ESCOLA PÚBLICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: POSSIBILIDADES DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO


UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CAMPUS CHAPECÓ
CURSO DE GEOGRAFIA





BERNARDO LUZA





ESCOLA PÚBLICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA:
POSSIBILIDADES DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO



RESUMO
A cidadania coloca-se como uma das prerrogativas fundamentais no âmbito da educação, considerando que demanda ser trabalhada e articulada por todas as áreas do conhecimento, haja vista sua implicância no reconhecimento de conquistas históricas da humanidade. Mediante isso, nesta pesquisa, investigamos o tratamento e entendimento atribuído à cidadania pela Geografia, no Ensino Médio. Ao encontro dessa contextura, indagamos como a cidadania é apresentada teoricamente e como é aprendida no Ensino Médio. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar a contribuição da Geografia escolar na aprendizagem da cidadania. Para este percurso, a metodologia adotada compreendeu o estudo de referenciais teóricos que problematizam a cidadania e a Geografia, em diálogo com enunciados dos alunos do Ensino Médio de duas escolas da região oeste de Santa Catarina que adotam o Ensino Médio Integral: uma localizada em cidade de médio porte, e outra, em cidade de pequeno porte. A pesquisa permite afirmar que o entendimento de cidadania perpassa a ideia de coletivo, mas com ênfase à preservação ambiental.

Palavras-chave: Cidadania. Ética. Geografia. Ensino Médio. Recursos pedagógicos.



ABSTRACT
Citizenship is one of the fundamental prerogatives in education, considering it demands to be worked and articulated by all areas of knowledge and given its implication in the recognition of humankind’s historical achievements. Therefore, in this research, we investigate the treatment and understanding assigned to citizenship by Geography in High School. In this context, we inquire how citizenship is theoretically presented and how it is learned in High School. Thus, the main purpose of this research is to analyze the contribution of Geography taught in school to the learning of citizenship. To this end, the methodology adopted comprehends the study of theoretical references that problematizes citizenship and Geography in accordance with statements from High School students from two full-time schools in the Western Region of Santa Catarina – one located in a medium-sized city and the other in a small city. The research allows affirming that the understanding of citizenship exceeds the idea of collective, but with emphasis on environmental preservation.

Keywords: Citizenship. Ethic. Geography. High School. Pedagogical Resources.




1 INTRODUÇÃO

Esta pesquisa, que coloca em debate a relação entre a cidadania e a Geografia trabalhada nas escolas, nasce dos desafios e expectativas geradas a partir da atuação do pesquisador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que, dentre suas atividades, proporciona ao acadêmico um conhecimento prévio acerca do importante papel do professor para a construção de um país melhor, com perspectivas de justiça e igualdade social. Essa convivência com a escola instigou a realização deste estudo à medida que percebemos que os alunos carecem reconhecer na Geografia elementos para ressignificar suas relações sociais, no atual contexto de precarização dos acessos e de massificação de concepções que não contribuem para a constituição “cidadã” dos sujeitos.
A cidadania pode ser entendida como um conjunto de direitos e deveres dos sujeitos que vivem em sociedade. Comumente, abrange três dimensões da vida dos sujeitos: política, civil e social. Entre as conquistas do povo brasileiro, pode-se citar o direito à liberdade, ligado às nossas raízes escravocratas; o direito à propriedade, numa sociedade dominada pelo latifúndio; o direito ao voto, apesar do coronelismo. Com o passar do tempo, à medida que a sociedade brasileira foi-se estruturando e consolidando, também a partir da emergência e incidência de diversos movimentos sociais, vários direitos e deveres, aos poucos, foram sendo agregados à vida dos sujeitos.
A escola de Educação Básica, como instituição ligada a toda a população, na maioria das sociedades, atua diretamente na formação das pessoas, contribuindo para a construção de valores e a disseminação de conhecimentos acumulados ao longo da história pela humanidade, influenciando, desta forma, na constituição dos sujeitos. Consequentemente, diretores, professores, pais, alunos e demais agentes envolvidos na educação precisam estabelecer parâmetros e condutas éticas para um melhor desenvolvimento do percurso escolar dos jovens (no caso, do Ensino Médio), a partir de um conhecimento compartilhado e aperfeiçoado de forma coletiva. De forma geral, é preciso que a comunidade escolar tenha conhecimento e clareza da função social da escola e da sua importante participação para a consolidação dos objetivos estabelecidos por esta, na teoria e na prática, tendo em vista a formação de sujeitos críticos e conhecedores das relações que perpassam a sociedade, bem como instigados à participação social com vistas a uma sociedade justa e igualitária, para além de uma consciência “isoladamente” ambiental ou à disposição da realização de “ações pontuais de cidadania”.
A relação entre educação e cidadania é essencial, uma vez que, para que tenhamos um olhar dinâmico e crítico sobre a nossa sociedade e as relações que a constroem, é necessário que a escola também disponibilize uma educação voltada para a construção da cidadania, não somente dos alunos, mas de todo o público envolvido. Mas, como explicar a formação atual dos jovens no Ensino Médio, levando em consideração os conteúdos e as aulas de Geografia? Qual a contribuição da Geografia à formação cidadã no Ensino Médio? E qual a mediação mais adequada no processo pedagógico para possibilitar essa formação? A partir de tais questões, este estudo visa analisar a contribuição da Geografia para a formação cidadã no Ensino Médio.
Para esse percurso, o trabalho em tela está organizado em três capítulos posteriores a esta introdução. O primeiro apresenta uma breve localização conceitual e histórica dos referenciais acerca de cidadania, métodos educacionais para a Educação Básica. O segundo capítulo discute elementos relacionados ao ensino de Geografia na Educação Básica, como os conteúdos elencados na disciplina. Por fim, o terceiro capítulo traz os dados da pesquisa realizada com alunos do 3°ano (terceiro ano) de Ensino Médio em duas escolas públicas da região oeste de Santa Catarina – esta ação foi realizada com o objetivo de contemplar respostas de alunos sobre questões referentes a cidadania, e que foram analisadas individualmente. Dessa forma, será possível identificar a compreensão dos alunos sobre “cidadania”, sua opinião sobre problemas atuais da sociedade e de convivência, para posteriormente refletir sobre as respostas, relacioná-las com conteúdos e, consequentemente, com as aulas de Geografia.
Esses capítulos configuram esta pesquisa, que permite confluir em considerações finais, apresentando que os alunos do Ensino Médio consideram que os conteúdos e as aulas de geografia têm contribuído imensamente em sua formação cidadã. Este tema deve estar sempre presente no debate na escola e, acima de tudo, nas mais diversas instituições. Sem dúvida, uma das diversas funções da escola é formar cidadãos críticos, tornando-os ativos para o movimento e desenvolvimento da sociedade, com vistas à consolidação dos direitos fundamentais, construindo uma nação justa e sem desigualdades, de modo a melhorá-la em prol do bem-estar de toda a comunidade envolvida.
O entendimento dos alunos sobre cidadania gira majoritariamente em torno da presença de direitos e deveres. Apesar de os jovens pesquisados ainda não possuírem aprofundamento teórico necessário para a efetiva consciência plena em relação ao assunto, é ideal oferecer-lhes uma educação voltada a sua realidade; a maneira como são transmitidos os saberes escolares é essencial para estimular o aluno a melhorar sua conduta e chamar sua atenção diante de uma sociedade em constante transformação. No entanto, é fundamental estabelecer um plano político-pedagógico (PPP) sólido, do qual o público escolar deve ter um pleno conhecimento, estabelecendo regras e padrões de ensino de forma coletiva, envolvendo todos os personagens da educação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de referência deve ser capaz de enfatizar uma parcela dos conteúdos ministrados direcionada à região da escola, na qual o aluno reside, e outra parte voltada a discussões em âmbitos nacional e global.
O desenvolvimento deste trabalho, então, pode contribuir para o aperfeiçoamento tanto do pesquisador, como cidadão, quanto das escolas investigadas. O texto aponta sugestões para a superação da realidade exposta, contribuindo para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem, mas jamais encerrando o debate e as pesquisas, pois todos os envolvidos neste processo estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento e construção de uma educação emancipadora. Assim, como já citado por muitos profissionais da educação e de autoria desconhecida, afirmamos: “O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende dos filhos que vamos deixar para este mundo.”
A educação geográfica contribui imensamente para a construção moral e ética do indivíduo. Acreditamos que, quando os indivíduos se reconhecem como agentes de construção de seus espaços de convivência, compreendendo que somos todos dependentes uns dos outros, dá-se mais facilmente o respeito para uma sociedade com menos repressão e maior capacidade de reflexão sobre os próprios atos, uma formação que capacite à atuação no mundo de modo ético. Assim, teremos total condição de pensar e agir, tornando os espaços mais justos, igualitários e sustentáveis.








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