Trabalho de campo

RELATÓRIO DE CAMPO REALIZADO EM JOINVILLE, ITAJAÍ, FLORIANOPÓLIS E LAGES


BERNARDO LUZA
Discente do Curso de Geografia da UFFS


LEONARDO GROSMANN
Discente do Curso de Geografia da UFFS


Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Data da saída de campo: 01 a 04 de agosto de 2013


INTRODUÇÃO

      Este relatório visa mostrar as observações realizadas no trabalho de campo da disciplina Geografia econômica da população nas cidades de Joinville, Itajaí, Florianópolis e Lages e as impressões que ficaram desta viagem. O objetivo do trabalho foi proporcionar aos alunos da referida disciplina uma aproximação da realidade econômica das cidades, o potencial empregatício, circuito superior e inferior dos determinados pontos urbanos de cada cidade citada. A exemplo disso, podemos citar os principais fatores que determinam as condições de vida de cada região, o resultado das grandes empresas e suas constantes mudanças tecnológicas que influenciam diretamente ou indiretamente nos processos de transformação da sociedade e interfere no comércio inferior. Gerando desta forma, a informalidade e o desemprego para milhares de pessoas.
     Durante o trabalho de campo, foram visitadas diversas empresas, o porto de Itajaí, diversos pontos da cidade de Florianópolis, inclusive a Praia da Joaquina e alguns pontos turísticos daquele local. Tais mudanças passam a imagem que o desenvolvimento só é possível através da transformação da região, após queda brutal nas exportações de madeira, o Porto de Itajaí teve que se adaptar ao novo padrão de crescimento da economia catarinense. No início dos anos de 1970, a grande indústria catarinense estava se preparando para conquistar e ampliar sua participação no mercado externo. Em âmbito nacional, o país estava engrenando num rápido crescimento econômico coordenado e orientado pelo Estado por meio do planejamento. 
     A partir daí o Porto de Itajaí passou a diversificar suas operações, começou a operar cargas de açúcar, de produtos congelados e, logo em seguida, os contêineres, que hoje são o carro-chefe da movimentação. Ao longo dos anos recentes, as principais mercadorias movimentadas pelo Porto de Itajaí foram: madeira e derivados, frangos congelados (maior porto exportador do Brasil), cerâmicos, papel kraft, máquinas e acessórios, tabacos, veículos, têxteis, açúcar e carne congelada. Merece destaque a movimentação de contêineres, que coloca o Complexo Portuário de Itajaí na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas do Porto de Santos. 
     Próxima parada foi Joinville, município polo da microrregião nordeste de Santa Catarina. Com 1.134,03 km², é responsável por cerca de 20% das exportações do estado, considerado o polo industrial da região sul, possui volume de receitas geradas aos cofres  públicos inferior apenas ás capitais Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Está entre os quinze maiores arrecadadores de tributos e taxas municipais, estaduais e federais. A atividade econômica do município se concentra na indústria, que destaca os setores metalmêcanico, têxtil, plástico, metalúrgico, químico e farmacêutico e de desenvolvimento de software. O Produto Interno Bruto (PIB) de Joinville é outro dado que merece relevância, pois é um dos maiores do país.
     Localizada na zona industrial norte de Joinville, a próxima parada foi no Perini Business Park caracteriza-se como um condomínio empresarial multissetorial. Conta com prédios industriais, depósitos com áreas construídas que variam de 2.500 à 10.000 metros quadrados disponíveis para locação. Apresenta uma ampla infraestrutura viabilizando diversos serviços, oferecendo soluções para vários segmentos. Restaurantes, escritórios contábeis, recrutamento e seleção, despachante aduaneiro, imobiliária, corretora de seguros, serviços de correio e locação de veículos, integram as atividades realizadas. 
   
 Dispõe de portaria com controle de acesso, monitoração eletrônica e pessoal, brigada de incêndio, parque de estacionamento, telecomunicação, assessoria técnica de engenharia para definição de layouts de implantação, serviços de manutenção, balança rodoviária, setor recreativo e área de preservação.
                                                                                                                                             

 SAÍDA DE CAMPO: 01 de agosto de 2013


PRIMEIRO DIA: No dia 01 de agosto os discentes do Curso de Geografia saíram da cidade de Chapecó mais precisamente ás 23:00, para realizar um trabalho de campo ou viagem de estudos juntamente com os docentes Ricardo Sherma, Ederson Nascimento e William Bortolini pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mas após 5 horas de viagem o ônibus da Viagem Chapecó teve um pequeno problema na embreagem, após aguardar por mais 45 minutos a Reunidas conduziu a viagem até Itajaí onde tivemos a oportunidade de conhecer o Porto de Itajaí.
     Repassaram para nos os métodos de trabalho e como funciona a logística e exportação. Dois fatores vêm contribuindo para o crescimento acelerado do porto nos últimos dez anos: o aumento do comércio externo brasileiro, que está incentivando a ampliação de vários portos, a eficiência da administração pública municipal. O porto e a cidade já passaram por vários momentos de crise, como queda nas exportações de madeira, o fim dos incentivos para a pesca, o desmonte nacional da indústria naval, os desastres causados pelas cheias do Rio Itajaí-Açu e fim da Portobras. Hoje, a cidade vive um virtuoso período de crescimento pautado basicamente em dois pilares: a expansão do porto e a ampliação da pesca industrial. O ressurgimento da indústria naval nacional é a nova promessa para a cidade e, talvez, se torne o terceiro pilar do crescimento econômico de Itajaí.
      Contribuiu muito para uma maior compreensão do desenvolvimento das grandes cidades e aglomerações em locais periféricos das cidades e para disciplina de geografia econômica e da população. Logo após o almoço seguimos viagem agora com um ônibus novo da Viagem Chapecó diretamente para o complexo Perini ou Perini Business Park em Joinville. O Perini Business Park está localizado no norte de Santa Catarina, em Joinville, a maior cidade e a maior economia do Estado, a 5 minutos de 2 acessos da rodovia BR 101 que liga o Brasil de Norte a Sul. 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)

Climatologia - Conceito e Evolução

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.