ESCOLA PÚBLICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: POSSIBILIDADES DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA
SUL
CAMPUS CHAPECÓ
CURSO DE GEOGRAFIA
BERNARDO
LUZA
ESCOLA
PÚBLICA E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA:
POSSIBILIDADES
DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
RESUMO
A cidadania coloca-se
como uma das prerrogativas fundamentais no âmbito da educação, considerando que
demanda ser trabalhada e articulada por todas as áreas do conhecimento, haja
vista sua implicância no reconhecimento de conquistas históricas da humanidade.
Mediante isso, nesta pesquisa, investigamos o tratamento e entendimento
atribuído à cidadania pela Geografia, no Ensino Médio. Ao encontro dessa
contextura, indagamos como a cidadania é apresentada teoricamente e como é
aprendida no Ensino Médio. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar
a contribuição da Geografia escolar na aprendizagem da cidadania. Para este
percurso, a metodologia adotada compreendeu o estudo de referenciais teóricos
que problematizam a cidadania e a Geografia, em diálogo com enunciados dos
alunos do Ensino Médio de duas escolas da região oeste de Santa Catarina que
adotam o Ensino Médio Integral: uma localizada em cidade de médio porte, e
outra, em cidade de pequeno porte. A pesquisa permite afirmar que o entendimento
de cidadania perpassa a ideia de coletivo, mas com ênfase à preservação
ambiental.
Palavras-chave:
Cidadania. Ética. Geografia. Ensino Médio. Recursos pedagógicos.
ABSTRACT
Citizenship is one of the fundamental prerogatives in education,
considering it demands to be worked and articulated by all areas of knowledge
and given its implication in the recognition of humankind’s historical
achievements. Therefore, in this research, we investigate the treatment and
understanding assigned to citizenship by Geography in High School. In this
context, we inquire how citizenship is theoretically presented and how it is
learned in High School. Thus, the main purpose of this research is to analyze
the contribution of Geography taught in school to the learning of citizenship.
To this end, the methodology adopted comprehends the study of theoretical
references that problematizes citizenship and Geography in accordance with
statements from High School students from two full-time schools in the Western
Region of Santa Catarina – one located in a medium-sized city and the other in
a small city. The research allows affirming that the understanding of
citizenship exceeds the idea of collective, but with emphasis on environmental
preservation.
Keywords: Citizenship. Ethic. Geography. High School. Pedagogical Resources.
1
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa, que coloca em debate a relação entre
a cidadania e a Geografia trabalhada nas escolas, nasce dos desafios e expectativas geradas a partir da atuação do
pesquisador no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID), que, dentre suas atividades, proporciona ao acadêmico um conhecimento
prévio acerca do importante papel do professor para a construção de um país melhor,
com perspectivas de justiça e igualdade social. Essa
convivência com a escola instigou a realização deste estudo à medida que
percebemos que os alunos carecem reconhecer na Geografia elementos para
ressignificar suas relações sociais, no atual contexto de precarização dos
acessos e de massificação de concepções que não contribuem para a constituição
“cidadã” dos sujeitos.
A cidadania pode ser
entendida como um conjunto de direitos e deveres dos sujeitos que vivem em
sociedade. Comumente, abrange três dimensões da vida dos sujeitos: política,
civil e social. Entre as conquistas do povo brasileiro, pode-se citar o direito
à liberdade, ligado às nossas raízes escravocratas; o direito à propriedade,
numa sociedade dominada pelo latifúndio; o direito ao voto, apesar do
coronelismo. Com o passar do tempo, à medida que a sociedade brasileira foi-se
estruturando e consolidando, também a partir da emergência e incidência de
diversos movimentos sociais, vários direitos e deveres, aos poucos, foram sendo
agregados à vida dos sujeitos.
A escola de Educação
Básica, como instituição ligada a toda a população, na maioria das sociedades,
atua diretamente na formação das pessoas, contribuindo para a construção de
valores e a disseminação de conhecimentos acumulados ao longo da história pela
humanidade, influenciando, desta forma, na constituição dos sujeitos.
Consequentemente, diretores, professores, pais, alunos e demais agentes
envolvidos na educação precisam estabelecer parâmetros e condutas éticas para
um melhor desenvolvimento do percurso escolar dos jovens (no caso, do Ensino Médio),
a partir de um conhecimento compartilhado e aperfeiçoado de forma coletiva. De
forma geral, é preciso que a comunidade escolar tenha conhecimento e clareza da
função social da escola e da sua importante participação para a consolidação
dos objetivos estabelecidos por esta, na teoria e na prática, tendo em vista a
formação de sujeitos críticos e conhecedores das relações que perpassam a
sociedade, bem como instigados à participação social com vistas a uma sociedade
justa e igualitária, para além de uma consciência “isoladamente” ambiental ou à
disposição da realização de “ações pontuais de cidadania”.
A relação entre
educação e cidadania é essencial, uma vez que, para que tenhamos um olhar
dinâmico e crítico sobre a nossa sociedade e as relações que a constroem, é
necessário que a escola também disponibilize uma educação voltada para a
construção da cidadania, não somente dos alunos, mas de todo o público
envolvido. Mas, como explicar a formação atual dos
jovens no Ensino Médio, levando em consideração os conteúdos e as aulas de
Geografia? Qual a contribuição da Geografia à formação cidadã no Ensino
Médio? E qual a mediação mais adequada no processo pedagógico para possibilitar
essa formação? A partir de tais questões, este estudo visa analisar a
contribuição da Geografia para a formação cidadã no Ensino Médio.
Para esse percurso, o trabalho
em tela está organizado em três capítulos posteriores a esta introdução. O
primeiro apresenta uma breve localização
conceitual e histórica dos referenciais acerca de cidadania, métodos
educacionais para a Educação Básica. O segundo capítulo discute elementos
relacionados ao ensino de Geografia na Educação Básica, como os conteúdos
elencados na disciplina. Por fim, o terceiro capítulo traz os dados da pesquisa
realizada com alunos do 3°ano (terceiro ano) de Ensino Médio em duas escolas
públicas da região oeste de Santa Catarina – esta ação foi realizada com o
objetivo de contemplar respostas de alunos sobre questões referentes a
cidadania, e que foram analisadas individualmente. Dessa forma, será possível
identificar a compreensão dos alunos sobre “cidadania”, sua opinião sobre
problemas atuais da sociedade e de convivência, para posteriormente refletir
sobre as respostas, relacioná-las com conteúdos e, consequentemente, com as
aulas de Geografia.
Esses capítulos configuram esta pesquisa, que permite
confluir em considerações finais, apresentando que os alunos do Ensino Médio consideram
que os conteúdos e as aulas de geografia têm contribuído imensamente em sua
formação cidadã. Este tema deve estar sempre presente no debate na escola e,
acima de tudo, nas mais diversas instituições. Sem dúvida, uma das diversas
funções da escola é formar cidadãos críticos, tornando-os ativos para o
movimento e desenvolvimento da sociedade, com vistas à consolidação dos
direitos fundamentais, construindo uma nação justa e sem desigualdades, de modo
a melhorá-la em prol do bem-estar de toda a comunidade envolvida.
O entendimento dos
alunos sobre cidadania gira majoritariamente em torno da presença de direitos e
deveres. Apesar de os jovens pesquisados ainda não possuírem aprofundamento
teórico necessário para a efetiva consciência plena em relação ao assunto, é
ideal oferecer-lhes uma educação voltada a sua realidade; a maneira como são
transmitidos os saberes escolares é essencial para estimular o aluno a melhorar
sua conduta e chamar sua atenção diante de uma sociedade em constante
transformação. No entanto, é fundamental estabelecer um plano político-pedagógico
(PPP) sólido, do qual o público escolar deve ter um pleno conhecimento,
estabelecendo regras e padrões de ensino de forma coletiva, envolvendo todos os
personagens da educação. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de referência
deve ser capaz de enfatizar uma parcela dos conteúdos ministrados direcionada à
região da escola, na qual o aluno reside, e outra parte voltada a discussões em
âmbitos nacional e global.
O desenvolvimento deste
trabalho, então, pode contribuir para o aperfeiçoamento tanto do pesquisador, como
cidadão, quanto das escolas investigadas. O texto aponta sugestões para a
superação da realidade exposta, contribuindo para a melhoria da qualidade do
processo de ensino e aprendizagem, mas jamais encerrando o debate e as
pesquisas, pois todos os envolvidos neste processo estão direta ou
indiretamente ligados ao desenvolvimento e construção de uma educação
emancipadora. Assim, como já citado por muitos profissionais da educação e de autoria
desconhecida, afirmamos: “O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende
dos filhos que vamos deixar para este mundo.”
A educação geográfica
contribui imensamente para a construção moral e ética do indivíduo. Acreditamos
que, quando os indivíduos se reconhecem como agentes de construção de seus
espaços de convivência, compreendendo que somos todos dependentes uns dos outros,
dá-se mais facilmente o respeito para uma sociedade com menos repressão e maior
capacidade de reflexão sobre os próprios atos, uma formação que capacite à atuação
no mundo de modo ético. Assim, teremos total condição de pensar e agir,
tornando os espaços mais justos, igualitários e sustentáveis.
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