Conceito de Educação: Relações entre sociedade, cultura e educação
Universidade
Federal da Fronteira Sul – UFFS
Curso:
Licenciatura em Geografia
Disciplina:
Fundamentos da Educação
Professor:
Maurício José Siewerdt
Acadêmico:
Bernardo Luza
Resumo do texto: “ Conceito de Educação:Relações
entre sociedade, cultura e educação”. (PINTO, 1982, p.29-40)
A educação é essencialmente a formação de uma
cultura de respeito à dignidade humana, mas possui dois significados, amplo e o
restrito ou da pedagogia clássica, refere-se à educação ás fases infantil e
juvenil da vida do ser humano. A educação diz respeito á existência humana em
toda a sua duração e em todos seus aspectos.
Assim como dito anteriormente, a educação é
o processo pelo qual a sociedade forma seus membros á sua imagem e em função de
seus interesses, a educação é formação do homem pela sociedade. Em suas
características, a educação é um processo, é um fato histórico, desta forma,
pode representar a própria história individual de cada ser humano, vinculada á
fase vivida pela comunidade em sua contínua evolução.
A educação é um fato existencial, homem se
faz ser homem, é o processo pelo qual o homem adquire sua essência, é o
processo constitutivo do ser humano. Pode ser um fato social, desta forma,
refere-se á sociedade como um todo, procedimento pelo qual a sociedade se
reproduz a si mesma ao longo de sua duração temporal. Parte também a
incorporação dos indivíduos ao estado existente.
A educação é um fenômeno cultural, o saber
é o conjunto dos dados da cultura que se têm tornado socialmente conscientes e
que a sociedade é capaz de expressar pela linguagem. Em classes opostas, a
educação não pode consistir na formação uniforme de todos seus membros, é
excessivo o número de dados a transmitir, não há interesse nem possibilidade em
formar indivíduos iguais, a educação pelo saber letrado é privilégio de um
grupo.
Vale resaltar, em sua sequencia, a educação
se desenvolve sobre fundamento do processo econômico da sociedade, em primeira
instancia ela determina as possibilidades e as condições de cada fase cultural,
seguindo por outras mais. É também uma atividade teleológica, pois a formação
do indivíduo sempre visa um fim. A educação é uma modalidade de trabalho
social, é um fato de ordem consciente, ou seja, é a formação de autoconsciência
social ao longo do tempo em todos os indivíduos que compõem a comunidade.
A educação é o processo exponencial, quanto
mais educado, o homem mais necessita educar-se e, portanto exige mais educação.
A educação é por essência concreta, pode ser concebida a priori, mas o que
define é sua realização objetiva e que a mesma depende de diversos fatores. A
educação é por natureza contraditória, pois implica simultaneamente conservação
e criação, ou seja, crítica, negação e substituição do saber existente.
A educação é histórica não porque se
executa no tempo, mas porque é um processo de formação do homem para o novo da
cultura, do trabalho, de sua autoconsciência. É necessariamente intencional,
não se pode pretender formar um homem sem um prévio conceito ideal de homem.
Porque acredita também que o educando é um ser que não possui ainda consciência
e por isso necessita recebê-la pela educação.
Todo empenho de uma sociedade
subdesenvolvida num esforço de crescimento, como a nossa, deve consistir em
desenvolver seus fundamentos materiais para que sobre estes se possa edificar
uma educação mais adiantada, que reverterá em maior desenvolvimento destes
mesmos fundamentos.
Considera-se que a educação é um dos
produtos ideológicos da cultura, e pertence ao campo cultural por ser o
processo produtor. Para que aumentem as possibilidades individuais de educação,
e para que se tornem universais, é necessária que mude o ponto de vista
dominante sobre o valor do homem na sociedade, a educação institucionalizada
perderá o caráter de privilégio e será um direito concretamente igual para todos.
Não existe sociedade sem educação, por
consequência, nenhum membro da comunidade é absolutamente ignorante. O homem é
por essência um ser inacabado, a sociedade configura todas as experiências
individuais do homem, transmite-lhe resumidamente todos os conhecimentos
adquiridos no passado do grupo, neste sentido, a sociedade cria o homem para
si. Homem, um ser livre e criador, o homem educado pela sociedade, modifica
esta mesma sociedade como resultada da própria educação que tem recebido dela.
Verifica-se assim que a sociedade
desempenha um papel de mediação entre os homens no processo de criação e
transmissão da cultura, no qual consiste a educação. Abre-se desta forma, uma
questão dirigida ao assunto tratado: Desenvolver ações nessa área requer compromisso
político com um modelo de sociedade mais justa, mais igualitária e não
discriminatória, mas, principalmente, com uma formação que possibilite a
apropriação de conhecimentos teórico-práticos no princípio da construção
coletiva da cidadania. Qual é a alternativa em relação aos profissionais da
educação, que rumo tomar? Em um país onde os princípios básicos da
educação devem ser repassados pelos pais
nos primeiros anos de vida de seus filhos, mas infelizmente não acontece, o
estado não da educação e o país emprego, refletindo drasticamente na violência
em toda sociedade, sem contar o constante crescimento populacional. Enfim,
quais são as possibilidades e qual é o caminho para reverter está situação?
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