga Sadia) entre outras indústrias de menor expressão.
O bairro ainda abriga duas das maiores universidades da região, sendo a Unochapecó no centro do bairro e a Universidade Federal da Fronteira Sul no limite municipal com Guatambú. Além disso, o bairro é caracterizado por comportar o parque de exposições Tancredo Neves, onde são realizadas diversas feiras temáticas durante o ano com destaque para a Efapi a cada dois anos. Tais fixos como universidades e agroindústrias intensificam o adensamento populacional tanto de estudantes como de trabalhadores em função da proximidade com suas atividades. A escola pode ser considerada de porte médio, tanto em tamanho de estrutura quando de quantidade de alunos, que chega a 960 alunos.
Para espaços de estudo os alunos utilizam predominantemente o refeitório ou a biblioteca durante os períodos de aula. Normalmente os professores autorizam os alunos a ocupar estes espaços para a realização de trabalhos em grupo ou que demandem de maior espaço físico para sua realização, como organização de cartazes. O refeitório também é adaptado para utilização como “auditório”, quando há eventos maiores na escola. Segundo a diretora geral da escola, as assembléias de pais e professores também são realizadas nesse espaço. Os principais espaços de sociabilidade dos estudantes antes da aula e durante o intervalo é o pátio externo à frente da escola e a parte dos fundos da escola, entre o prédio escolar e o ginásio de esportes. O pátio à frente da escola é amplo, com local para estacionamento, gramado arborizado e alguns bancos dispostos à sombra. Durante o intervalo os alunos reúnem-se em pequenos grupos nesses lugares, tanto para conversar quanto para jogar baralho.
Para almoxarifado são utilizados basicamente três espaços da escola: um no segundo piso onde são armazenados os materiais para prática esportiva, um na área externa para armazenar materiais de limpeza e a própria biblioteca onde ficam os materiais didáticos. Na biblioteca há um acervo de mapas com diversos temas, entre eles: espaço geográfico do Brasil, biomas do Brasil, mapas políticos dos continentes e a divisão territorial do Brasil, mapas físicos dos continentes, mapa político e regional de Santa Catarina e alguns temáticos como indústria, agropecuária, população e temas históricos.. Outros materiais de uso e consumo nas práticas pedagógicas como canetões, cartolina, papel pardo, folhas de sulfite, fita adesiva, pincel para quadro branco são guardados apenas na secretaria da escola.
Os espaços de funcionamento das atividades de administração são basicamente a secretaria, sala da diretora e sala dos assistentes técnicos pedagógicos. A secretaria também funciona como recepção, para encaminhamento de assuntos com alunos e pais que extrapolam as questões de ensino-aprendizagem. A sala dos professores é composta por dois ambientes, cada qual com mesas grandes e boa quantidade de cadeiras e armários individuais para cada professor. A sala também dispõe de dois computadores com acesso à internet e televisão. O ambiente é reduzido, o que causa um pouco de incômodo quando todos os professores estão na sala antes do início das aulas. Nos demais momentos alguns professores com aulas livres utilizam a sala para correção de provas e trabalhos e planejamento, sendo o único espaço da escola dedicado para tais atividades dos professores. A escola dispõe de quinze salas de aula, com uma média de 58 metros quadrados que comportam confortavelmente turmas de até 25 alunos. Entretanto abrigam entre 25 e 36 alunos, como se observa no caso de algumas turmas da escola, nesses casos já surgem dificuldades de movimentação dentro da sala e de conforto térmico nos dias de temperatura elevada no verão.
As salas de aula dispõem de carteiras e cadeiras individuais, bem conservadas, mesa do professor, lousa em acrílico utilizada com pincel para quadro branco e armário onde os alunos guardam livros didáticos. Para utilização de equipamento multimídia o professor precisa agendar e levar para a sala de aula, que não dispõe de tal recurso. A escola dispõe de uma sala de vídeo que também é utilizada para outras atividades. Na sala estão alocados um computador desktop, um televisor de LCD de 40 polegadas, um projetor multimídia e sistema de som que ficam permanentemente no local. Nesse computador há também disponibilidade de internet, o que facilita se o vídeo estiver disponível e online. No segundo piso da escola estão alocados cinco laboratórios para as disciplinas de matemática, física, química, artes e o do curso técnico de manutenção de computador.
Na escola estão disponíveis dois laboratórios de informática, um no segundo piso e um no primeiro piso. Os laboratórios de informática dispõem de computadores com o sistema operacional Linux e suporte a edição de texto, apresentação de slides e navegação na internet, estando disponíveis para utilização mediante reserva em lista. A quantidade de computadores por laboratório também é insuficiente quando se trabalha com turmas grandes, como é o caso da maior parte das turmas da EEB Tancredo Neves, por isso, há necessidade de formar grupos com os alunos para realizar pesquisas na internet, por exemplo.
A biblioteca ocupa o espaço semelhante ao do refeitório, e comporta mesas e cadeiras para utilização dos alunos, sofás para leitura, estoque de livros didáticos, acervo de livros de literatura e um acervo reduzido de livros científicos e de pesquisa. O acervo de livros científicos é voltado exclusivamente ao uso dos professores e conta com títulos importantes de história, geografia, didática, e educação. Entre os específicos de Geografia pode-se citar Geografias Pós-Modernas de Edward Soja, Geografia e Modernidade de Paulo Cesar da Costa Gomes, Trajetórias Geográficas de Roberto Lobato Corrêa, Da Geografia que se ensina à Gênese da Geografia Moderna da autora Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira, Milton Santos e o Brasil organizado por Maria A. Brandão, Território, Globalização e Fragmentação organizado por Milton Santos, Maria Adélia A. de Souza e Maria Laura Silveira, Cartografia Escolar de Rosângela Doin de Almeida, Paisagem, Imaginário e Espaço organizado por Zeny Rosendahl e Roberto Lobato Corrêa, Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada organizado por Celso Ilgo Henz e Ricardo Rossato, Por Uma Outra Globalização de Milton Santos, Uma Geografia para o Século XXI de autoria de Manuel Correia de Andrade, Geografia Escolar e a Cidade, da autora Lana de Souza Cavalcanti, e Geopolítica do Caos de autoria de Ignacio Ramonet entre outras obras de relevância que dedicam-se a abordar questões do ensino de modo geral e dos enfrentamentos da educação contemporânea. Nesse contexto, destaca-se que a Geografia Física não possui obras de peso nesse acervo do professor. O Ginásio de esportes situa-se ao fundo do prédio principal da escola e é o prédio mais amplo da escola. Abriga uma quadra poliesportiva, com arquibancada lateral, conjunto de banheiros e vestiários e uma área elevada, acima dos banheiros. É utilizado unicamente para as práticas esportivas das aulas de educação física e para as atividades de esporte do ensino médio integral, raramente para outras finalidades.
Para as atividades administrativas a escola dispõe de sete funcionários, com dois deles trabalhando na secretaria, três na direção e dois na assistência técnica-pedagógica. O serviço de alimentação e limpeza da escola é terceirizado por uma empresa contratada pelo governo estadual. O corpo docente é composto por um quadro de vinte e nove professores efetivos na escola e mais nove efetivos em outras escolas que completam sua carga horária na EEB Tancredo Neves. O restante do quadro de professores é completado por professores contratados em regime de Admissão de Caráter Temporário (ACT), com a maior parte contratados diretamente pela administração da escola e outros que são ACTs em outras escolas e apenas completam carga horária nesta­ escola.
De todo o corpo docente, três professores têm o nível de mestrado, um bacharel e a maior parte restante possui pós-graduação. Dos professores ACTs, a maior parcela é de graduados, constando menor quantidade de professores sem habilitação, mas que estão cursando graduação na área de docência. Observa-se também na EEB Tancredo Neves, assim como na realidade de uma grande quantidade de escolas, que o corpo docente é majoritariamente de professores ACTs, o que traz uma rotatividade para o conjunto dos professores que trabalha na escola entre um ano e outro e, em certa medida, torna precário o trabalho docente.
Os alunos estão divididos em 6 turmas no turno matutino, 5 no turno vespertino, 12 turmas no ensino noturno e 9 turmas no ensino integral. A média de alunos por turma gira em torno de 30 alunos, sendo que no ensino integral não passa de 30 e no noturno as turmas têm uma média de 35 alunos. Os alunos da EEB Tancredo Neves podem ser enquadrados em um grupo de classe média – baixa à média, com renda familiar em torno de dois a três salários mínimos, na grande maioria. Há casos também de alunos em situação de risco socioeconômico pela baixa renda familiar e também alunos de famílias de pequenos empresários locais, que gozam de uma situação financeira mais abastada. Na escola também acontecem casos de gravidez na adolescência que é mais um dos desafios que a escola enfrenta.
A escola trabalha com o modelo de Ensino Médio Inovador, que neste relato designa-se também como integral. Nessa proposta os alunos têm aulas da grade regular pela manhã e em alguns dias na parte da tarde e participam de turmas de cultura nas atividades de artesanato, violão e fanfarra e de esporte com jogos de mesa, de quadra e dança. Cada aluno faz a opção por uma atividade de cultura e uma de esporte, formando as turmas para o período vespertino. Nessa modalidade de ensino os alunos têm duas tardes semanais livres. Há iniciativas de integração entre a escola e a comunidade com o atendimento permanente aos pais e alguns eventos que ocorrem durante o ano. O atendimento aos pais é realizado segundo a demanda de acompanhamento dos alunos ou nas assembléias e reuniões de pais e professores para tratar de temas específicos. Outras instituições que são parceiras da escola para iniciativas de integração são as universidades: Universidade Federal da Fronteira Sul e Unochapecó, a Rádio Comunitária do Bairro Efapi, o Jornal A Folha do Bairro e empresas locais.
Os principais desafios que a escola enfrenta estão relacionados ao ensino no período noturno e o ensino no modelo inovador, de período integral. O ensino noturno, que na EEB Tancredo Neves é um dos maiores entre as escolas periféricas do município, atende principalmente estudantes que optam por trabalhar ainda enquanto cursam o Ensino Médio. Segundo prof. Mário, até o final do primeiro bimestre as turmas mantém uma quantidade estável de alunos entre as matrículas e os que efetivamente freqüentam a escola. Já no segundo semestre de cada ano a evasão escolar é muito alta, em torno de 40%, ocasionando o esvaziamento de algumas turmas e conseqüente fusão de turmas.
O ensino médio no modelo Inovador foi recentemente implantado na escola e enfrenta problemas de aceitação devido à cultura e percepção da rotina escolar da comunidade. O que é mais aceito é que os jovens passem apenas um turno na escola, dedicando o outro ao trabalho, seja em casa ou em um emprego remunerado. E esse pode ser considerado um dos fatos que explicam a grande quantidade de turmas de ensino médio noturno na escola. No entanto, como o ensino integral exige a permanência em dois turnos na escola, o que se verifica é a desistência de alunos dessa proposta de ensino, que migram para outras escolas ou trocam de turma para continuarem estudando em apenas um turno. Os casos de indisciplina também ocorrem no espaço escolar. O procedimento de resolução desses casos passa pela orientação com a equipe pedagógica, registro de ocorrências e comunicado aos pais até medidas de suspensão e expulsão, conforme a gravidade da situação de indisciplina. Segundo as informações coletadas na escola já houve casos em que a força policial foi necessária por haver alunos portando drogas ilícitas no espaço escolar.
A turma do 1° ano (105) vespertino é composta por 21 alunos com idade entre 15 e 17 anos. Os alunos residem em um raio de 500 metros da escola. As aulas de Geografia são ministradas pelo Professor titular Mário Augusto Toldo Cunha (ministra aulas na E.E.B Coronel Lara Ribas também) que tem pós-graduação em Geografia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó – Unochapecó
As aulas de estágio foram ministradas excepcionalmente nas segundas á tarde com a primeira aula iniciando as 14:00 com 45 minutos de duração e a segunda aula de geografia da turma após o intervalo ás 15: 45 também com 45 minutos de duração. A turma é composta por 21 alunos, a mesma leva fama entre os professores de outras disciplinas como exemplar, comportada, mas que enfrenta diversas dificuldades de aprendizagem, pouca participação e envolvimento nas atividades escolares. Uma turma irregular no sentido de permanência de alunos, pois muitos alunos realizam a matrícula e no mês seguinte desiste ou faz transferência para outra escola.
A filosofia da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves segue os princípios da Proposta Curricular de Santa Catarina, discutindo no coletivo da Comunidade Escolar a concepção de homem, de sociedade e de aprendizagem que se pretende alcançar. A opção pela concepção histórico-cultural de aprendizagem, também chamada sócio-histórica ou sóciointeracionista, de acordo com os pressupostos teóricos de Vigotsky, compreende que tudo o que é humano é socialmente construído, e a escola tem como função trabalhar o conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado. A Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves desenvolve suas atividades de ensino, fundamentadas e embasadas nos princípios da universalização de igualdade, do acesso, da permanência, condições adequadas para a aprendizagem e sucesso dos alunos na Escola, direitos previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e na Constituição Federal de 1988. A meta é atender a todos e garantir qualidade educacional.
Em relação às normas do corpo docente, devem ministrar aulas de acordo com sua habilitação, participar da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, comparecer pontualmente às aulas, às atividades, às reuniões, responsabilizar-se pelo bom aproveitamento do aluno em sua disciplina, verificando se o conteúdo está sendo assimilado, retomando, se necessário através da recuperação de estudos. Elaborar o seu planejamento de acordo com o PPP, atendendo às normas estabelecidas e entregar à coordenação pedagógica, conforme data estabelecida pela Unidade Escolar. Manter ambiente propício à aprendizagem, empenhando-se para que os alunos participem ativamente das aulas, cumprir as normas escolares, zelar pelo patrimônio, pela conservação do material didático e do imóvel, junto aos alunos, participar ativamente do conselho de classe, participar na elaboração e aprovação do calendário escolar.
Participar de reuniões de estudo, encontros, cursos, seminários, atividades cívicas, culturais, recreativas e outros eventos, tendo em vista o seu constante aperfeiçoamento e melhoria da qualidade de ensino. O professor deverá solicitar participação dos Pais, quando necessário, efetuar nos Diários de Classe todos os registros de freqüência, rendimento, avaliação, recuperação e conteúdos trabalhados, assim como os casos disciplinares que ocorrerem em suas aulas, bimestralmente, entregar na secretaria, diário de classe contendo avaliações bimestrais e faltas do período. Ao ministrar aulas em locais diferentes, deverá o professor estar presente em todas as atividades programadas, responsabilizando-se pelos alunos.


            PLANOS DE TRABALHO (ENSINO MÉDIO)



PLANO DE TRABALHO ESTÁGIO IV – ENSINO MÉDIO

SEMANA 1
SEMANA 2
SEMANA 3
TURMA 105
Aula 1- 03/10/2016
Aula 2 – 03/10/2016

TURMA 105
Aula 3- 10/10/2016
Aula 4- 10/10/2016

TURMA 105
Aula 5- 17/10/2016
Aula 6- 17/10/2016


Aula 1- Agricultura no Brasil e sua evolução. (apresentar um resumo de 1 lauda para cada aluno sobre o assunto)
Aula 2-Atividades: No caderno os alunos irão destacar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente (erosão, salinização, voçorocamento, arenização, etc.) e os possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.


Aula 3- Os transgênicos e sua utilização no Brasil. No decorrer da aula o professor faz algumas comparações com fotos projetadas, detalhando a real situação (utilizações e parte práticas) no sul do Brasil;

Aula 4- Vídeo sobre os transgênicos
e encaminhamento de atividades.


Aula 5- As mudanças climáticas globais.

Aula 6- Assistir o documentário: "O mundo em 100 anos”









SEMANA 4
SEMANA 5
SEMANA 6
TURMA 105
Aula 7- 24/10/2016

Aula 8- 24/10/2016
TURMA 105
Aula 9- 31/10/2016

Aula 10- 31/10/2016

TURMA 105
Aula 11- 07/11/2016

Aula 12- 07/11/2016

Aula 7- Produção de texto (para entregar) sobre o assunto: Os transgênicos e sua utilização no Brasil e As mudanças climáticas globais
Aula 8- Produção de texto sobre o assunto: Os transgênicos e sua utilização no Brasil e As mudanças climáticas globais


Aula 9- Visita/trabalho de campo na Epagri em Chapecó (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural)
Aula 10- Visita/trabalho de campo na Epagri em Chapecó (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural)


Aula 11- Correção das Atividades realizadas no caderno

Aula 12- Discussão do Texto: Os 12 Problemas Ambientais Globais


  1. PLANOS DE AULA E ANÁLISES (ENSINO MÉDIO)

PLANO DE AULA (PA)

Dados de Identificação: Turma: 105      Ensino Médio      Data:  03/10/2016    Horário: 14:00 as 14:45  e  15:45 as 16:30
Objetivo: Conhecer a importância da agricultura na sedentarização do homem e na formação das sociedades humanas complexas, identificar a importância dos climas e da cultura dos agricultores (social) na produção agrícola a partir da distribuição espacial da produção no Brasil e identificar possíveis obstáculos à agricultura relacionados às mudanças climáticas e seus impactos no Brasil.

Conhecimentos: Agricultura, sustentabilidade, produtividade agrícola, meio natural
Conceitos Geográficos destacados nesta aula: Território (ele pode ser utilizado como “uso” ou como “recurso”)
Categoria de abordagem nesta aula:  Paisagem
Atividade desafiadora: Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar. O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a evolução da agricultura a partir da capacidade humana de transformar o meio ambiente, indicando aspectos positivos e negativos. Valorizando o conhecimento dos alunos, eles deverão fazer uma breve descrição de até 10 linhas sobre a produção agrícola no oeste de Santa Catarina (o que se produz, para onde vai à produção agrícola, se é utilizado tecnologias e as propriedades rurais da região. Localizar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente e os possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.

Estratégias:
Aula 01: Iniciar a aula com apresentação para toda turma e apresentar os conteúdos a serem trabalhados no decorrer do estágio. Discorrer sobre a evolução da agricultura no mundo. Localizar, no mapa, a distribuição da produção agrícola no Brasil. O professor deve associar determinadas produções agrícolas ao predomínio de determinados tamanhos de propriedade (soja - grandes propriedades mecanizadas) e produção de alimentos para o mercado interno. Discorrer sobre a subordinação do pequeno produtor à grande empresa capitalista e a agroindústria (criação de frango, por exemplo).
Aula 02: No caderno os alunos irão descrever como a agricultura se comporta na região oeste de Santa Catarina ( o que é produzido, qual é o tamanho médio das propriedades, para onde vai a produção agrícola depois de passar pela industria local e relatar sobre  a relação campo&cidade em Chapecó. Destacar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente e os possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.
Avaliação: Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas, avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido, elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo no caderno do aluno)
Encaminhamento: O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula. Pesquisar e fazer anotações sobre os transgênicos no Brasil.
Ø  Plantas são modificadas geneticamente para aperfeiçoar a produção agrícola, aumentar a produtividade, tornando as espécies modificadas mais nutritivas e resistentes ás pragas. Pesquisar: que plantas são modificadas geneticamente com maior freqüência?
Ø  A questão dos alimentos transgênicos provoca grande polêmica no mundo todo. As opiniões são muito contraditórias, e os questionamentos e defesas da questão não dão segurança ao público consumidor para que ele possa se posicionar a respeito. Cite algumas empresas que realizam essas manipulações genéticas de sementes e quem ás compra (para quais lavouras elas são destinadas?)
                             

Análise da aula:  A aula ocorreu de forma harmoniosa e sem interrupções, ao ser a primeira aula de estágio, o Professor Mário realizou a apresentação á turma e repassou algumas informações para a continuação dos trabalhos em sala de aula. Foram detalhadas com a máxima clareza todas as etapas, sendo os conteúdos e atividades em geral a serem abordadas nas seis semanas de aula. Cinco alunos participaram no decorrer da aula com comentários referentes ao conteúdo trabalhado, nesta aula foi utilizado também o mapa com todas as referencias agrícola do Brasil e disponibilizado um texto impresso para cada aluno. Não foi possível iniciar o texto (atividade no caderno) devido ao tempo, ficando assim programado para o início da próxima aula.

PLANO DE AULA (PA)

Dados de Identificação: Turma: 105   Ensino Médio    Data:  10/10/2016        Horário: 14:00 as 14:45  e  15:45 as 16:30
Objetivo: Relacionar a produtividade e o uso de tecnologias modernas e a sua distribuição espacial, comparando as Regiões Centro-Sul, Nordeste e Amazônica. Dar ênfase aos transgênicos e sua utilização no Brasil.
Conhecimentos: Os transgênicos, desenvolvendo sua capacidade argumentativa e conhecimento sobre o tema.
Conceitos Geográficos destacados nesta aula: Paisagem, Estado, Produção do Espaço
Categoria de abordagem nesta aula: Produção do Espaço
Atividade desafiadora: Ouvir a opinião dos alunos sobre os produtos transgênicos, discutir e analisar sua viabilidade e seus possíveis riscos.
Estratégias: Iniciar a aula relembrando o que foi visto na última aula e fazer algumas perguntas para os alunos sobre o que encontraram de interessante em suas pesquisas sobre os transgênicos. Perguntar para cada aluno ler ou falar o que mais lhe chamou a atenção, e relacionar com a agricultura local e os danos ao meio ambiente. Logo após passar um breve resumo sobre o assunto no quadro e finalizar a primeira parte da aula passando algumas imagens (com o auxílio do projetor) de plantações e produtos transgênicos. Na segunda parte da aula os alunos irão assistir a um breve vídeo sobre os transgênicos no Brasil (elabore algumas questões orientadoras, para que os alunos possam focar no vídeo). Por fim entregar uma cópia para cada aluno com as questões que eles deverão responder extraclasse e entregar na próxima aula (individualmente)
Avaliação: Questões sobre os assuntos já trabalhados em sala de aula (entregar na próxima aula)
Encaminhamento: Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre as mudanças climáticas globais (próximo assunto a ser trabalhado)

Análise da aula: Logo no início da aula foi realizada a chamada e colocado algumas informações para a turma referente à programação da escola diante das paralisações e ocupações e sobre o Enem 2016. Em seguida os alunos realizaram uma atividade no caderno, um texto, dando ênfase à agricultura e como ela se comporta na região oeste de Santa Catarina (o que é produzido, qual é o tamanho médio das propriedades, para onde vai a produção agrícola depois de passar pela indústria local e relatar sobre a relação campo e cidade em Chapecó. Destacar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente e os possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção. Na segunda parte da aula os alunos assistiram um documentário sobre os Transgênicos no Brasil com duração de 35 minutos.

PLANO DE AULA (PA)

Dados de Identificação:  Turma:  105   Ensino Médio  Data:  17/10/2016        Horário: 14:00  as 14:45  e  15:45 as 16:30
Objetivo: Conhecer as diferentes teorias sobre alterações climáticas naturais (eras glacial e interglacial e o efeito estufa natural) e as intervenções humanas nos sistemas naturais. Compreender como o meio natural foi substituído pelo meio técnico e o meio técnico-científico-informacional, reconhecer que as paisagens e os lugares são produtos de ações propositivas dos homens em sociedade. Relacionar as mudanças climáticas às mudanças e à expansão do padrão de produção e de consumo (evolução do capitalismo e revoluções industriais).

Conhecimentos: As mudanças climáticas globais
Conceitos Geográficos destacados nesta aula: Clima, Paisagem
Categoria de abordagem nesta aula: Clima
Atividade desafiadora: Realizar um debate sobre as mudanças climáticas e as relações internacionais, priorizando posturas antagônicas como a dos EUA, da Europa, Brasil e China. Avaliar os interesses e preocupações das grandes empresas multinacionais - perdas e ganhos - com relação ao Protocolo de Kyoto;

Avaliação: Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas, avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido, elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo no caderno do aluno).
Encaminhamento: Leitura do texto “Os 12 grandes problemas mundiais”

Análise da aula: Nesta aula os alunos receberão um texto sintetizando o que foi debatido em sala de aula, com o título “Os 12 grandes problemas mundiais” para posteriormente realizar a leitura e encerrar com a elaboração de atividades sobre o assunto. Nesta aula tudo ocorreu conforme o planejado, na segunda parte da aula os alunos responderam algumas questões, que logo nos últimos 15 minutos foi realizado a correção e revisão do mesmo.
            Questões: 1. Explique porque a agricultura, desde a de subsistência até a científica é importante para a organização da sociedade. 2. A passagem da economia agrícola mais evoluída é um processo complexo, quais são os principais aspectos que contribuíram para o processo de transformação do espaço agrário? 3. Logo no início com a chegada dos portugueses ao Brasil, qual era o modelo implantado de ocupação do espaço? O que se produzia e qual o recurso disponibilizado pelo governo metropolitano na época. 4. Descreva em até 15 linhas qual é sua opinião sobre os transgênicos, você os considera importantes e fundamentais para a manutenção e escassez de alimentos no mundo?
PLANO DE AULA (PA)

Dados de Identificação: Turma:  105                  Data: 24/10/2016         Horário: 14:00 as 14:45  e  15:45 as 16:30
Objetivo: Fazer com que o aluno reflita sobre os assuntos discutidos em sala de aula, e descrever um texto crítico sobre a realidade do Oeste de Santa Catarina em relação aos temas (Os transgênicos e sua utilização no Brasil e As mudanças climáticas globais)
Conhecimentos: Os transgênicos, desenvolvendo sua capacidade argumentativa e conhecimento sobre o tema
Conceitos Geográficos destacados nesta aula: Paisagem e Produção do Espaço
Categoria de abordagem nesta aula: Espaço Geográfico
Atividade desafiadora: Fazer um breve Debate sobre os assuntos e posteriormente orientar os alunos para elaboração do texto crítico
Estratégias: Produção de texto (para entregar) sobre o assunto: Os transgênicos e sua utilização no Brasil e As mudanças climáticas globais
Avaliação: Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas, avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido, elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo no caderno do aluno)
Encaminhamento:

Análise da aula: No início da aula foi realizada a chamada, logo após repassado atividades para realizar em sala de aula. A aula foi tranqüila, sem nenhuma interferência, os alunos realizaram as atividades, e nos últimos 20 minutos foi realizado a correção dos trabalhos e a leitura dos textos elaborados.

PLANO DE AULA (PA)

Dados de Identificação: Turma: 105    Ensino Médio       Data:  31/10/2016          Horário: 14:00 as 14:45  e  15:45 as 16:30
Objetivo: Mostrar os dois lados da agricultura, os benefícios e as conseqüências, aliando com o que foi visto em sala de aula
Conhecimento: Conhecimento na prática sobre a agricultura praticada no Oeste de Santa Catarina
Conceitos Geográficos destacados nesta aula: Território
Categoria de abordagem nesta aula: Paisagem
Atividade desafiadora: Orientação na prática sobre agricultura sustentável e os agrotóxicos com Técnicos da Epagri
Estratégias: Trabalho de Campo: Epagri- Chapecó
Avaliação: Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas, avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido, elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo no caderno do aluno)
Encaminhamento: Orientar os alunos sobre livros e filmes/documentários que falam do mesmo assunto.

Análise da aula:  O trabalho de campo não aconteceu pois não havia alunos suficientes inscritos para a realização do mesmo. Nesta aula os alunos assistiram o documentário “O mundo em 100 anos, simulador terrestre” com duração de 52 minutos. Nos minutos finais de aula foram devolvidos os trabalhos realizados nas semanas anteriores e a chamada dos alunos.

PLANO DE AULA (PA)

Dados de Identificação: Turma:  105   Data:  07/11/2015   Ensino Médio       Horário: 14:00 as 14:45  e  15:45 as 16:30
Objetivo: Aprimorar o conhecimento dos alunos através de debate dos 12 problemas ambientais assimilando com o documentário que assistiram na última semana: “O mundo em 100 anos, simulador terrestre” e responder questionários.
Conhecimentos: Problemas Ambientais que afetam o mundo atualmente
Conceitos Geográficos destacados nesta aula: Clima e Paisagem
Categoria de abordagem nesta aula: Espaço Geográfico
Atividade desafiadora: Discussão do Texto: Os 12 Problemas Ambientais Globais
Estratégias: Organizar a turma em duplas para responder e Corrigir as questões (isso se houver colaboração da mesma)
Avaliação: Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas, avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido, elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo no caderno do aluno)
Encaminhamento:

Análise da aula: Nesta data aconteceu uma palestra na escola envolvendo todos os alunos do ensino médio, á tarde também envolvendo os alunos organizados na ocupação da escola (protesto contra PEC 55). Professores e direção participaram também do evento juntamente com professores da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e acadêmicos de alguns cursos de Licenciatura e bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência).



APRENDIZAGENS COM A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A GEOGRAFIA EM EVIDENCIA

            Em um mundo que está se modificando a todo instante, precisamos de respostas imediatas para decodificar e transmitir com clareza estes acontecimentos para os alunos da educação básica. A Geografia é uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico em suas várias escalas, de forma didática, entende-se como espaço geográfico o espaço natural modificado permanentemente pelo homem através do seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas. Cabe então á Geografia o estudo do espaço natural, as modificações por ele sofridas, provocadas pela ação do homem, e as relações humanas existentes neste espaço.            
            De fato, com o auxilio de alguns livros educacionais especializados e a observação da escola no estágio IV é possível identificar várias falhas dos governos anteriores e que vem se agravando nos últimos anos, chegando em situações insuportáveis gerando com isso percas significativas em todas as esferas da sociedade. Ao passo que, hoje no Brasil, está feição retrograda do ensino brasileiro, algo extremamente negativo, uma política que de certa forma, trouxe malefícios para uma estrutura educacional pública, que é responsável por receber 88% dos alunos na educação básica. Com isso, conseguiram criar um abismo entre a escola particular, que é minoritária, mas necessária em toda democracia e a escola pública.
            Fazendo uma breve retrospectiva, no passado a escola pública era melhor? Existiam mais investimentos? Todas estás questões em épocas distintas como, por exemplo, até 1970, onde a maior parte da população vivia no campo, a partir dos anos 70 houve uma grande procura por educação, saúde, saneamento básico e habitação, com isso o Brasil sofreu uma forte crise, principalmente por se tratar de um período de ditadura militar empresarial, entre 64 e 84, que, quanto mais aumentava a procura menor eram os recursos. A escola era pública, mas era uma escola para poucos, estavam ali estudando o filho do médico, da professora, do agricultor, do artesão, do bancário etc. Desta forma, a escola pública era boa apenas para está minoria que vivia na cidade, ao modo que as cidades foram crescendo e a escola pública foi se tornando de fato pública, ou seja, acolhendo o povo, com isso ela foi perdendo condição ao modo que, o orçamento não conseguiu acompanhar este aumento significativo. Logo nas primeiras leituras e analises foi possível identificar uma dissintonia entre norte sul e centro, falta ao Brasil algo que todos os grandes países do mundo têm que é uma Base Nacional Curricular, uma unificação onde 60% do conteúdo sejam nacionais e 40% local, ou seja, da região onde o aluno reside e freqüente o sistema de ensino.           
            A cidadania vai se manifestando na sociedade através dos direitos conquistados pelos cidadãos; no Brasil, estamos apenas “engatinhando” para este feito. “Direito a um teto, à comida, à educação, à saúde, à proteção contra o frio, a chuva, as intempéries, direito ao trabalho, à justiça, à liberdade e a uma existência digna” (SANTOS, 2007: p. 38). Para Milton Santos, a própria educação tal como ela é hoje fornecida, já condena as pessoas, neste caso a educação brasileira condena as pessoas a desigualdades, falamos metaforicamente em escolas de primeiro nível (boas, para as elites, burguesia) outras de segundo nível (precárias, para os trabalhadores). Chega-se a situações insuportáveis, assim como a saúde também passa a ser um bem do mercado.
            Também é possível identificar que, várias questões referentes à educação não acompanharam a evolução e as mudanças profundas ocorridas na sociedade, temos métodos do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI, é mais que necessário uma reestruturação dos conteúdos a ser trabalhados, verificando de forma minuciosa as diversas mudanças no mundo tecnológico, preservar o que é de fato importante e que devemos preservar e deixar de lado o arcaico, ou seja, os métodos ultrapassados e que não trazem resultados para a educação nos dias de hoje.
            No momento em que o Brasil se encontra dividido por crise política e econômica é importante destacar que a grande maioria dos brasileiros encontra muitas dificuldades para analisar as mudanças que ocorrem freqüentemente em seu meio e que geram transformações diretas em suas vidas. É muito importante que, ao completar 16 anos, o jovem além de fazer o título eleitoral, saiba também opinar e refletir sobre questões políticas e econômicas no país. Tudo isso, obviamente, ele deverá estudar e aprender na escola.
            Pela experiência adquirida com os professores, ao ouvir seus testemunhos, ao observar suas práticas, é possível perceber que seus questionamentos giram em torno de “estratégias” que devem adotar para fazer com que os alunos se interessem por suas aulas, para conseguir disciplina nas turmas, para garantir autoridade em sala de aula, para convencer os alunos da importância da Geografia para suas vidas. Ou seja, os professores de Geografia estão, freqüentemente, preocupados em encontrar caminhos para propiciar o interesse coletivo dos alunos, das inúmeras dificuldades que enfrentam no trabalho, alguns professores se sentem inseguros e se fecham em uma atitude conservadora: optam por manter aulas padrões e de forma repetitiva na sala de aula, desistindo de experimentar caminhos novos. Outros pautam seu trabalho pelo desejo permanente de promover a aprendizagem significativa dos conteúdos que ensinam, envolvendo seus alunos e articulando intencionalmente seus projetos profissionais a projetos sociais mais amplos. O aluno e sua motivação para a aprendizagem, grande parte dos professores tem a expectativa de encontrar alunos motivados, com interesse pela matéria.
            

Referências Bibliográficas:

ANDREIS, Adriana Maria. Da informação ao conhecimento: cotidiano, lugar e paisagem na significação das aprendizagens geográficas na educação básica. Unijuí, RS, 2009. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ.

CAVALCANTI, Lana de S. A Geografia escolar e a cidade. Capinas-SP: Papirus, 2008.

VESENTINI, José William (org). O ensino da Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. P. 219-248.

SANTOS, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões. Porto Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011. (Coleção O Pensamento Político Brasileiro; v.3).

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.


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