O território escolar: Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
PRÓ-REITORIA
DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE
POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO – DIVISÃO DE ESTÁGIO
CAMPUS CHAPECÓ/SC
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Componente curricular:
Estágio curricular Supervisionado: Prática de Ensino em Geografia VI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Elaboração:
Bernardo Luza
Matrícula:
1221711021
Professor
Orientador/ Supervisor da Universidade: Dr.Willian Simões
1.
DADOS DO ESTÁGIO
Estagiário: Bernardo
Luza
Matricula e fase do
curso: 1221711021: 9° fase
Curso: Geografia -
Licenciatura
Professor-orientador e
supervisor da Universidade: Dr. Willian Simões
Professor titular da
escola: Mário Augusto Toldo Cunha
Nome da escola: Escola
de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves
Endereço,
telefone e e-mail da escola:
Rua Corruíra n° 1088 – Jardim Dona Rita – CEP 89809-820
Bairro Efapi – Chapecó – SC
Bairro Efapi – Chapecó – SC
Fone: (49) 3328 – 5162 - seriedh4taneves@sed.sc.gov.br
Vigência do estágio:
03/10/2016 á 07/11/2016
Turma na qual realizou
o estágio: 1° ano (105 Ensino Médio)
Horário semanal e turno
de realização do estágio: Segunda-feira, Vespertino (14:00 as 14:45 e das 15:45
as 16:30)
O território escolar: Escola de Educação Básica
Tancredo de Almeida Neves
A Escola de Educação
Básica Tancredo de Almeida Neves está localizada no Bairro Efapi, município de
Chapecó-SC, na área comumente designada como Loteamento Colatto. Trata-se de um
bairro periférico da cidade, com características de subcentro urbano. O bairro
é predominantemente residencial, com cerca de 64000 mil habitantes, tendo seu
surgimento e crescimento vinculado às agroindústrias instaladas na década de
1970 ao longo do eixo oeste do município no entorno da Avenida Atílio Fontana
que ainda hoje concentra as plantas industriais de empresas como Aurora, Brasil
Foods (BrF, antiga Sadia) entre outras indústrias de menor expressão.
O
bairro ainda abriga duas das maiores universidades da região, sendo a
Unochapecó no centro do bairro e a Universidade Federal da Fronteira Sul no
limite municipal com Guatambú. Além disso, o bairro é caracterizado por
comportar o parque de exposições Tancredo Neves, onde são realizadas diversas
feiras temáticas durante o ano com destaque para a Efapi a cada dois anos. Tais
fixos como universidades e agroindústrias intensificam o adensamento
populacional tanto de estudantes como de trabalhadores em função da proximidade
com suas atividades. A escola pode ser considerada de porte médio, tanto em
tamanho de estrutura quando de quantidade de alunos, que chega a 960 alunos.
Para
espaços de estudo os alunos utilizam predominantemente o refeitório ou a
biblioteca durante os períodos de aula. Normalmente os professores autorizam os
alunos a ocupar estes espaços para a realização de trabalhos em grupo ou que
demandem de maior espaço físico para sua realização, como organização de
cartazes. O refeitório também é adaptado para utilização como “auditório”,
quando há eventos maiores na escola. Segundo a diretora geral da escola, as
assembléias de pais e professores também são realizadas nesse espaço. Os
principais espaços de sociabilidade dos estudantes antes da aula e durante o
intervalo é o pátio externo à frente da escola e a parte dos fundos da escola,
entre o prédio escolar e o ginásio de esportes. O pátio à frente da escola é
amplo, com local para estacionamento, gramado arborizado e alguns bancos
dispostos à sombra. Durante o intervalo os alunos reúnem-se em pequenos grupos
nesses lugares, tanto para conversar quanto para jogar baralho.
Para
almoxarifado são utilizados basicamente três espaços da escola: um no segundo
piso onde são armazenados os materiais para prática esportiva, um na área
externa para armazenar materiais de limpeza e a própria biblioteca onde ficam
os materiais didáticos. Na biblioteca há um acervo de mapas com diversos temas,
entre eles: espaço geográfico do Brasil, biomas do Brasil, mapas políticos dos
continentes e a divisão territorial do Brasil, mapas físicos dos continentes,
mapa político e regional de Santa Catarina e alguns temáticos como indústria,
agropecuária, população e temas históricos.. Outros materiais de uso e consumo
nas práticas pedagógicas como canetões, cartolina, papel pardo, folhas de
sulfite, fita adesiva, pincel para quadro branco são guardados apenas na secretaria
da escola.
Os
espaços de funcionamento das atividades de administração são basicamente a
secretaria, sala da diretora e sala dos assistentes técnicos pedagógicos. A
secretaria também funciona como recepção, para encaminhamento de assuntos com
alunos e pais que extrapolam as questões de ensino-aprendizagem. A sala dos
professores é composta por dois ambientes, cada qual com mesas grandes e boa
quantidade de cadeiras e armários individuais para cada professor. A sala
também dispõe de dois computadores com acesso à internet e televisão. O
ambiente é reduzido, o que causa um pouco de incômodo quando todos os
professores estão na sala antes do início das aulas. Nos demais momentos alguns
professores com aulas livres utilizam a sala para correção de provas e trabalhos
e planejamento, sendo o único espaço da escola dedicado para tais atividades
dos professores. A escola dispõe de quinze salas de aula, com uma média de 58
metros quadrados que comportam confortavelmente turmas de até 25 alunos. Entretanto
abrigam entre 25 e 36 alunos, como se observa no caso de algumas turmas da
escola, nesses casos já surgem dificuldades de movimentação dentro da sala e de
conforto térmico nos dias de temperatura elevada no verão.
As
salas de aula dispõem de carteiras e cadeiras individuais, bem conservadas,
mesa do professor, lousa em acrílico utilizada com pincel para quadro branco e
armário onde os alunos guardam livros didáticos. Para utilização de equipamento
multimídia o professor precisa agendar e levar para a sala de aula, que não
dispõe de tal recurso. A escola dispõe de uma sala de vídeo que também é
utilizada para outras atividades. Na sala estão alocados um computador desktop,
um televisor de LCD de 40 polegadas, um projetor multimídia e sistema de som
que ficam permanentemente no local. Nesse computador há também disponibilidade
de internet, o que facilita se o vídeo estiver disponível e online. No segundo piso da escola estão
alocados cinco laboratórios para as disciplinas de matemática, física, química,
artes e o do curso técnico de manutenção de computador.
Na
escola estão disponíveis dois laboratórios de informática, um no segundo piso e
um no primeiro piso. Os laboratórios de informática dispõem de computadores com
o sistema operacional Linux e suporte a edição de texto, apresentação de slides
e navegação na internet, estando disponíveis para utilização mediante reserva
em lista. A quantidade de computadores por laboratório também é insuficiente
quando se trabalha com turmas grandes, como é o caso da maior parte das turmas
da EEB Tancredo Neves, por isso, há necessidade de formar grupos com os alunos
para realizar pesquisas na internet, por exemplo.
A
biblioteca ocupa o espaço semelhante ao do refeitório, e comporta mesas e
cadeiras para utilização dos alunos, sofás para leitura, estoque de livros
didáticos, acervo de livros de literatura e um acervo reduzido de livros
científicos e de pesquisa. O acervo de livros científicos é voltado
exclusivamente ao uso dos professores e conta com títulos importantes de
história, geografia, didática, e educação. Entre os específicos de Geografia
pode-se citar Geografias Pós-Modernas de
Edward Soja, Geografia e Modernidade
de Paulo Cesar da Costa Gomes, Trajetórias
Geográficas de Roberto Lobato Corrêa, Da
Geografia que se ensina à Gênese da Geografia Moderna da autora Raquel
Maria Fontes do Amaral Pereira, Milton
Santos e o Brasil organizado por Maria A. Brandão, Território, Globalização e Fragmentação organizado por Milton
Santos, Maria Adélia A. de Souza e Maria Laura Silveira, Cartografia Escolar de Rosângela Doin de Almeida, Paisagem, Imaginário e Espaço organizado
por Zeny Rosendahl e Roberto Lobato Corrêa, Educação
Humanizadora na Sociedade Globalizada organizado por Celso Ilgo Henz e
Ricardo Rossato, Por Uma Outra
Globalização de Milton Santos, Uma
Geografia para o Século XXI de autoria de Manuel Correia de Andrade, Geografia Escolar e a Cidade, da autora
Lana de Souza Cavalcanti, e Geopolítica
do Caos de autoria de Ignacio Ramonet entre outras obras de relevância que
dedicam-se a abordar questões do ensino de modo geral e dos enfrentamentos da
educação contemporânea. Nesse contexto, destaca-se que a Geografia Física não
possui obras de peso nesse acervo do professor. O Ginásio de esportes situa-se
ao fundo do prédio principal da escola e é o prédio mais amplo da escola.
Abriga uma quadra poliesportiva, com arquibancada lateral, conjunto de
banheiros e vestiários e uma área elevada, acima dos banheiros. É utilizado
unicamente para as práticas esportivas das aulas de educação física e para as
atividades de esporte do ensino médio integral, raramente para outras
finalidades.
Para
as atividades administrativas a escola dispõe de sete funcionários, com dois
deles trabalhando na secretaria, três na direção e dois na assistência técnica-pedagógica.
O serviço de alimentação e limpeza da escola é terceirizado por uma empresa
contratada pelo governo estadual. O corpo docente é composto por um quadro de
vinte e nove professores efetivos na escola e mais nove efetivos em outras
escolas que completam sua carga horária na EEB Tancredo Neves. O restante do
quadro de professores é completado por professores contratados em regime de
Admissão de Caráter Temporário (ACT), com a maior parte contratados diretamente
pela administração da escola e outros que são ACTs em outras escolas e apenas
completam carga horária nesta escola.
De
todo o corpo docente, três professores têm o nível de mestrado, um bacharel e a
maior parte restante possui pós-graduação. Dos professores ACTs, a maior
parcela é de graduados, constando menor quantidade de professores sem
habilitação, mas que estão cursando graduação na área de docência. Observa-se
também na EEB Tancredo Neves, assim como na realidade de uma grande quantidade
de escolas, que o corpo docente é majoritariamente de professores ACTs, o que
traz uma rotatividade para o conjunto dos professores que trabalha na escola
entre um ano e outro e, em certa medida, torna precário o trabalho docente.
Os
alunos estão divididos em 6 turmas no turno matutino, 5 no turno vespertino, 12
turmas no ensino noturno e 9 turmas no ensino integral. A média de alunos por
turma gira em torno de 30 alunos, sendo que no ensino integral não passa de 30
e no noturno as turmas têm uma média de 35 alunos. Os
alunos da EEB Tancredo Neves podem ser enquadrados em um grupo de classe média
– baixa à média, com renda familiar em torno de dois a três salários mínimos,
na grande maioria. Há casos também de alunos em situação de risco
socioeconômico pela baixa renda familiar e também alunos de famílias de
pequenos empresários locais, que gozam de uma situação financeira mais
abastada. Na escola também acontecem casos de gravidez na adolescência que é
mais um dos desafios que a escola enfrenta.
A
escola trabalha com o modelo de Ensino Médio Inovador, que neste relato
designa-se também como integral. Nessa proposta os alunos têm aulas da grade
regular pela manhã e em alguns dias na parte da tarde e participam de turmas de
cultura nas atividades de artesanato, violão e fanfarra e de esporte com jogos
de mesa, de quadra e dança. Cada aluno faz a opção por uma atividade de cultura
e uma de esporte, formando as turmas para o período vespertino. Nessa
modalidade de ensino os alunos têm duas tardes semanais livres. Há iniciativas
de integração entre a escola e a comunidade com o atendimento permanente aos
pais e alguns eventos que ocorrem durante o ano. O atendimento aos pais é
realizado segundo a demanda de acompanhamento dos alunos ou nas assembléias e
reuniões de pais e professores para tratar de temas específicos. Outras instituições
que são parceiras da escola para iniciativas de integração são as universidades:
Universidade Federal da Fronteira Sul e Unochapecó, a Rádio Comunitária do
Bairro Efapi, o Jornal A Folha do Bairro e empresas locais.
Os
principais desafios que a escola enfrenta estão relacionados ao ensino no
período noturno e o ensino no modelo inovador, de período integral. O ensino
noturno, que na EEB Tancredo Neves é um dos maiores entre as escolas
periféricas do município, atende principalmente estudantes que optam por
trabalhar ainda enquanto cursam o Ensino Médio. Segundo prof. Mário, até o
final do primeiro bimestre as turmas mantém uma quantidade estável de alunos
entre as matrículas e os que efetivamente freqüentam a escola. Já no segundo semestre
de cada ano a evasão escolar é muito alta, em torno de 40%, ocasionando o
esvaziamento de algumas turmas e conseqüente fusão de turmas.
O
ensino médio no modelo Inovador foi recentemente implantado na escola e
enfrenta problemas de aceitação devido à cultura e percepção da rotina escolar
da comunidade. O que é mais aceito é que os jovens passem apenas um turno na
escola, dedicando o outro ao trabalho, seja em casa ou em um emprego
remunerado. E esse pode ser considerado um dos fatos que explicam a grande
quantidade de turmas de ensino médio noturno na escola. No entanto, como o
ensino integral exige a permanência em dois turnos na escola, o que se verifica
é a desistência de alunos dessa proposta de ensino, que migram para outras
escolas ou trocam de turma para continuarem estudando em apenas um turno. Os casos de indisciplina também ocorrem no espaço escolar.
O procedimento de resolução desses casos passa pela orientação com a equipe
pedagógica, registro de ocorrências e comunicado aos pais até medidas de
suspensão e expulsão, conforme a gravidade da situação de indisciplina. Segundo
as informações coletadas na escola já houve casos em que a força policial foi
necessária por haver alunos portando drogas ilícitas no espaço escolar.
A turma do 1° ano (105) vespertino é composta por 21 alunos com
idade entre 15 e 17 anos. Os alunos residem em um raio de 500 metros da escola.
As aulas de Geografia são ministradas pelo Professor titular Mário Augusto
Toldo Cunha (ministra aulas na E.E.B Coronel Lara Ribas também) que tem
pós-graduação em Geografia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó –
Unochapecó
As aulas de estágio foram ministradas excepcionalmente nas
segundas á tarde com a primeira aula iniciando as 14:00 com 45 minutos de
duração e a segunda aula de geografia da turma após o intervalo ás 15: 45
também com 45 minutos de duração. A turma é composta por 21 alunos, a mesma
leva fama entre os professores de outras disciplinas como exemplar, comportada,
mas que enfrenta diversas dificuldades de aprendizagem, pouca participação e
envolvimento nas atividades escolares. Uma turma irregular no sentido de
permanência de alunos, pois muitos alunos realizam a matrícula e no mês
seguinte desiste ou faz transferência para outra escola.
A
filosofia da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves segue os
princípios da Proposta Curricular de Santa Catarina, discutindo no coletivo da
Comunidade Escolar a concepção de homem, de sociedade e de aprendizagem que se
pretende alcançar. A opção pela concepção histórico-cultural de aprendizagem,
também chamada sócio-histórica ou sóciointeracionista, de acordo com os
pressupostos teóricos de Vigotsky, compreende que tudo o que é humano é
socialmente construído, e a escola tem como função trabalhar o conhecimento socialmente
produzido e historicamente acumulado. A Escola de Educação Básica Tancredo de
Almeida Neves desenvolve suas atividades de ensino, fundamentadas e embasadas
nos princípios da universalização de igualdade, do acesso, da permanência,
condições adequadas para a aprendizagem e sucesso dos alunos na Escola,
direitos previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e
na Constituição Federal de 1988. A meta é atender a todos e garantir qualidade
educacional.
Em
relação às normas do corpo docente, devem ministrar aulas de acordo com sua
habilitação, participar da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político
Pedagógico da Unidade Escolar, comparecer pontualmente às aulas, às atividades,
às reuniões, responsabilizar-se pelo bom aproveitamento do aluno em sua
disciplina, verificando se o conteúdo está sendo assimilado, retomando, se
necessário através da recuperação de estudos. Elaborar o seu planejamento de
acordo com o PPP, atendendo às normas estabelecidas e entregar à coordenação pedagógica,
conforme data estabelecida pela Unidade Escolar. Manter ambiente propício à
aprendizagem, empenhando-se para que os alunos participem ativamente das aulas,
cumprir as normas escolares, zelar pelo patrimônio, pela conservação do
material didático e do imóvel, junto aos alunos, participar ativamente do
conselho de classe, participar na elaboração e aprovação do calendário escolar.
Participar
de reuniões de estudo, encontros, cursos, seminários, atividades cívicas,
culturais, recreativas e outros eventos, tendo em vista o seu constante
aperfeiçoamento e melhoria da qualidade de ensino. O professor deverá solicitar
participação dos Pais, quando necessário, efetuar nos Diários de Classe todos
os registros de freqüência, rendimento, avaliação, recuperação e conteúdos
trabalhados, assim como os casos disciplinares que ocorrerem em suas aulas, bimestralmente,
entregar na secretaria, diário de classe contendo avaliações bimestrais e
faltas do período. Ao ministrar aulas em locais diferentes, deverá o professor
estar presente em todas as atividades programadas, responsabilizando-se pelos
alunos.
PLANOS DE TRABALHO (ENSINO MÉDIO)
PLANOS DE TRABALHO (ENSINO MÉDIO)
PLANO
DE TRABALHO ESTÁGIO IV – ENSINO MÉDIO
SEMANA
1
|
SEMANA
2
|
SEMANA
3
|
TURMA
105
Aula
1-
03/10/2016
Aula
2
– 03/10/2016
|
TURMA
105
Aula
3-
10/10/2016
Aula
4-
10/10/2016
|
TURMA
105
Aula
5-
17/10/2016
Aula
6-
17/10/2016
|
Aula 1- Agricultura no Brasil e sua evolução. (apresentar um resumo de 1 lauda
para cada aluno sobre o assunto)
Aula 2-Atividades: No caderno os alunos irão destacar os impactos
negativos da agricultura no meio ambiente (erosão, salinização,
voçorocamento, arenização, etc.) e os possíveis impactos das mudanças
climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.
|
Aula
3- Os transgênicos e sua utilização no Brasil. No decorrer da aula o
professor faz algumas comparações com fotos projetadas, detalhando a real
situação (utilizações e parte práticas) no sul do Brasil;
Aula 4- Vídeo sobre os
transgênicos
e
encaminhamento de atividades.
|
Aula
5-
As mudanças climáticas globais.
Aula 6- Assistir o
documentário: "O mundo em 100 anos”
|
SEMANA
4
|
SEMANA
5
|
SEMANA
6
|
TURMA
105
Aula
7- 24/10/2016
Aula
8- 24/10/2016
|
TURMA
105
Aula
9- 31/10/2016
Aula
10- 31/10/2016
|
TURMA
105
Aula
11- 07/11/2016
Aula
12-
07/11/2016
|
Aula
7- Produção de texto (para entregar) sobre o assunto: Os transgênicos e sua utilização no Brasil e As
mudanças climáticas globais
Aula
8- Produção de texto sobre o assunto: Os transgênicos e sua utilização no Brasil e As
mudanças climáticas globais
|
Aula
9- Visita/trabalho de campo na Epagri em Chapecó (Empresa
de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural)
Aula
10- Visita/trabalho de campo na Epagri em Chapecó (Empresa
de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural)
|
Aula
11-
Correção das Atividades realizadas no caderno
Aula
12-
Discussão do Texto: Os 12 Problemas Ambientais Globais
|
- PLANOS
DE AULA E ANÁLISES (ENSINO MÉDIO)
PLANO DE AULA (PA)
Dados de Identificação: Turma:
105 Ensino Médio Data:
03/10/2016 Horário: 14:00 as
14:45 e 15:45 as 16:30
|
Objetivo:
Conhecer a importância da agricultura na sedentarização do homem e na
formação das sociedades humanas complexas, identificar a importância dos
climas e da cultura dos agricultores (social) na produção agrícola a partir
da distribuição espacial da produção no Brasil e identificar possíveis
obstáculos à agricultura relacionados às mudanças climáticas e seus impactos
no Brasil.
|
Conhecimentos:
Agricultura, sustentabilidade, produtividade agrícola, meio natural
|
Conceitos
Geográficos destacados nesta aula: Território (ele pode
ser utilizado como “uso” ou como “recurso”)
|
Categoria
de abordagem nesta aula:
Paisagem
|
Atividade
desafiadora: Capacidade de
analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar.
O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a evolução da agricultura a
partir da capacidade humana de transformar o meio ambiente, indicando
aspectos positivos e negativos. Valorizando o conhecimento dos alunos, eles
deverão fazer uma breve descrição de até 10 linhas sobre a produção agrícola
no oeste de Santa Catarina (o que se produz, para onde vai à produção
agrícola, se é utilizado tecnologias e as propriedades rurais da região.
Localizar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente e os
possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos
das áreas de produção.
|
Estratégias:
Aula
01:
Iniciar a aula com apresentação para toda turma e
apresentar os conteúdos a serem trabalhados no decorrer do estágio. Discorrer sobre a evolução da agricultura no mundo. Localizar, no
mapa, a distribuição da produção agrícola no Brasil. O professor deve
associar determinadas produções agrícolas ao predomínio de determinados
tamanhos de propriedade (soja - grandes propriedades mecanizadas) e produção
de alimentos para o mercado interno. Discorrer sobre a subordinação do
pequeno produtor à grande empresa capitalista e a agroindústria (criação de
frango, por exemplo).
Aula 02: No
caderno os alunos irão descrever como a agricultura se comporta na região
oeste de Santa Catarina ( o que é produzido, qual é o tamanho médio das
propriedades, para onde vai a produção agrícola depois de passar pela
industria local e relatar sobre a
relação campo&cidade em Chapecó. Destacar os impactos negativos da
agricultura no meio ambiente e os possíveis impactos das mudanças climáticas
indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.
|
Avaliação:
Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no
decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas,
avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido,
elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo
no caderno do aluno)
|
Encaminhamento:
O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula. Pesquisar
e fazer anotações sobre os transgênicos no Brasil.
Ø
Plantas são modificadas geneticamente
para aperfeiçoar a produção agrícola, aumentar a produtividade, tornando as
espécies modificadas mais nutritivas e resistentes ás pragas. Pesquisar: que
plantas são modificadas geneticamente com maior freqüência?
Ø
A questão dos alimentos transgênicos
provoca grande polêmica no mundo todo. As opiniões são muito contraditórias,
e os questionamentos e defesas da questão não dão segurança ao público
consumidor para que ele possa se posicionar a respeito. Cite algumas empresas
que realizam essas manipulações genéticas de sementes e quem ás compra (para
quais lavouras elas são destinadas?)
|
Análise da aula: A
aula ocorreu de forma harmoniosa e sem interrupções, ao ser a primeira aula de
estágio, o Professor Mário realizou a apresentação á turma e repassou algumas
informações para a continuação dos trabalhos em sala de aula. Foram detalhadas
com a máxima clareza todas as etapas, sendo os conteúdos e atividades em geral
a serem abordadas nas seis semanas de aula. Cinco alunos participaram no
decorrer da aula com comentários referentes ao conteúdo trabalhado, nesta aula
foi utilizado também o mapa com todas as referencias agrícola do Brasil e
disponibilizado um texto impresso para cada aluno. Não foi possível iniciar o
texto (atividade no caderno) devido ao tempo, ficando assim programado para o
início da próxima aula.
PLANO DE AULA (PA)
Dados
de Identificação: Turma: 105 Ensino Médio Data:
10/10/2016 Horário: 14:00
as 14:45 e 15:45 as 16:30
|
Objetivo: Relacionar a produtividade e o uso de tecnologias
modernas e a sua distribuição espacial, comparando as Regiões Centro-Sul,
Nordeste e Amazônica. Dar ênfase aos transgênicos e sua utilização no Brasil.
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Conhecimentos:
Os transgênicos,
desenvolvendo sua capacidade argumentativa e conhecimento sobre o tema.
|
Conceitos
Geográficos destacados nesta aula: Paisagem, Estado, Produção do Espaço
|
Categoria
de abordagem nesta aula: Produção do Espaço
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Atividade
desafiadora: Ouvir a opinião dos alunos sobre os
produtos transgênicos, discutir e analisar sua viabilidade e seus possíveis
riscos.
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Estratégias:
Iniciar a aula relembrando o que foi visto na última aula e fazer algumas
perguntas para os alunos sobre o que encontraram de interessante em suas
pesquisas sobre os transgênicos. Perguntar para cada aluno ler ou falar o que
mais lhe chamou a atenção, e relacionar com a agricultura local e os danos ao
meio ambiente. Logo após passar um breve resumo sobre o assunto no quadro e
finalizar a primeira parte da aula passando algumas imagens (com o auxílio do
projetor) de plantações e produtos transgênicos. Na segunda parte da aula os
alunos irão assistir a um breve vídeo sobre os transgênicos no Brasil
(elabore algumas questões orientadoras, para que os alunos possam focar no
vídeo). Por fim entregar uma cópia para cada aluno com as questões que eles
deverão responder extraclasse e entregar na próxima aula (individualmente)
|
Avaliação:
Questões sobre os assuntos já trabalhados em sala de aula (entregar na
próxima aula)
|
Encaminhamento:
Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre as mudanças climáticas globais
(próximo assunto a ser trabalhado)
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Análise
da aula: Logo no início da aula foi realizada a
chamada e colocado algumas informações para a turma referente à programação
da escola diante das paralisações e ocupações e sobre o Enem 2016. Em
seguida os alunos realizaram uma atividade no caderno, um texto, dando ênfase
à agricultura e como ela se comporta na região oeste de Santa Catarina (o que
é produzido, qual é o tamanho médio das propriedades, para onde vai a
produção agrícola depois de passar pela indústria local e relatar sobre a
relação campo e cidade em Chapecó. Destacar os impactos negativos da
agricultura no meio ambiente e os possíveis impactos das mudanças climáticas
indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção. Na segunda parte da
aula os alunos assistiram um documentário sobre os Transgênicos no Brasil com
duração de 35 minutos.
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PLANO DE AULA (PA)
Dados
de Identificação:
Turma: 105 Ensino Médio Data:
17/10/2016 Horário:
14:00 as 14:45 e
15:45 as 16:30
|
Objetivo:
Conhecer as diferentes teorias sobre alterações climáticas naturais
(eras glacial e interglacial e o efeito estufa natural) e as intervenções
humanas nos sistemas naturais. Compreender como o meio natural foi
substituído pelo meio técnico e o meio técnico-científico-informacional,
reconhecer que as paisagens e os lugares são produtos de ações propositivas
dos homens em sociedade. Relacionar as mudanças climáticas às mudanças e à
expansão do padrão de produção e de consumo (evolução do capitalismo e
revoluções industriais).
|
Conhecimentos:
As mudanças climáticas globais
|
Conceitos
Geográficos destacados nesta aula: Clima, Paisagem
|
Categoria
de abordagem nesta aula: Clima
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Atividade
desafiadora: Realizar um debate sobre as mudanças
climáticas e as relações internacionais, priorizando posturas antagônicas
como a dos EUA, da Europa, Brasil e China. Avaliar os interesses e
preocupações das grandes empresas multinacionais - perdas e ganhos - com
relação ao Protocolo de Kyoto;
|
Avaliação:
Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no decorrer
da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas, avaliando o
respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido, elaboração das
atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo no caderno do
aluno).
|
Encaminhamento:
Leitura do texto “Os 12 grandes problemas mundiais”
|
Análise da aula: Nesta
aula os alunos receberão um texto sintetizando o que foi debatido em sala de
aula, com o título “Os 12 grandes problemas mundiais” para posteriormente
realizar a leitura e encerrar com a elaboração de atividades sobre o assunto.
Nesta aula tudo ocorreu conforme o planejado, na segunda parte da aula os
alunos responderam algumas questões, que logo nos últimos 15 minutos foi
realizado a correção e revisão do mesmo.
Questões:
1. Explique porque a agricultura, desde a de subsistência até a científica
é importante para a organização da sociedade. 2. A passagem da economia agrícola mais evoluída é um processo
complexo, quais são os principais aspectos que contribuíram para o processo de
transformação do espaço agrário? 3.
Logo no início com a chegada dos portugueses ao Brasil, qual era o modelo
implantado de ocupação do espaço? O que se produzia e qual o recurso
disponibilizado pelo governo metropolitano na época. 4. Descreva em até 15 linhas qual é sua opinião sobre os
transgênicos, você os considera importantes e fundamentais para a manutenção e
escassez de alimentos no mundo?
PLANO DE AULA (PA)
Dados
de Identificação: Turma: 105 Data: 24/10/2016 Horário: 14:00 as 14:45 e
15:45 as 16:30
|
Objetivo:
Fazer com que o aluno reflita sobre os assuntos discutidos em sala de aula, e
descrever um texto crítico sobre a realidade do Oeste de Santa Catarina em
relação aos temas (Os transgênicos e sua utilização no
Brasil e As mudanças climáticas globais)
|
Conhecimentos:
Os transgênicos,
desenvolvendo sua capacidade argumentativa e conhecimento sobre o tema
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Conceitos
Geográficos destacados nesta aula: Paisagem e Produção
do Espaço
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Categoria
de abordagem nesta aula: Espaço Geográfico
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Atividade
desafiadora: Fazer um breve Debate sobre os
assuntos e posteriormente orientar os alunos para elaboração do texto crítico
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Estratégias:
Produção
de texto (para entregar) sobre o assunto: Os transgênicos e
sua utilização no Brasil e As mudanças climáticas globais
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Avaliação:
Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no
decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas,
avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido,
elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo
no caderno do aluno)
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Encaminhamento:
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Análise da aula: No
início da aula foi realizada a chamada, logo após repassado atividades para
realizar em sala de aula. A aula foi tranqüila, sem nenhuma interferência, os
alunos realizaram as atividades, e nos últimos 20 minutos foi realizado a
correção dos trabalhos e a leitura dos textos elaborados.
PLANO DE AULA (PA)
Dados
de Identificação: Turma: 105 Ensino Médio Data:
31/10/2016 Horário:
14:00 as 14:45 e 15:45 as 16:30
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Objetivo: Mostrar
os dois lados da agricultura, os benefícios e as conseqüências, aliando com o
que foi visto em sala de aula
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Conhecimento:
Conhecimento na prática sobre a agricultura praticada no Oeste de Santa
Catarina
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Conceitos
Geográficos destacados nesta aula: Território
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Categoria
de abordagem nesta aula: Paisagem
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Atividade
desafiadora: Orientação na prática sobre
agricultura sustentável e os agrotóxicos com Técnicos da Epagri
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Estratégias:
Trabalho de Campo: Epagri- Chapecó
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Avaliação:
Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no
decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas,
avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido,
elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo
no caderno do aluno)
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Encaminhamento:
Orientar os alunos sobre livros e filmes/documentários que falam do mesmo
assunto.
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Análise da aula: O trabalho de campo não
aconteceu pois não havia alunos suficientes inscritos para a realização do
mesmo. Nesta aula os alunos assistiram o documentário “O mundo em 100 anos,
simulador terrestre” com duração de 52 minutos. Nos minutos finais de aula
foram devolvidos os trabalhos realizados nas semanas anteriores e a chamada dos
alunos.
PLANO DE AULA (PA)
Dados
de Identificação: Turma: 105
Data: 07/11/2015 Ensino Médio Horário: 14:00 as 14:45 e
15:45 as 16:30
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Objetivo:
Aprimorar o conhecimento dos alunos através de debate dos 12 problemas
ambientais assimilando com o documentário que assistiram na última semana: “O
mundo em 100 anos, simulador terrestre” e responder questionários.
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Conhecimentos:
Problemas Ambientais que afetam o mundo atualmente
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Conceitos
Geográficos destacados nesta aula: Clima e Paisagem
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Categoria
de abordagem nesta aula: Espaço Geográfico
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Atividade
desafiadora: Discussão do Texto: Os 12 Problemas
Ambientais Globais
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Estratégias:
Organizar a turma em duplas para responder e Corrigir as questões (isso se
houver colaboração da mesma)
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Avaliação:
Participação do Aluno e envolvimento da aula (O comportamento do aluno no
decorrer da aula, sua postura diante do professor e para com seus colegas,
avaliando o respeito, atenção, comentários sobre o assunto discutido,
elaboração das atividades propostas pelo professor, organização do conteúdo
no caderno do aluno)
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Encaminhamento:
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Análise da aula: Nesta
data aconteceu uma palestra na escola envolvendo todos os alunos do ensino
médio, á tarde também envolvendo os alunos organizados na ocupação da escola
(protesto contra PEC 55). Professores e direção participaram também do evento
juntamente com professores da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e
acadêmicos de alguns cursos de Licenciatura e bolsistas do Pibid (Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência).
APRENDIZAGENS COM
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A GEOGRAFIA EM EVIDENCIA
Em um mundo que está se modificando
a todo instante, precisamos de respostas imediatas para decodificar e
transmitir com clareza estes acontecimentos para os alunos da educação básica.
A Geografia é uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico em
suas várias escalas, de forma didática, entende-se como espaço geográfico o espaço
natural modificado permanentemente pelo homem através do seu trabalho e das
técnicas por ele utilizadas. Cabe então á Geografia o estudo do espaço natural,
as modificações por ele sofridas, provocadas pela ação do homem, e as relações
humanas existentes neste espaço.
De fato, com o auxilio de alguns
livros educacionais especializados e a observação da escola no estágio IV é
possível identificar várias falhas dos governos anteriores e que vem se
agravando nos últimos anos, chegando em situações insuportáveis gerando com
isso percas significativas em todas as esferas da sociedade. Ao passo que, hoje
no Brasil, está feição retrograda do ensino brasileiro, algo extremamente
negativo, uma política que de certa forma, trouxe malefícios para uma estrutura
educacional pública, que é responsável por receber 88% dos alunos na educação
básica. Com isso, conseguiram criar um abismo entre a escola particular, que é
minoritária, mas necessária em toda democracia e a escola pública.
Fazendo uma breve retrospectiva, no passado a
escola pública era melhor? Existiam mais investimentos? Todas estás questões em
épocas distintas como, por exemplo, até 1970, onde a maior parte da população
vivia no campo, a partir dos anos 70 houve uma grande procura por educação,
saúde, saneamento básico e habitação, com isso o Brasil sofreu uma forte crise,
principalmente por se tratar de um período de ditadura militar empresarial,
entre 64 e 84, que, quanto mais aumentava a procura menor eram os recursos. A
escola era pública, mas era uma escola para poucos, estavam ali estudando o
filho do médico, da professora, do agricultor, do artesão, do bancário etc.
Desta forma, a escola pública era boa apenas para está minoria que vivia na
cidade, ao modo que as cidades foram crescendo e a escola pública foi se
tornando de fato pública, ou seja, acolhendo o povo, com isso ela foi perdendo
condição ao modo que, o orçamento não conseguiu acompanhar este aumento
significativo. Logo nas primeiras leituras e analises foi possível identificar
uma dissintonia entre norte sul e centro, falta ao Brasil algo que todos os
grandes países do mundo têm que é uma Base Nacional Curricular, uma unificação
onde 60% do conteúdo sejam nacionais e 40% local, ou seja, da região onde o aluno
reside e freqüente o sistema de ensino.
A cidadania vai se manifestando na
sociedade através dos direitos conquistados pelos cidadãos; no Brasil, estamos
apenas “engatinhando” para este feito. “Direito a um teto, à comida, à educação,
à saúde, à proteção contra o frio, a chuva, as intempéries, direito ao
trabalho, à justiça, à liberdade e a uma existência digna” (SANTOS, 2007: p.
38). Para Milton Santos, a própria educação tal como ela é hoje fornecida, já
condena as pessoas, neste caso a educação brasileira condena as pessoas a
desigualdades, falamos metaforicamente em escolas de primeiro nível (boas, para
as elites, burguesia) outras de segundo nível (precárias, para os
trabalhadores). Chega-se a situações insuportáveis, assim como a saúde também
passa a ser um bem do mercado.
Também é possível identificar que,
várias questões referentes à educação não acompanharam a evolução e as mudanças
profundas ocorridas na sociedade, temos métodos do século XIX, professores do século
XX e alunos do século XXI, é mais que necessário uma reestruturação dos
conteúdos a ser trabalhados, verificando de forma minuciosa as diversas
mudanças no mundo tecnológico, preservar o que é de fato importante e que
devemos preservar e deixar de lado o arcaico, ou seja, os métodos ultrapassados
e que não trazem resultados para a educação nos dias de hoje.
No momento em que o Brasil se
encontra dividido por crise política e econômica é importante destacar que a
grande maioria dos brasileiros encontra muitas dificuldades para analisar as
mudanças que ocorrem freqüentemente em seu meio e que geram transformações
diretas em suas vidas. É muito importante que, ao completar 16 anos, o jovem além
de fazer o título eleitoral, saiba também opinar e refletir sobre questões
políticas e econômicas no país. Tudo isso, obviamente, ele deverá estudar e
aprender na escola.
Pela experiência adquirida com os
professores, ao ouvir seus testemunhos, ao observar suas práticas, é possível
perceber que seus questionamentos giram em torno de “estratégias” que devem
adotar para fazer com que os alunos se interessem por suas aulas, para
conseguir disciplina nas turmas, para garantir autoridade em sala de aula, para
convencer os alunos da importância da Geografia para suas vidas. Ou seja, os
professores de Geografia estão, freqüentemente, preocupados em encontrar
caminhos para propiciar o interesse coletivo dos alunos, das inúmeras
dificuldades que enfrentam no trabalho, alguns professores se sentem inseguros
e se fecham em uma atitude conservadora: optam por manter aulas padrões e de
forma repetitiva na sala de aula, desistindo de experimentar caminhos novos.
Outros pautam seu trabalho pelo desejo permanente de promover a aprendizagem
significativa dos conteúdos que ensinam, envolvendo seus alunos e articulando
intencionalmente seus projetos profissionais a projetos sociais mais amplos. O
aluno e sua motivação para a aprendizagem, grande parte dos professores tem a
expectativa de encontrar alunos motivados, com interesse pela matéria.
Referências
Bibliográficas:
ANDREIS,
Adriana Maria. Da informação ao conhecimento: cotidiano, lugar e paisagem na
significação das aprendizagens geográficas na educação básica. Unijuí, RS,
2009. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ.
CAVALCANTI,
Lana de S. A Geografia escolar e a cidade. Capinas-SP: Papirus, 2008.
VESENTINI, José William (org). O ensino da Geografia no século XXI. Campinas,
SP: Papirus, 2004. P. 219-248.
SANTOS, Milton. O espaço da cidadania e outras reflexões. Porto
Alegre: Fundação Ulysses Guimarães, 2011. (Coleção O Pensamento Político
Brasileiro; v.3).
SANTOS,
Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
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