PROJETO PEDAGÓGICO PARA 2018
PROFESSOR (A): Bernardo Luza
DISCIPLINA: Geografia / Educação Financeira e
Sustentabilidade
TURMA: 51, 71, 92 e 93
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: I e II Bimestre
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“Na
era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”
Zygmunt
Bauman
1. TEMA: Por um novo
projeto de vida: do conhecimento compartilhado ao aperfeiçoamento da
convivência
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2. JUSTIFICATIVA: A atualidade é conceituada por Zygmunt
Bauman como “modernidade líquida”, pela incapacidade de manter a
forma. As relações, instituições, quadros de referência, estilos de vida,
crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar. Nesse
contexto, as vidas humanas são transformadas em objetos de consumo. O ser
humano deixa de ser sujeito e passa a ser objeto na relação de compra e
venda. Para o autor, o consumo é uma teia de relações bem
construída em que não restam muitas alternativas na luta pela sobrevivência. O
ser humano, ancorado no discurso consumista, vive a sua vida sem se
questionar sobre o que realmente acontece à sua volta. Vive-a como
espectador, não como protagonista. Num ambiente incerto como o atual, o
consumo aparece como resposta à satisfação das ansiedades dos indivíduos.
Isso é fundamental para compreender Bauman, quando aponta a transformação da
vida humana em objeto de consumo na contemporaneidade. O pensamento não
é mais denso e ordenado, mas leve e desordenado, para poder abarcar tudo o
que a vida pode oferecer. A forma de planejar e organizar a vida na
modernidade líquida é antagônico à da modernidade sólida. As relações devem
ser estabelecidas em curto prazo, aproveitando as chances que a vida oferece,
abandonando as anteriores como quem troca de roupa. Planejamentos para a vida
toda parecem ridículos, pois sacrificam os desejos momentâneos em vista de
algo posterior no futuro. A “mercadorização” das vidas humanas é o estágio
mais violento do capitalismo parasitário.
É através do conhecimento
geográfico que entendemos o mundo e o país em que vivemos neste momento
difícil em que passa a humanidade, tornando-nos capazes de assumir posições diante das novas realidades. A
escola, na função de formar cidadãos, tem na Geografia um elemento
fundamental e que visa justamente ajudar os estudantes e interessados a
desenvolver seus conhecimentos, sua formação e, conseqüentemente, sua
cidadania.
Portanto, através dos estudos
relacionados, é possível compreender cada subsistema, nos níveis físico,
humano e econômico, mas, sobretudo, a compreensão das inter-relações entre os
vários subsistemas, em uma visão integrada do todo.
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3. OBJETIVO GERAL: Colocar
em prática as sugestões da Organização Mundial das Nações Unidas - ONU. Acreditamos que os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam hoje a melhor tradução do que é
a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e
revelando sua natureza transversais nas mais diversas áreas do conhecimento
humano. E são esses 17 objetivos, definidos pela ONU, que regem as
realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil., agindo
de forma global sem perder de vista as ações no local onde vivemos.
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4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Proporcionar
discussões de como acabar com a fome mundial;
Ø Compreender o sistema capitalista e
o espaço mundial
Ø Promover
discussões referentes à Educação Básica de qualidade para todos;
Ø Entender a revolução técnico
–científica e as redes;
Ø Identificar o consumo como um dos
implicadores dos problemas ambientais.
Ø Ajudar no
combater da Aids, malária, dengue e
outras doenças;
Ø Colaborar
para aumentar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Ø Fomentar
o debate e desenvolver soluções em relação ao uso consciente das redes
sociais e as novas tecnologias
Ø Criar
condições para todo mundo trabalhar pelo desenvolvimento.
Sugestões de atividades:
Ø Promover debate e métodos de como acabar com a
fome mundial. Você
sabia – Atualmente, uma em cada nove pessoas no mundo(795 milhões) ainda é
subnutrida;
Ø Elaborar pesquisas e criar soluções para
atingir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável – ONU;
Ø Buscar
parceria que enriqueçam a merenda escolar;
Ø Promover discussões referentes a Educação Básica
de qualidade para todos. Você sabia - O
Brasil é o sétimo país do mundo em números de analfabetos, sendo que 18
milhões destes nunca passaram pela escola;
Ø Formar
grupos de alunos para elaboração de cartazes diversos referente ao assunto
abordado em sala de aula;
Ø Identificar
alunos muito faltosos e pensar ações para incentivá-los a frequentar a
escola.
Ø Desenvolver
projetos de leituras (construir e manter a biblioteca bem alegre e acolhedora
, mostrando que a leitura é um prazer);
Ø Organizar
atividades esportivas e recreativas que também são educativas (disciplina,
respeito e cooperação podem ser trabalhados nestes momentos, incluindo se
possível, conteúdos da disciplina);
Ø Promover discussões referentes a igualdade entre
sexos e valorização da mulher - No
Brasil, as mulheres chegam a ganhar até 40% a menos que os homens para
exercer o mesmo trabalho;
Ø Aliar os conteúdos com trabalho de campo, sempre
havendo possibilidades do mesmo (Segundo bimestre, para Educação Financeira e
Sustentabilidade, viagem de estudos na Flona – Floresta Nacional Chapecó);
Ø Estudar e
diagnosticar possíveis problemas ambientais no bairro Efapi – Chapecó. Com
orientações do professor, alunos irão fotografar e identificar pontos do
bairro com acúmulo de lixo, poluição dos rios e corregos, fazer apontamentos
acerca da solução e conversar com lideranças e autoridades do município.
Ø Combater a Aids, a malária, a dengue e outras
doenças. Você sabia - O Brasil tem o
maior número de casos de malária das América, e o terceiro lugar do mundo em
incidência dessa doença. Nossa cidade passa por um grande surto do mosquito
da dengue e os focos desse parasita só aumentam. Os casos de Aids, vem
aumentanto em nosso país, principalmente entre as mulheres de 13 a 19 anos.
Ø No verão,
época de epidemias de dengue, fazer visitas domiciliares para orientar os
locais que podem facilitar o aparecimento do mosquito transmissor da doença;
Ø Promover
palestras sobre doenças venérias.
Ø Fazer
campanha e orientação acerca do uso racional da água e da energia;
Ø Fazer
campanha para plantio de árvores na escola, nas ruas do bairro e nas casas
dos alunos;
Ø Desenvolver
com os alunos o pensamento ético e moral na sociedade, como uma maneira de
garantia do seu bem viver;
Ø Definir
conceitos sobre consumo consciente e planejamento financeiro;
Ø Orientar
os alunos e elaborar pesquisas referentes aos juros e conceitos fiscais existentes;
Ø Promover
discussões referentes ao uso consciente das redes sociais e suas principais
implicações;
Ø Desenvolver
o pensamento sobre os meios de produção de mercadorias e o poder de compra
dos brasileiros atualmente;
Ø Orientar
e debater com os alunos sobre a melhor forma de planejamento de gastos e os
perigos dos produtos supérfluos;
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5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL: Diante
das intensas transformações na sociedade atual, sabe-se o quão vulnerável se
está diante as grandes mazelas fabricadas pelo homem nas últimas décadas. A pós-modernidade trouxe com ela a fluidez do líquido,
ignorando divisões e barreiras, assumindo formas, ocupando espaços diluindo
certezas, crenças e práticas. Desta forma, novos artefatos estão sendo
produzidos a todo instante, sendo que, a capacidade de reflexão sobre a real
importância deste artefato não é levado em consideração, consequentemente
gerando uma população de consumidores. Precisamos saber, qual
é o conhecimento prévio dos educandos sobre os conteúdos abordados, sua
concepção de sociedade e os valores inseridos na mesma. Com aulas ministradas
a partir de leituras de textos
criteriosamente relacionados e discussão e debate em sala sobre o conteúdo
trabalhado (Exemplo: “Economia, sociedade e meio ambiente).
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Educação
Financeira e Sustentabilidade / 51 ano/turma
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Objetivos
específicos
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Conteúdos
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Problematização
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- Compreender a história do pensamento sustentável
(1,2,3)
- Compreender sobre as reais necessidades básicas
do ser humano.
- Orientar a observação do cotidiano para saber o
que é usado para a sobrevivência e o supérfluo.
- Conscientizar sobre o uso dos recursos materiais
e imateriais.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos a
respeito dos produtos oferecidos pelo marketing e pela propaganda
diariamente.
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- O que significa sustentabilidade?
- História do conceito de Desenvolvimento
Sustentável.
- Medidas Sustentáveis.
- Introdução ao Planejamento Financeiro.
- O que uso para sobreviver?
-Necessidades básicas e recursos materiais e
imateriais.
- Por
que planejar?
- Pagar
ou receber juros.
-Gerenciar
suas finanças é sua responsabilidade.
-
Analisando sua situação financeira.
-
Etapas do planejamento
-
Projeto Ação Sustentável.
|
- O que são
necessidades básicas?
- O que uso para
atender as minhas necessidades básicas?
- O que significa
planejamento?
- Qual é a melhor
forma de organização de finanças?
- O que são recursos materiais e imateriais?
- Qual é o papel do desenvolvimento sustentável na
busca da preservação ambiental?
O que significa economia?
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Educação
Financeira e Sustentabilidade / 71 ano/turma
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Objetivos
específicos
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Conteúdos
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Problematização
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- Orientar a observação do cotidiano para saber o
que é usado para a sobrevivência.
- Compreender a Sustentabilidade como um mecanismo
orientador para uma sociedade pacífica.
- Analisar o cotidiano das pessoas e as principais
doenças decorrentes ao consumo excessivo.
- Compreender os principais fatores de organização
e conduta de finanças.
- Compreender o conceito de economia.
- Relacionar os modos de produção atual e seus
métodos de extração de recursos naturais ou matéria-prima.
|
- O que
preciso para sobreviver?
- Custo
da sobrevivência para atender as necessidades de básicas.
- O que
uso para sobreviver?
-
Relações entre os homens e os demais componentes da natureza.
- História do Pensamento Sustentável I.
- História do Pensamento Sustentável II.
- História do Pensamento Sustentável III.
- Economia, sociedade e meio ambiente.
- Projeto Ação Sustentável.
|
- O que realmente preciso para sobreviver?
- O que são
necessidades básicas?
- O que uso para
atender as minhas necessidades básicas?
- Como posso ter
uma relação saudável com o meio em que vivo?
- Por que planejar?
- Você está cuidando bem do seu
dinheiro?
- O que é receita, e
despesa?(fixa e variaveis)
- Qual a melhor forma de diminuir
os impactos gerados pelo aumento do consumo
e do crescimento da economia pelo mundo?
- Modelo ECO-92, “satisfazer as
necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de
suprir suas próprias necessidades” – é possível?
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Educação
Financeira e Sustentabilidade / 92° ano/turma
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Objetivos
específicos
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Conteúdos
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Problematização
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- Saber dos conceitos e
significados dos diversos tipos de direitos que uma sociedade tem.
- Orientar a observação do cotidiano para
saber o que é usado para a sobrevivência.
- Compreender a Sustentabilidade como um
mecanismo orientador para uma sociedade pacífica.
- Analisar o cotidiano das pessoas e as
principais doenças decorrentes ao consumo excessivo.
- Compreender os principais fatores de
organização e conduta de finanças.
- Compreender o conceito de economia.
- Relacionar os modos de produção atual e
seus métodos de extração de recursos naturais ou matéria-prima.
- Aliar as mais diversas formas de consumo
imediato com os conceitos de modernidade líquida – Sigmunt Bauman.
|
- O que é direito fundamental?
O que preciso para sobreviver?
- Custo da sobrevivência para atender as necessidades de básicas.
- O que uso para sobreviver?
- Relações entre os homens e os demais componentes da natureza.
- História do Pensamento
Sustentável I.
- História do Pensamento Sustentável II.
- História do Pensamento Sustentável III.
- Economia, sociedade e meio ambiente.
- Projeto Novas Tecnologia e uso adequado
das redes sociais (Modernidade Líquida – Bauman)
|
- Quais são os Direitos Naturais, Direitos
Fundamentais e Direitos Humanos?
- O que realmente preciso para sobreviver?
- O que são necessidades básicas?
- O que uso para atender as minhas necessidades
básicas?
- Como posso ter uma relação saudável com o meio
em que vivo?
- Por que planejar?
- Você está cuidando
bem do seu dinheiro?
- O que é receita, e
despesa?(fixa e variaveis)
- Qual a melhor forma
de diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo e do crescimento da economia pelo mundo?
-
Modelo ECO-92, “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” – é
possível?
- Qual é
a capacidade de reflexão acerca do real valor e benefício dos artefatos
oferecidos diariamente para sociedade do consumo?
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Educação Financeira e Sustentabilidade / 93°
ano/turma
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Objetivos
específicos
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Conteúdos
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Problematização
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–
Saber dos conceitos e significados dos diversos tipos de direitos que
uma sociedade tem.
Orientar a observação do cotidiano para
saber o que é usado para a sobrevivência.
- Compreender a Sustentabilidade como um
mecanismo orientador para uma sociedade pacífica.
- Analisar o cotidiano das pessoas e as
principais doenças decorrentes ao consumo excessivo.
- Compreender os principais fatores de
organização e conduta de finanças.
- Compreender o conceito de economia.
- Relacionar os modos de produção atual e
seus métodos de extração de recursos naturais ou matéria-prima.
- Aliar as mais diversas formas de consumo imediato
com os conceitos de modernidade líquida – Sigmunt Bauman.
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-
O que é direito fundamental?
- O que preciso para sobreviver?
- Custo da sobrevivência para atender as necessidades de básicas.
- O que uso para sobreviver?
- Relações entre os homens e os demais componentes da natureza.
- História do Pensamento
Sustentável I.
- História do Pensamento Sustentável II.
- História do Pensamento Sustentável III.
- Economia, sociedade e meio ambiente.
- Projeto Novas Tecnologia e uso adequado das
redes sociais (Modernidade Líquida – Bauman).
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- Quais
são os Direitos Naturais, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos?
- Quais são os Direitos Naturais, Direitos
Fundamentais e Direitos Humanos?
- O que realmente preciso para sobreviver?
- O que são necessidades básicas?
- O que uso para atender as minhas necessidades
básicas?
- Como posso ter uma relação saudável com o meio
em que vivo?
- Por que planejar?
- Você está cuidando
bem do seu dinheiro?
- O que é receita, e
despesa?(fixa e variaveis)
- Qual a melhor forma
de diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo e do crescimento da economia pelo mundo?
-
Modelo ECO-92, “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a
capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” – é
possível?
- Qual é a capacidade de reflexão acerca do
real valor e benefício dos artefatos oferecidos diariamente para sociedade do
consumo?
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Geografia / 71° ano/turma
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Objetivos
específicos
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Conteúdos
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Problematização
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-
Compreender aspectos de formação territorial do Brasil.
-
Analisar os limites que hoje o país apresenta, fruto do longo processo de
ocupação humana.
-
Entender o que significa regionalizar.
-
Compreender e analisar o que é unidade de proteção integral e unidade de uso
sustentável.
-
Compreender os fatores determinantes para migração do ser humano.
-
Compreender as condições de trabalho e os efeitos do envelhecimento da
população.
-
Urbanização do Brasil, analise dos problemas sociais e ambientais.
-
Compreender a distribuição espacial da indústria no território.
- Entender o espaço agrário do Brasil, suas
transformações recentes.
-
Entender a dinâmica, influência e transformação ao longo dos anos da maior
cidade do Oeste Catarinense
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-
Localização e extensão do território brasileiro.
- Os
fusos horários.
- A
formação do território brasileiro.
- A
regionalização do território brasileiro.
- Os
complexos regionais.
-
Domínios naturais: ameaças e conservação.
- As
unidades de conservação.
-
Brasil: distribuição e crescimento da população.
-
Brasil: migrações intensas e emigração.
-
População e trabalho: mulheres, crianças e idosos.
-
Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros.
-
Projeto Ação Sustentável.
- A
urbanização brasileira.
- Rede,
hierarquia e problemas urbanos.
-
Projeto Centenário do Município de Chapecó (aspectos gerais do município –
Final do segundo bimestre).
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- O Brasil é um país de dimensão
continental?
- Quais são os países da América do Sul que
não fazem fronteira com o Brasil?
- Por que regionalizar?
- O que é uma Unidade de Conservação?
- Como a população brasileira está
distribuída no território?
- Quais são as desigualdades que ainda
existem no mercado de trabalho do país?
- Por que o ser humano migra?
- O que é migração?
- O que é urbanização?
- Os 17 objetivos do desenvolvimento
sustentável (Projeto), soluções para atingi-los.
- Projeto Centenário do Município de
Chapecó. Quais foram as mudanças?
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6. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Para realização do
projeto serão necessários os seguintes materiais e metodologia: Aula
expositiva-dialogada, com a utilização de imagens e reportagens.
Livro-didático e outros impressos (como textos base para leitura e debate em
sala de aula estritamente relacionados com a disciplina e questões atuais na
sociedade) selecionados pelo professor. Palestras acerca da temática e
trabalho de campo (se houver possibilidades na Flona – Unidade Chapecó e
Arena Condá, ambos previstos para segundo bimestre. Para visitação e estudos
na Flona 7° ano e Arena Condá 9° ano). Além de quadro, canetão, livros,
revistas, jornais, informática/computadores, projetor, vídeos referentes ao
conteúdo abordado, etc. Materiais didáticos para realização de atividades e
trabalhos em sala.
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7. AVALIAÇÃO: Será
contínua e processual, visando à participação e o envolvimento dos alunos nas
atividades propostas em sala e no espaço escolar. Desta forma,
avaliar-se-ão as competências e habilidades dentro de sua disciplina,
conforme planejamento, de acordo com a Resolução 183/2013. A Recuperação
Paralela será oferecida aos alunos conforme legislação, de acordo com a
Resolução 183/2013. Serão propostas avaliações e recuperações diferenciadas
aos alunos especiais, conforme também planejamento individual de cada
professor (2° professor), de acordo com o Regulamento 112/2006.
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8. PRÁTICA SOCIAL FINAL: Espera-se que ao final desse projeto todos se sintam
incluídos no processo ensino-aprendizagem, apropriando-se do conhecimento
sobre os temas trabalhados e, se reconheçam como um ser social e histórico,
agindo com responsabilidade na construção de uma sociedade cada vez mais
justa e igualitária.
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9. REFERÊNCIAS:
- CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, educação e
inteerculturalidade: as tensões entre igualdades e diferenças. Revista
Brasileira de Educação. V. 13 n.37 jan/abril.2008.
- GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para uma Pedagogia Histórico
Critica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003
-
http://bernardoluza.blogspot.com.br
/2013/04/meio-ambiente-economia-e-sociedade.html.
- SANTOS, Milton. A revolução
tecnológica e o território: Realidades e Perspectivas. In. Geografia,
Território e Tecnologia. São Paulo. Terra Livre/AGB. Jul.-dez. 1991.
- SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil. Território e
Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2010.
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