Projeto: Fontes de Energia
I-INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, proporcionar
aos alunos de ensino médio noções básicas acerca de conceitos e a importância
do uso das fontes renováveis de energia (hídrica, eólica, biomassa, solar, etc)
para o futuro sustentável do planeta é fundamental e necessário. É de extrema
importância no cenário atual, os desafios enfrentados na tarefa de reduzir as
emissões de poluentes nos diferentes setores produtivos, o uso de energias
renováveis se apresenta como umas das principais medidas a serem adotadas pela
humanidade. Assim, a popularização dessas tecnologias, para alunos de ensino
médio, é uma medida que as instituições devem implementar, de forma a
apresentar à sociedade a importância dessas fontes de energia. O Brasil está
entre os países que possuem os maiores potenciais de geração de energia com
fontes renováveis e ainda utiliza muito pouco os ventos, o sol e etc. No
entanto, familiarizar os alunos sobre essas fontes de energia podem ter uma
grande importância não só educativa, mas também como uma lição para o futuro.
II-
OBJETIVO
·
Conhecer
e compreender os tipos de Energias existentes (Renováveis e Não-Renováveis);
·
Analisar
qual Fonte de Energia se torna mais barata para a utilização nos diferentes
setores da sociedade;
·
Refletir sobre as vantagens e desvantagens,
em relação ao impacto social e ambiental, de cada forma de obtenção de Energia;
·
Compreender como cada usina geradora opera
para a obtenção da energia elétrica, utilizando as diferentes fontes de energia
estudadas;
III-
METODOLOGIA
·
Os alunos serão divididos em grupos na
sala de aula para o início dos trabalhos;
·
O professor vai ministrar 3 aulas (45
minutos cada) para esclarecer aos alunos quais são as principais fontes de
energia renováveis e não-renováveis e entregar para cada grupo, materiais
impressos para início dos trabalhos;
·
Levar os alunos para a sala de
tecnologia, visando inicialmente às pesquisas em sites de busca como o http://www.google.com.br/
·
Iniciar logo após, a construção de
maquetes (Escola e extraclasse) exemplificando as principais formas de captação
da energia de forma simples e eficaz;
·
Finalização dos trabalhos e apresentação
dos mesmos para todos os integrantes da turma, e por fim, exposição das
maquetes na escola.
IV-
RECURSOS:
·
Computador e data show;
·
Materiais diversos para construção de
maquetes;
·
Quadro, canetões e caixa de som;
V-
AVALIAÇÃO
·
Desempenho e interesse dos alunos
durante as aulas;
·
Desenvolvimento dos trabalhos em tempo
adequado;
·
Apresentação final do grupo e entrega de
trabalho escrito (seguindo o roteiro proposta inicial de desenvolvimento de
trabalho do Professor)
VI-BIBLIOGRAFIA:
http://www.brasilescola.com/geografia/fontes-energia.htm
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm
Duração : 08 aulas
Comentários
Postar um comentário