ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

PIBID - GEOGRAFIA



BERNARDO LUZA
BRUNA NATALI DE CASTRO KESCHNER
EDCLÉIA AMBROSINI PEDON
MAYCON FRITZEN
MICHELLI ZAMBONI
VERENICE MARIA PAPPIS











ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA
EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
























2014
BERNARDO LUZA
BRUNA NATALI DE CASTRO KESCHNER
EDCLÉIA AMBROSINI PEDON
MAYCON FRITZEN
MICHELLI ZAMBONI
VERENICE MARIA PAPPIS

















ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA
EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES








Observação escolar apresentada ao Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Geografia.













2014

SUMÁRIO






1. INTRODUÇÃO


O presente estudo trata de uma observação inicial acerca das condições gerais e específicas da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, onde será desenvolvido o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Geografia.
Com esse estudo objetiva-se fornecer considerações importantes para a realização do projeto, buscando uma consonância das atividades com os alunos e das intervenções dos acadêmicos na escola, com o intento de aprimorar a prática pedagógica da “Geografia que se ensina”.
Esta observação foi desenvolvida durante o mês de abril de 2014 pelos bolsistas do PIBID de Geografia, sob orientação do professor Mário Toldo Cunha, responsável pela disciplina de Geografia na escola e pelo professor Ederson Nascimento, coordenador do subprojeto Geografia do PIBID.


2. ORGANIZAÇÃO ESPACIAL ESCOLAR



A Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves está localizada no Bairro Efapi, município de Chapecó-SC, na área comumente designada como Loteamento Colatto. Trata-se de um bairro periférico da cidade, com características de subcentro urbano.
O bairro é predominantemente residencial, com cerca de aproximadamente 62.000 habitantes, tendo seu surgimento e crescimento vinculado às agroindústrias instaladas na década de 1970 ao longo do eixo oeste do município no entorno da Avenida Atílio Fontana que ainda hoje concentra as plantas industriais de empresas como Aurora, Brasil Foods (BrF, antiga Sadia) entre outras indústrias de menor expressão.
O bairro ainda abriga duas das maiores universidades da região, sendo a Unochapecó no centro do bairro e a Universidade Federal da Fronteira Sul no limite municipal com Guatambú. Além disso, o bairro é caracterizado por comportar o parque de exposições Tancredo Neves, onde são realizadas diversas feiras temáticas durante o ano, com destaque para a Efapi a cada dois anos. Tais instituições e indústrias intensificam o adensamento populacional tanto de estudantes como de trabalhadores em função da proximidade com suas atividades.


A escola pode ser considerada de porte médio, tanto em tamanho de estrutura quando de quantidade de alunos, que chega a 980 alunos.

Figura 1. Entrada da EEB Tancredo de Almeida Neves. Fonte: Luza (2014)


Além das salas de aula, como espaços de estudo os alunos utilizam o refeitório ou a biblioteca. Normalmente os professores autorizam os alunos a ocupar estes espaços para a realização de trabalhos em grupo ou que demandem de maior espaço físico, como organização de cartazes. O refeitório também é adaptado para utilização como auditório, quando há eventos maiores na escola. Foi o caso de uma apresentação teatral durante a primeira semana de observação do espaço escolar e, segundo a diretora, as assembleias de pais e professores também são realizadas nesse espaço.
Os principais espaços de sociabilidade dos estudantes antes da aula e durante o intervalo é o pátio externo à frente da escola e a parte dos fundos da escola, entre o prédio escolar e o ginásio de esportes. O pátio à frente da escola é amplo, com local para estacionamento, gramado arborizado e alguns bancos dispostos à sombra. Durante o intervalo os alunos reúnem-se em pequenos grupos nesses lugares, tanto para conversar quanto para jogar baralho.


Para almoxarifado são utilizados basicamente três espaços da escola: um no segundo piso onde são armazenados os materiais para prática esportiva, um na área externa para armazenar materiais de limpeza e a própria biblioteca onde ficam os materiais didáticos.
Na biblioteca há um acervo de mapas com diversos temas, entre eles: espaço geográfico do Brasil, biomas do Brasil, mapas políticos dos continentes e a divisão territorial do Brasil, mapas físicos dos continentes, mapa político e regional de Santa Catarina e alguns temáticos como indústria, agropecuária, população e temas históricos. Esse é o único material de educação cartográfica disponível na escola atualmente e não está devidamente organizado, de modo que uma busca rápida para a localização de um mapa é inviável.
Outros materiais de uso e consumo nas práticas pedagógicas como canetões, cartolina, papel pardo, folhas de sulfite, fita adesiva, pincel para quadro branco são guardados apenas na secretaria da escola, isso quando tais materiais estão disponíveis.
Figura 2. Biblioteca da escola. Fonte: Luza (2014)

2.5 Secretaria e espaços administrativos

Os espaços de funcionamento das atividades de administração são basicamente a secretaria, sala da diretora e sala dos assistentes técnicos pedagógicos situados no primeiro piso. A secretaria também funciona como recepção, para encaminhamento de assuntos com alunos e pais que vão além das questões de ensino-aprendizagem.


A sala dos professores é composta por dois ambientes, cada qual com mesas grandes e boa quantidade de cadeiras e armários individuais para cada professor. A sala também dispõe de dois computadores com acesso à internet, e televisão. O ambiente é reduzido, o que causa um pouco de incômodo quando todos os professores estão na sala antes do início das aulas. Nos demais momentos alguns professores com aulas livres utilizam a sala para correção de provas e trabalhos e planejamento, sendo o único espaço da escola dedicado para tais atividades dos professores.
Figura 3. Acadêmicos do PIBID e professor supervisor na sala dos professores. Fonte: Luza (2014).


A escola dispõe de quinze salas de aula, com uma média de 58 metros quadrados que comportam confortavelmente turmas de até 25 alunos. Entretanto abrigam entre 25 e 40 alunos, como se observa no caso de algumas turmas da escola, nessas condições já surgem dificuldades de movimentação dentro da sala e desconforto térmico nos dias de temperatura elevada no verão.
As salas de aula dispõem de carteiras e cadeiras individuais, bem conservadas, mesa do professor, lousa em acrílico utilizada com pincel para quadro branco. A maioria possui armário onde os alunos guardam livros didáticos. Para utilização de equipamento multimídia o professor precisa agendar e levar para a sala de aula, que não dispõe de tal recurso. Algumas das salas possuem equipamento de climatização, mas que não são utilizados em função da rede elétrica não suportar a carga demandada.


No segundo piso da escola estão alocados cinco laboratórios para as disciplinas de matemática, física, química, artes e o do curso técnico de manutenção de computadores. Os laboratórios estão em fase de estruturação e por enquanto não dão o suporte necessário às atividades de ensino-aprendizagem desejadas pelos professores. Ainda há problemas estruturais no laboratório de matemática, com infiltrações no teto.

Figura 4. Laboratório de Matemática em estruturação. Fonte: Luza (2014).

Na escola estão disponíveis dois laboratórios de informática, um no segundo piso e um no primeiro piso. Os laboratórios de informática dispõem de computadores com o sistema operacional Linux e suporte a edição de texto, apresentação de slides e navegação na internet, estando disponíveis para utilização mediante reserva em lista. A quantidade de computadores por laboratório também é insuficiente quando se trabalha com turmas grandes, como é o caso da maior parte das turmas da EEB Tancredo de Almeida Neves, por isso, há necessidade de formar grupos com os alunos para realizar pesquisas na internet, por exemplo.
A biblioteca ocupa o espaço semelhante ao do refeitório, e comporta mesas e cadeiras para utilização dos alunos, sofás para leitura, estoque de livros didáticos, acervo de livros de literatura e um acervo reduzido de livros científicos e de pesquisa. O acervo de livros científicos é voltado exclusivamente ao uso dos professores e conta com títulos importantes de história, geografia, didática, e educação. Entre os específicos de Geografia pode-se citar Geografias Pós-Modernas de Edward Soja, Geografia e Modernidade de Paulo Cesar da Costa Gomes, Trajetórias Geográficas de Roberto Lobato Corrêa, Da Geografia que se ensina à Gênese da Geografia Moderna da autora Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira, Milton Santos e o Brasil organizado por Maria A. Brandão, Território, Globalização e Fragmentação organizado por Milton Santos, Maria Adélia A. de Souza e Maria Laura Silveira, Cartografia Escolar de Rosângela Doin de Almeida, Paisagem, Imaginário e Espaço organizado por Zeny Rosendahl e Roberto Lobato Corrêa, Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada organizado por Celso Ilgo Henz e Ricardo Rossato, Por Uma Outra Globalização de Milton Santos, Uma Geografia para o Século XXI de autoria de Manuel Correia de Andrade, Geografia Escolar e a Cidade, da autora Lana de Souza Cavalcanti, e Geopolítica do Caos de autoria de Ignacio Ramonet, entre outras obras de relevância que dedicam-se a abordar questões do ensino de modo geral e dos enfrentamentos da educação contemporânea. Nesse contexto, destaca-se que a Geografia Física não possui obras de peso nesse acervo do professor.

Figura 5. Laboratório de Informática. Fonte: Luza (2014).
O Ginásio de esportes situa-se ao fundo do prédio principal da escola e é o prédio mais amplo da escola. Abriga uma quadra poliesportiva, com arquibancada lateral, conjunto de banheiros e vestiários e uma área elevada, acima dos banheiros. É utilizado unicamente para as práticas esportivas das aulas de educação física e para as atividades de esporte do Ensino Médio Inovador, raramente para outras finalidades.


3. A COMUNIDADE ESCOLAR



3.1 Sobre os profissionais da escola

Para as atividades administrativas a escola dispõe de sete funcionários, com dois deles trabalhando na secretaria, três na direção e dois na assistência técnica-pedagógica. O serviço de alimentação e limpeza da escola é terceirizado por uma empresa contratada pelo governo estadual.
O corpo docente é composto por um quadro de vinte e nove professores efetivos na escola e mais nove efetivos em outras escolas que completam sua carga horária na EEB Tancredo de Almeida Neves. O restante do quadro de professores é completado por professores contratados em regime de Admissão de Caráter Temporário (ACT), com a maior parte contratados diretamente pela administração da escola e outros que são ACTs em outras escolas e apenas completam carga horária nesta­ escola.
De todo o corpo docente, três professores têm o nível de mestrado, um bacharel e a maior parte restante possui pós-graduação. Dos professores ACTs, a maior parcela é de graduados, constando menor quantidade de professores sem habilitação, mas que estão cursando graduação na área de docência. Observa-se também na EEB Tancredo Neves, assim como na realidade de uma grande quantidade de escolas, que o corpo docente é majoritariamente de professores ACTs, o que traz uma rotatividade para o conjunto dos professores que trabalha na escola entre um ano e outro e, em certa medida, torna precário o trabalho docente.
O professor Mário Toldo Cunha que supervisiona o PIBID na escola é graduado em Geografia pela antiga Unoesc, atual Unochapecó e pós-graduado em Geografia pela mesma instituição.
Até o momento do estudo não há falta de professores na escola.

3.2 Sobre os discentes da escola

Os alunos estão divididos em cinco turmas no turno matutino, quatro no turno vespertino, quatorze turmas no ensino noturno e nove turmas no ensino integral. Ao todo são três turmas de oitavo ano, cinco turmas de nono ano nos anos finais do ensino fundamental. No ensino médio existem onze turmas de primeiro ano, sete turmas de segundo ano e cinco turmas de terceiro ano. Totalizam assim 980 alunos, distribuídos em 160 alunos no matutino, 76 alunos no vespertino, 491 no noturno, 224 em turno integral, e 24 alunos na modalidade SAEDE.
A média de alunos por turma gira em torno de 30 alunos, sendo que no ensino integral não passa de 30 e no noturno as turmas têm uma média de 35 alunos.
Os alunos da EEB Tancredo de Almeida Neves podem ser enquadrados em um grupo de classe média – baixa à média, com renda familiar em torno de dois a três salários mínimos, na grande maioria. Há casos também de alunos em situação de risco socioeconômico pela baixa renda familiar e também alunos de famílias de pequenos empresários locais, que gozam de uma situação financeira mais abastada. Na escola também acontecem casos de gravidez na adolescência que é mais um dos desafios que a escola enfrenta. Atualmente a escola atende cinco alunas grávidas, três dos terceiros anos e duas dos primeiros anos do ensino médio.
A escola trabalha com o modelo de Ensino Médio Inovador. Nessa proposta os alunos têm aulas da grade regular pela manhã e em alguns dias na parte da tarde e participam de turmas de cultura nas atividades de artesanato, violão e fanfarra e de esporte com jogos de mesa, de quadra e dança. Cada aluno faz a opção por uma atividade de cultura e uma de esporte, formando as turmas para o período vespertino. Nessa modalidade de ensino os alunos têm duas tardes semanais livres.


Há iniciativas de integração entre a escola e a comunidade com o atendimento permanente aos pais e alguns eventos que ocorrem durante o ano. O atendimento aos pais é realizado segundo a demanda de acompanhamento dos alunos ou nas assembleias e reuniões de pais e professores para tratar de temas específicos. Na semana da observação ocorreu uma reunião com pais, professores e direção para contextualizar os pais sobre a proposta do Ensino Médio Inovador, que passa por alguns problemas de aceitação da comunidade.
Os eventos que ocorrem durante o ano estão relacionados aos projetos interdisciplinares (como é o caso do Projeto Copa do Mundo), festividades culturais principalmente a Festa Junina e a Feira do Conhecimento promovida anualmente integrando a comunidade e as escolas do município e eventos esportivos. Outras instituições que são parceiras das escolas para iniciativas de integração são as universidades, Universidade Federal da Fronteira Sul e Unochapecó, a Rádio Comunitária do Bairro Efapi, o Jornal A Folha do Bairro e empresas locais.


Os principais desafios que a escola enfrenta estão relacionados ao ensino no período noturno e o ensino no modelo inovador, de período integral. O ensino noturno, que na EEB Tancredo de Almeida Neves é um dos maiores entre as escolas periféricas do município, atende principalmente estudantes que optam por trabalhar ainda enquanto cursam o Ensino Médio. Segundo prof. Mário, até o final do primeiro bimestre as turmas mantém uma quantidade estável de alunos entre as matrículas e os que efetivamente frequentam a escola. Já no segundo semestre de cada ano a evasão escolar é muito alta, em torno de 40%, ocasionando o esvaziamento de algumas turmas e consequente fusão de turmas.
O ensino médio no modelo Inovador foi recentemente implantado na escola e enfrenta problemas de aceitação devido à cultura e percepção da rotina escolar da comunidade. O que é mais aceito é que os jovens passem apenas um turno na escola, dedicando o outro ao trabalho, seja em casa ou em um emprego remunerado. E esse pode ser considerado um dos fatos que explicam a grande quantidade de turmas de ensino médio noturno na escola. No entanto, como o ensino integral exige a permanência em dois turnos na escola, o que se verifica é a desistência de alunos dessa proposta de ensino, que migram para outras escolas ou trocam de turma para continuarem estudando em apenas um turno.
A escola também desenvolve projetos interdisciplinares durante o ano, um para o ensino médio noturno, um no ensino médio inovador e outro no ensino fundamental. Para o ensino médio inovador o projeto desenvolvido está relacionado à temática da Copa do Mundo 2014. Durante a observação da escola os alunos decoraram o espaço do refeitório com as cores verde e amarela e cartazes que versam sobre a Copa do Mundo.
Casos de indisciplina também ocorrem no espaço escolar. O procedimento de resolução desses casos passa pela orientação com a equipe pedagógica, registro de ocorrências e comunicado aos pais até medidas de suspensão e expulsão, conforme a gravidade da situação de indisciplina. Segundo as informações coletadas na escola já houve casos em que a força policial foi necessária por haver alunos portando drogas ilícitas no espaço escolar.
Entre os problemas apontados na observação podemos listar algumas deficiências estruturais da escola com os laboratórios e salas e a organização dos mapas que estão na biblioteca. Há algumas salas com constante infiltração, dificultando a utilização. Os corredores também têm problemas estruturais com buracos no teto e nas paredes e fiação elétrica exposta.
Surgem assim alguns desafios para o ensino de Geografia a partir dessa realidade.

 


8. CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ao final deste breve relato conclui-se que mesmo que a escola esteja localizada em uma área periférica da cidade, os problemas socioeconômicos não são um entrave ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a percepção sobre trabalho e estudo da população atendida pela escola proporciona considerável evasão escolar e dificuldades de aceitação do modelo do Ensino Médio Inovador.
Tendo em vista as demandas da comunidade escolar, o direcionamento do ensino de Geografia deverá ser para a construção de uma Geografia Cidadã, voltando-se para a realidade do entorno escolar de modo que proporcione aos alunos um olhar crítico a partir do conhecimento geográfico.

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