Conceito de Educação: Relações entre sociedade, cultura e educação”. (PINTO, 1982, p.29-40)


    A educação é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana, mas possui dois significados, amplo e o restrito ou da pedagogia clássica, refere-se à educação ás fases infantil e juvenil da vida do ser humano. A educação diz respeito á existência humana em toda a sua duração e em todos seus aspectos.

    Assim como dito anteriormente, a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros á sua imagem e em função de seus interesses, a educação é formação do homem pela sociedade. Em suas características, a educação é um processo, é um fato histórico, desta forma, pode representar a própria história individual de cada ser humano, vinculada á fase vivida pela comunidade em sua contínua evolução.

    A educação é um fato existencial, homem se faz ser homem, é o processo pelo qual o homem adquire sua essência, é o processo constitutivo do ser humano. Pode ser um fato social, desta forma, refere-se á sociedade como um todo, procedimento pelo qual a sociedade se reproduz a si mesma ao longo de sua duração temporal. Parte também a incorporação dos indivíduos ao estado existente.

    A educação é um fenômeno cultural, o saber é o conjunto dos dados da cultura que se têm tornado socialmente conscientes e que a sociedade é capaz de expressar pela linguagem. Em classes opostas, a educação não pode consistir na formação uniforme de todos seus membros, é excessivo o número de dados a transmitir, não há interesse nem possibilidade em formar indivíduos iguais, a educação pelo saber letrado é privilégio de um grupo.

    Vale resaltar, em sua sequencia, a educação se desenvolve sobre fundamento do processo econômico da sociedade, em primeira instancia ela determina as possibilidades e as condições de cada fase cultural, seguindo por outras mais. É também uma atividade teleológica, pois a formação do indivíduo sempre visa um fim. A educação é uma modalidade de trabalho social, é um fato de ordem consciente, ou seja, é a formação de autoconsciência social ao longo do tempo em todos os indivíduos que compõem a comunidade.

    A educação é o processo exponencial, quanto mais educado, o homem mais necessita educar-se e, portanto exige mais educação. A educação é por essência concreta, pode ser concebida a priori, mas o que define é sua realização objetiva e que a mesma depende de diversos fatores. A educação é por natureza contraditória, pois implica simultaneamente conservação e criação, ou seja, crítica, negação e substituição do saber existente.

    A educação é histórica não porque se executa no tempo, mas porque é um processo de formação do homem para o novo da cultura, do trabalho, de sua autoconsciência. É necessariamente intencional, não se pode pretender formar um homem sem um prévio conceito ideal de homem. Porque acredita também que o educando é um ser que não possui ainda consciência e por isso necessita recebê-la pela educação.

    Todo empenho de uma sociedade subdesenvolvida num esforço de crescimento, como a nossa, deve consistir em desenvolver seus fundamentos materiais para que sobre estes se possa edificar uma educação mais adiantada, que reverterá em maior desenvolvimento destes mesmos fundamentos.

    Considera-se que a educação é um dos produtos ideológicos da cultura, e pertence ao campo cultural por ser o processo produtor. Para que aumentem as possibilidades individuais de educação, e para que se tornem universais, é necessária que mude o ponto de vista dominante sobre o valor do homem na sociedade, a educação institucionalizada perderá o caráter de privilégio e será um direito concretamente igual para todos.

    Não existe sociedade sem educação, por consequência, nenhum membro da comunidade é absolutamente ignorante. O homem é por essência um ser inacabado, a sociedade configura todas as experiências individuais do homem, transmite-lhe resumidamente todos os conhecimentos adquiridos no passado do grupo, neste sentido, a sociedade cria o homem para si. Homem, um ser livre e criador, o homem educado pela sociedade, modifica esta mesma sociedade como resultada da própria educação que tem recebido dela.

    Verifica-se assim que a sociedade desempenha um papel de mediação entre os homens no processo de criação e transmissão da cultura, no qual consiste a educação. Abre-se desta forma, uma questão dirigida ao assunto tratado: Desenvolver ações nessa área requer compromisso político com um modelo de sociedade mais justa, mais igualitária e não discriminatória, mas, principalmente, com uma formação que possibilite a apropriação de conhecimentos teórico-práticos no princípio da construção coletiva da cidadania. Qual é a alternativa em relação aos profissionais da educação, que rumo tomar? Em um país onde os princípios básicos da educação  devem ser repassados pelos pais nos primeiros anos de vida de seus filhos, mas infelizmente não acontece, o estado não da educação e o país emprego, refletindo drasticamente na violência em toda sociedade, sem contar o constante crescimento populacional. Enfim, quais são as possibilidades e qual é o caminho para reverter está situação?

 

   

 

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