PROJETO PEDAGÓGICO PARA 2018


                                                                    


PROFESSOR (A): Bernardo Luza                         
DISCIPLINA: Geografia / Educação Financeira e Sustentabilidade
TURMA: 51, 71, 92 e 93
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: I e II Bimestre

“Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”
                                                                              Zygmunt Bauman

   1.   TEMA: Por um novo projeto de vida: do conhecimento compartilhado ao aperfeiçoamento da convivência

2.   JUSTIFICATIVA: A atualidade é conceituada por Zygmunt Bauman como “modernidade líquida”, pela incapacidade de manter a forma. As relações, instituições, quadros de referência, estilos de vida, crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar. Nesse contexto, as vidas humanas são transformadas em objetos de consumo. O ser humano deixa de ser sujeito e passa a ser objeto na relação de compra e venda. Para o autor, o consumo é uma teia de relações bem construída em que não restam muitas alternativas na luta pela sobrevivência. O ser humano, ancorado no discurso consumista, vive a sua vida sem se questionar sobre o que realmente acontece à sua volta. Vive-a como espectador, não como protagonista. Num ambiente incerto como o atual, o consumo aparece como resposta à satisfação das ansiedades dos indivíduos. Isso é fundamental para compreender Bauman, quando aponta a transformação da vida humana em objeto de consumo na contemporaneidade. O pensamento não é mais denso e ordenado, mas leve e desordenado, para poder abarcar tudo o que a vida pode oferecer. A forma de planejar e organizar a vida na modernidade líquida é antagônico à da modernidade sólida. As relações devem ser estabelecidas em curto prazo, aproveitando as chances que a vida oferece, abandonando as anteriores como quem troca de roupa. Planejamentos para a vida toda parecem ridículos, pois sacrificam os desejos momentâneos em vista de algo posterior no futuro. A “mercadorização” das vidas humanas é o estágio mais violento do capitalismo parasitário.
            É através do conhecimento geográfico que entendemos o mundo e o país em que vivemos neste momento difícil em que passa a humanidade, tornando-nos capazes de assumir posições diante das novas realidades. A escola, na função de formar cidadãos, tem na Geografia um elemento fundamental e que visa justamente ajudar os estudantes e interessados a desenvolver seus conhecimentos, sua formação e, conseqüentemente, sua cidadania.
            Portanto, através dos estudos relacionados, é possível compreender cada subsistema, nos níveis físico, humano e econômico, mas, sobretudo, a compreensão das inter-relações entre os vários subsistemas, em uma visão integrada do todo.
3. OBJETIVO GERAL: Colocar em prática as sugestões da Organização Mundial das Nações Unidas - ONU.  Acreditamos que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversais nas mais diversas áreas do conhecimento humano. E são esses 17 objetivos, definidos pela ONU, que regem as realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil., agindo de forma global sem perder de vista as ações no local onde vivemos.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Proporcionar discussões de como acabar com a fome mundial;
Ø Compreender o sistema capitalista e o espaço mundial
Ø Promover discussões referentes à Educação Básica de qualidade para todos;
Ø Entender a revolução técnico –científica e as redes;
Ø Identificar o consumo como um dos implicadores dos problemas ambientais.
Ø Ajudar no combater da Aids,  malária, dengue e outras doenças;
Ø Colaborar para aumentar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
Ø Fomentar o debate e desenvolver soluções em relação ao uso consciente das redes sociais e as novas tecnologias
Ø Criar condições para todo mundo trabalhar pelo desenvolvimento.

Sugestões de atividades:
Ø Promover debate e métodos de como acabar com a fome mundial. Você sabia – Atualmente, uma em cada nove pessoas no mundo(795 milhões) ainda é subnutrida;
Ø  Elaborar pesquisas e criar soluções para atingir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável – ONU;
Ø Buscar parceria que enriqueçam a merenda escolar;
Ø Promover discussões referentes a Educação Básica de qualidade para todos. Você sabia - O Brasil é o sétimo país do mundo em números de analfabetos, sendo que 18 milhões destes nunca passaram pela escola;
Ø Formar grupos de alunos para elaboração de cartazes diversos referente ao assunto abordado em sala de aula;
Ø Identificar alunos muito faltosos e pensar ações para incentivá-los a frequentar a escola.
Ø Desenvolver projetos de leituras (construir e manter a biblioteca bem alegre e acolhedora , mostrando que a leitura é um prazer);
Ø Organizar atividades esportivas e recreativas que também são educativas (disciplina, respeito e cooperação podem ser trabalhados nestes momentos, incluindo se possível, conteúdos da disciplina);
Ø Promover discussões referentes a igualdade entre sexos e valorização da mulher - No Brasil, as mulheres chegam a ganhar até 40% a menos que os homens para exercer o mesmo trabalho;
Ø Aliar os conteúdos com trabalho de campo, sempre havendo possibilidades do mesmo (Segundo bimestre, para Educação Financeira e Sustentabilidade, viagem de estudos na Flona – Floresta Nacional Chapecó);
Ø Estudar e diagnosticar possíveis problemas ambientais no bairro Efapi – Chapecó. Com orientações do professor, alunos irão fotografar e identificar pontos do bairro com acúmulo de lixo, poluição dos rios e corregos, fazer apontamentos acerca da solução e conversar com lideranças e autoridades do município.
Ø Combater a Aids, a malária, a dengue e outras doenças. Você sabia - O Brasil tem o maior número de casos de malária das América, e o terceiro lugar do mundo em incidência dessa doença. Nossa cidade passa por um grande surto do mosquito da dengue e os focos desse parasita só aumentam. Os casos de Aids, vem aumentanto em nosso país, principalmente entre as mulheres de 13 a 19 anos.
Ø No verão, época de epidemias de dengue, fazer visitas domiciliares para orientar os locais que podem facilitar o aparecimento do mosquito transmissor da doença;
Ø Promover palestras sobre doenças venérias.
Ø Fazer campanha e orientação acerca do uso racional da água e da energia;
Ø Fazer campanha para plantio de árvores na escola, nas ruas do bairro e nas casas dos alunos;
Ø Desenvolver com os alunos o pensamento ético e moral na sociedade, como uma maneira de garantia do seu bem viver;
Ø Definir conceitos sobre consumo consciente e planejamento financeiro;
Ø Orientar os alunos e elaborar pesquisas referentes aos juros e conceitos fiscais existentes;
Ø Promover discussões referentes ao uso consciente das redes sociais e suas principais implicações;
Ø Desenvolver o pensamento sobre os meios de produção de mercadorias e o poder de compra dos brasileiros atualmente;
Ø Orientar e debater com os alunos sobre a melhor forma de planejamento de gastos e os perigos dos produtos supérfluos;
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL: Diante das intensas transformações na sociedade atual, sabe-se o quão vulnerável se está diante as grandes mazelas fabricadas pelo homem nas últimas décadas.  A pós-modernidade trouxe com ela a fluidez do líquido, ignorando divisões e barreiras, assumindo formas, ocupando espaços diluindo certezas, crenças e práticas. Desta forma, novos artefatos estão sendo produzidos a todo instante, sendo que, a capacidade de reflexão sobre a real importância deste artefato não é levado em consideração, consequentemente gerando uma população de consumidores. Precisamos saber, qual é o conhecimento prévio dos educandos sobre os conteúdos abordados, sua concepção de sociedade e os valores inseridos na mesma. Com aulas ministradas a partir de  leituras de textos criteriosamente relacionados e discussão e debate em sala sobre o conteúdo trabalhado (Exemplo: “Economia, sociedade e meio ambiente).

Educação Financeira e Sustentabilidade / 51 ano/turma
Objetivos específicos
Conteúdos
Problematização
- Compreender a história do pensamento sustentável (1,2,3)
- Compreender sobre as reais necessidades básicas do ser humano.
- Orientar a observação do cotidiano para saber o que é usado para a sobrevivência e o supérfluo.
- Conscientizar sobre o uso dos recursos materiais e imateriais.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos a respeito dos produtos oferecidos pelo marketing e pela propaganda diariamente.
- O que significa sustentabilidade?
- História do conceito de Desenvolvimento Sustentável.
- Medidas Sustentáveis.
- Introdução ao Planejamento Financeiro.
- O que uso para sobreviver?
-Necessidades básicas e recursos materiais e imateriais.
- Por que planejar?
- Pagar ou receber juros.
-Gerenciar suas finanças é sua responsabilidade.
- Analisando sua situação financeira.
- Etapas do planejamento
- Projeto Ação Sustentável.
- O que são necessidades básicas?
- O que uso para atender as minhas necessidades básicas?
- O que significa planejamento?
- Qual é a melhor forma de organização de finanças?
- O que são recursos materiais e imateriais?
- Qual é o papel do desenvolvimento sustentável na busca da preservação ambiental?
O que significa economia?

                
Educação Financeira e Sustentabilidade / 71 ano/turma

Objetivos específicos
Conteúdos
Problematização
- Orientar a observação do cotidiano para saber o que é usado para a sobrevivência.
- Compreender a Sustentabilidade como um mecanismo orientador para uma sociedade pacífica.
- Analisar o cotidiano das pessoas e as principais doenças decorrentes ao consumo excessivo.
- Compreender os principais fatores de organização e conduta de finanças.
- Compreender o conceito de economia.
- Relacionar os modos de produção atual e seus métodos de extração de recursos naturais ou matéria-prima.
 
- O que preciso para sobreviver?
- Custo da sobrevivência para atender as necessidades de básicas.
- O que uso para sobreviver?
- Relações entre os homens e os demais componentes da natureza.
- História do Pensamento Sustentável I.
- História do Pensamento Sustentável II.
- História do Pensamento Sustentável III.
- Economia, sociedade e meio ambiente.
- Projeto Ação Sustentável.

- O que realmente preciso para sobreviver?
- O que são necessidades básicas?
- O que uso para atender as minhas necessidades básicas?
- Como posso ter uma relação saudável com o meio em que vivo?
- Por que planejar?
- Você está cuidando bem do seu dinheiro?
- O que é receita, e despesa?(fixa e variaveis)

- Qual a melhor forma de diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo  e do crescimento da economia pelo mundo?
- Modelo ECO-92, “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” – é possível?
Educação Financeira e Sustentabilidade / 92° ano/turma
Objetivos específicos
Conteúdos
Problematização
- Saber dos conceitos e significados dos diversos tipos de direitos que uma sociedade tem.
- Orientar a observação do cotidiano para saber o que é usado para a sobrevivência.
- Compreender a Sustentabilidade como um mecanismo orientador para uma sociedade pacífica.
- Analisar o cotidiano das pessoas e as principais doenças decorrentes ao consumo excessivo.
- Compreender os principais fatores de organização e conduta de finanças.
- Compreender o conceito de economia.
- Relacionar os modos de produção atual e seus métodos de extração de recursos naturais ou matéria-prima.
- Aliar as mais diversas formas de consumo imediato com os conceitos de modernidade líquida – Sigmunt Bauman.


- O que é direito fundamental?
O que preciso para sobreviver?
- Custo da sobrevivência para atender as necessidades de básicas.
- O que uso para sobreviver?
- Relações entre os homens e os demais componentes da natureza.
- História do Pensamento Sustentável I.
- História do Pensamento Sustentável II.
- História do Pensamento Sustentável III.
- Economia, sociedade e meio ambiente.
- Projeto Novas Tecnologia e uso adequado das redes sociais (Modernidade Líquida – Bauman)
- Quais são os Direitos Naturais, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos?
- O que realmente preciso para sobreviver?
- O que são necessidades básicas?
- O que uso para atender as minhas necessidades básicas?
- Como posso ter uma relação saudável com o meio em que vivo?
- Por que planejar?
- Você está cuidando bem do seu dinheiro?
- O que é receita, e despesa?(fixa e variaveis)
- Qual a melhor forma de diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo  e do crescimento da economia pelo mundo?
- Modelo ECO-92, “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” – é possível?
- Qual é a capacidade de reflexão acerca do real valor e benefício dos artefatos oferecidos diariamente para sociedade do consumo?

Educação Financeira e Sustentabilidade / 93° ano/turma
Objetivos específicos
Conteúdos
Problematização
                   Saber dos conceitos e significados dos diversos tipos de direitos que uma sociedade tem.
Orientar a observação do cotidiano para saber o que é usado para a sobrevivência.
- Compreender a Sustentabilidade como um mecanismo orientador para uma sociedade pacífica.
- Analisar o cotidiano das pessoas e as principais doenças decorrentes ao consumo excessivo.
- Compreender os principais fatores de organização e conduta de finanças.
- Compreender o conceito de economia.
- Relacionar os modos de produção atual e seus métodos de extração de recursos naturais ou matéria-prima.

- Aliar as mais diversas formas de consumo imediato com os conceitos de modernidade líquida – Sigmunt Bauman.
- O que é direito fundamental?
- O que preciso para sobreviver?
- Custo da sobrevivência para atender as necessidades de básicas.
- O que uso para sobreviver?
- Relações entre os homens e os demais componentes da natureza.
- História do Pensamento Sustentável I.
- História do Pensamento Sustentável II.
- História do Pensamento Sustentável III.
- Economia, sociedade e meio ambiente.
-  Projeto Novas Tecnologia e uso adequado das redes sociais (Modernidade Líquida – Bauman).

- Quais são os Direitos Naturais, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos?

- Quais são os Direitos Naturais, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos?
- O que realmente preciso para sobreviver?
- O que são necessidades básicas?
- O que uso para atender as minhas necessidades básicas?
- Como posso ter uma relação saudável com o meio em que vivo?
- Por que planejar?
- Você está cuidando bem do seu dinheiro?
- O que é receita, e despesa?(fixa e variaveis)
- Qual a melhor forma de diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo  e do crescimento da economia pelo mundo?
- Modelo ECO-92, “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” – é possível?
-  Qual é a capacidade de reflexão acerca do real valor e benefício dos artefatos oferecidos diariamente para sociedade do consumo?


Geografia / 71° ano/turma
Objetivos específicos
Conteúdos
Problematização
- Compreender aspectos de formação territorial do Brasil.
- Analisar os limites que hoje o país apresenta, fruto do longo processo de ocupação humana.
- Entender o que significa regionalizar.
- Compreender e analisar o que é unidade de proteção integral e unidade de uso sustentável.
- Compreender os fatores determinantes para migração do ser humano.
- Compreender as condições de trabalho e os efeitos do envelhecimento da população.
- Urbanização do Brasil, analise dos problemas sociais e ambientais.
- Compreender a distribuição espacial da indústria no território.
-  Entender o espaço agrário do Brasil, suas transformações recentes.
- Entender a dinâmica, influência e transformação ao longo dos anos da maior cidade do Oeste Catarinense
- Localização e extensão do território brasileiro.
- Os fusos horários.
- A formação do território brasileiro.
- A regionalização do território brasileiro.
- Os complexos regionais.
- Domínios naturais: ameaças e conservação.
- As unidades de conservação.
- Brasil: distribuição e crescimento da população.
- Brasil: migrações intensas e emigração.
- População e trabalho: mulheres, crianças e idosos.
- Brasil: a diversidade cultural e os afro-brasileiros.
- Projeto Ação Sustentável.
- A urbanização brasileira.
- Rede, hierarquia e problemas urbanos.
- Projeto Centenário do Município de Chapecó (aspectos gerais do município – Final do segundo bimestre).
- O Brasil é um país de dimensão continental?
- Quais são os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?
- Por que regionalizar?
- O que é uma Unidade de Conservação?
- Como a população brasileira está distribuída no território?
- Quais são as desigualdades que ainda existem no mercado de trabalho do país?
- Por que o ser humano migra?
- O que é migração?
- O que é urbanização?
- Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (Projeto), soluções para atingi-los.
- Projeto Centenário do Município de Chapecó. Quais foram as mudanças?
6. INSTRUMENTALIZAÇÃO: Para realização do projeto serão necessários os seguintes materiais e metodologia: Aula expositiva-dialogada, com a utilização de imagens e reportagens. Livro-didático e outros impressos (como textos base para leitura e debate em sala de aula estritamente relacionados com a disciplina e questões atuais na sociedade) selecionados pelo professor. Palestras acerca da temática e trabalho de campo (se houver possibilidades na Flona – Unidade Chapecó e Arena Condá, ambos previstos para segundo bimestre. Para visitação e estudos na Flona 7° ano e Arena Condá 9° ano). Além de quadro, canetão, livros, revistas, jornais, informática/computadores, projetor, vídeos referentes ao conteúdo abordado, etc. Materiais didáticos para realização de atividades e trabalhos em sala.
7.  AVALIAÇÃO: Será contínua e processual, visando à participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas em sala e no espaço escolar. Desta forma, avaliar-se-ão as competências e habilidades dentro de sua disciplina, conforme planejamento, de acordo com a Resolução 183/2013. A Recuperação Paralela será oferecida aos alunos conforme legislação, de acordo com a Resolução 183/2013. Serão propostas avaliações e recuperações diferenciadas aos alunos especiais, conforme também planejamento individual de cada professor (2° professor), de acordo com o Regulamento 112/2006.

8. PRÁTICA SOCIAL FINAL: Espera-se que ao final desse projeto todos se sintam incluídos no processo ensino-aprendizagem, apropriando-se do conhecimento sobre os temas trabalhados e, se reconheçam como um ser social e histórico, agindo com responsabilidade na construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.
9. REFERÊNCIAS:


- CANDAU, Vera Maria. Direitos Humanos, educação e inteerculturalidade: as tensões entre igualdades e diferenças. Revista Brasileira de Educação. V. 13 n.37 jan/abril.2008.


- GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para uma Pedagogia Histórico Critica. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003

- http://bernardoluza.blogspot.com.br /2013/04/meio-ambiente-economia-e-sociedade.html.

- SANTOS, Milton. A revolução tecnológica e o território: Realidades e Perspectivas. In. Geografia, Território e Tecnologia. São Paulo. Terra Livre/AGB. Jul.-dez. 1991.

- SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil. Território e Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2010.


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