Projeto: Fontes de Energia



I-INTRODUÇÃO

            Em pleno século XXI, proporcionar aos alunos de ensino médio noções básicas acerca de conceitos e a importância do uso das fontes renováveis de energia (hídrica, eólica, biomassa, solar, etc) para o futuro sustentável do planeta é fundamental e necessário. É de extrema importância no cenário atual, os desafios enfrentados na tarefa de reduzir as emissões de poluentes nos diferentes setores produtivos, o uso de energias renováveis se apresenta como umas das principais medidas a serem adotadas pela humanidade. Assim, a popularização dessas tecnologias, para alunos de ensino médio, é uma medida que as instituições devem implementar, de forma a apresentar à sociedade a importância dessas fontes de energia. O Brasil está entre os países que possuem os maiores potenciais de geração de energia com fontes renováveis e ainda utiliza muito pouco os ventos, o sol e etc. No entanto, familiarizar os alunos sobre essas fontes de energia podem ter uma grande importância não só educativa, mas também como uma lição para o futuro.

II- OBJETIVO

·         Conhecer e compreender os tipos de Energias existentes (Renováveis e Não-Renováveis);

·         Analisar qual Fonte de Energia se torna mais barata para a utilização nos diferentes setores da sociedade;

·         Refletir sobre as vantagens e desvantagens, em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de Energia;

·         Compreender como cada usina geradora opera para a obtenção da energia elétrica, utilizando as diferentes fontes de energia estudadas;


III- METODOLOGIA

·         Os alunos serão divididos em grupos na sala de aula para o início dos trabalhos;
·         O professor vai ministrar 3 aulas (45 minutos cada) para esclarecer aos alunos quais são as principais fontes de energia renováveis e não-renováveis e entregar para cada grupo, materiais impressos para início dos trabalhos;
·         Levar os alunos para a sala de tecnologia, visando inicialmente às pesquisas em sites de busca como o http://www.google.com.br/
·         Iniciar logo após, a construção de maquetes (Escola e extraclasse) exemplificando as principais formas de captação da energia de forma simples e eficaz;
·         Finalização dos trabalhos e apresentação dos mesmos para todos os integrantes da turma, e por fim, exposição das maquetes na escola.


IV- RECURSOS:

·         Computador e data show;
·         Materiais diversos para construção de maquetes;
·         Quadro, canetões e caixa de som;


V- AVALIAÇÃO

·         Desempenho e interesse dos alunos durante as aulas;
·         Desenvolvimento dos trabalhos em tempo adequado;
·          Apresentação final do grupo e entrega de trabalho escrito (seguindo o roteiro proposta inicial de desenvolvimento de trabalho do Professor)


VI-BIBLIOGRAFIA:

 http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-energia.htm http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm

Duração : 08 aulas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paul Vidal de La Blache (1845-1918)

Climatologia - Conceito e Evolução

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.