Planejamento escolar

     
   
 

No dia 04 de abril de 2013 foi realizado na Escola Lara Ribas o primeiro planejamento para encerramento do bimestre e aborda algumas questões relacionadas a melhores condições de ensino. Estiveram presentes todos os professores da rede de ensino, juntamente com os diretores e coordenadores pedagógicos para discutir métodos de ensino, ressaltar a importância dos pais na participação da vida escolar de seus filhos, a questão do registro de faltas do aluno para conhecimento de todos os professores e consequentemente encaminhamentos de outros trabalhos e atividades para complemento avaliativo, as funções do segundo professor, vale ressaltar as necessidades do acompanhamento e verificação das atividades desenvolvidas pelos alunos, de certo modo, observar as dificuldades dos alunos auxiliando-os e intervir na algazarra em sala de aula. Estimular a leitura em sala de aula, com assuntos direcionados para o Enem e Vestibulares identificando os avanços de cada aluno. No entanto, torna-se importante perceber que todo aluno possui um grande potencial para adquirir novos conhecimentos, basta incentivar e obviamente ativar a autoestima do aluno dando ênfase aos trabalhos em grupo e pesquisa individual. O método do planejamento é útil e, sobretudo, muito importante, toda a comunidade escolar necessita integrar-se visando resultados positivos no ensino-aprendizagem do aluno, sendo que um aliado importante nessa integração é o planejamento, pois é através dele que prevemos ações docentes voltadas para problemática social, econômica, política e cultural que envolve toda escola e, por consequência dessa integração, conseguimos alcançar resultados positivos quanto á educação do corpo discente, tendo em mente a importância de uma metodologia que direciona o processo educativo, precisamos ainda mais saber que planejar é tomar decisões, mas essas decisões não são infalíveis, o planejamento sempre está em processo, portanto em evolução. Sendo assim, podemos dizer que cabe á escola a elaboração de seus planos curriculares, partindo da orientação dada pela Lei ou pelos sistemas, com a finalidade de atender ás características locais e ás necessidades da comunidade e, sobretudo ás do aluno. Conseguimos alcançar resultados positivos referentes a está atividade, houve participação maciça dos professores e posteriormente a solução de vários problemas existentes na escola, assim sendo, o bom planejamento de ensino é aquele que melhor adapta-se a realidade sociocultural em que o aluno está inserido, é aquele que visa objetivos concretos com utilização de linhas ininterruptas de pensamento, mas flexíveis o bastante para tomar caminhos diferenciados sem perder a direção.







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