ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
PIBID - GEOGRAFIA
BERNARDO LUZA
BRUNA NATALI DE
CASTRO KESCHNER
EDCLÉIA AMBROSINI
PEDON
MAYCON FRITZEN
MICHELLI ZAMBONI
VERENICE MARIA PAPPIS
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA
EEB
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
2014
BERNARDO LUZA
BRUNA NATALI DE
CASTRO KESCHNER
EDCLÉIA AMBROSINI
PEDON
MAYCON FRITZEN
MICHELLI ZAMBONI
VERENICE MARIA PAPPIS
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA
EEB
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Observação escolar apresentada ao
Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto
Geografia.
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O
presente estudo trata de uma observação inicial acerca das condições gerais e
específicas da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, onde será
desenvolvido o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID,
subprojeto Geografia.
Com
esse estudo objetiva-se fornecer considerações importantes para a realização do
projeto, buscando uma consonância das atividades com os alunos e das
intervenções dos acadêmicos na escola, com o intento de aprimorar a prática
pedagógica da “Geografia que se ensina”.
Esta
observação foi desenvolvida durante o mês de abril de 2014 pelos bolsistas do
PIBID de Geografia, sob orientação do professor Mário Toldo Cunha, responsável
pela disciplina de Geografia na escola e pelo professor Ederson Nascimento,
coordenador do subprojeto Geografia do PIBID.
2. ORGANIZAÇÃO
ESPACIAL ESCOLAR
A Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves
está localizada no Bairro Efapi, município de Chapecó-SC, na área comumente
designada como Loteamento Colatto. Trata-se de um bairro periférico da cidade,
com características de subcentro urbano.
O bairro é predominantemente residencial, com cerca de
aproximadamente 62.000 habitantes, tendo seu surgimento e crescimento vinculado
às agroindústrias instaladas na década de 1970 ao longo do eixo oeste do
município no entorno da Avenida Atílio Fontana que ainda hoje concentra as
plantas industriais de empresas como Aurora, Brasil Foods (BrF, antiga Sadia)
entre outras indústrias de menor expressão.
O bairro ainda abriga duas das maiores universidades da
região, sendo a Unochapecó no centro do bairro e a Universidade Federal da
Fronteira Sul no limite municipal com Guatambú. Além disso, o bairro é
caracterizado por comportar o parque de exposições Tancredo Neves, onde são
realizadas diversas feiras temáticas durante o ano, com destaque para a Efapi a
cada dois anos. Tais instituições e indústrias intensificam o adensamento
populacional tanto de estudantes como de trabalhadores em função da proximidade
com suas atividades.
A escola pode ser considerada de porte médio, tanto em
tamanho de estrutura quando de quantidade de alunos, que chega a 980 alunos.
Figura
1. Entrada da EEB Tancredo de Almeida Neves. Fonte: Luza (2014)
Além das salas de aula, como espaços de estudo os alunos
utilizam o refeitório ou a biblioteca. Normalmente os professores autorizam os
alunos a ocupar estes espaços para a realização de trabalhos em grupo ou que
demandem de maior espaço físico, como organização de cartazes. O refeitório
também é adaptado para utilização como auditório, quando há eventos maiores na
escola. Foi o caso de uma apresentação teatral durante a primeira semana de
observação do espaço escolar e, segundo a diretora, as assembleias de pais e
professores também são realizadas nesse espaço.
Os principais espaços de sociabilidade dos estudantes
antes da aula e durante o intervalo é o pátio externo à frente da escola e a
parte dos fundos da escola, entre o prédio escolar e o ginásio de esportes. O
pátio à frente da escola é amplo, com local para estacionamento, gramado
arborizado e alguns bancos dispostos à sombra. Durante o intervalo os alunos
reúnem-se em pequenos grupos nesses lugares, tanto para conversar quanto para
jogar baralho.
Para almoxarifado são utilizados basicamente três espaços
da escola: um no segundo piso onde são armazenados os materiais para prática
esportiva, um na área externa para armazenar materiais de limpeza e a própria
biblioteca onde ficam os materiais didáticos.
Na biblioteca há um acervo de mapas com diversos temas,
entre eles: espaço geográfico do Brasil, biomas do Brasil, mapas políticos dos
continentes e a divisão territorial do Brasil, mapas físicos dos continentes,
mapa político e regional de Santa Catarina e alguns temáticos como indústria,
agropecuária, população e temas históricos. Esse é o único material de educação
cartográfica disponível na escola atualmente e não está devidamente organizado,
de modo que uma busca rápida para a localização de um mapa é inviável.
Outros materiais de uso e consumo nas práticas
pedagógicas como canetões, cartolina, papel pardo, folhas de sulfite, fita
adesiva, pincel para quadro branco são guardados apenas na secretaria da
escola, isso quando tais materiais estão disponíveis.
Figura
2. Biblioteca da escola. Fonte: Luza (2014)
2.5 Secretaria e espaços administrativos
Os espaços de funcionamento
das atividades de administração são basicamente a secretaria, sala da diretora
e sala dos assistentes técnicos pedagógicos situados no primeiro piso. A
secretaria também funciona como recepção, para encaminhamento de assuntos com
alunos e pais que vão além das questões de ensino-aprendizagem.
A sala dos professores é
composta por dois ambientes, cada qual com mesas grandes e boa quantidade de
cadeiras e armários individuais para cada professor. A sala também dispõe de
dois computadores com acesso à internet,
e televisão. O ambiente é reduzido, o que causa um pouco de incômodo quando
todos os professores estão na sala antes do início das aulas. Nos demais
momentos alguns professores com aulas livres utilizam a sala para correção de
provas e trabalhos e planejamento, sendo o único espaço da escola dedicado para
tais atividades dos professores.
Figura
3. Acadêmicos do PIBID e professor supervisor na sala dos professores. Fonte:
Luza (2014).
A escola dispõe de quinze salas de aula, com uma média de
58 metros quadrados que comportam confortavelmente turmas de até 25 alunos.
Entretanto abrigam entre 25 e 40 alunos, como se observa no caso de algumas
turmas da escola, nessas condições já surgem dificuldades de movimentação
dentro da sala e desconforto térmico nos dias de temperatura elevada no verão.
As salas de aula dispõem de carteiras e cadeiras
individuais, bem conservadas, mesa do professor, lousa em acrílico utilizada
com pincel para quadro branco. A maioria possui armário onde os alunos guardam
livros didáticos. Para utilização de equipamento multimídia o professor precisa
agendar e levar para a sala de aula, que não dispõe de tal recurso. Algumas das
salas possuem equipamento de climatização, mas que não são utilizados em função
da rede elétrica não suportar a carga demandada.
A escola dispõe de uma sala de vídeo que
também é utilizada para outras atividades. Na sala estão alocados um computador
desktop, um televisor de LCD de 40
polegadas, um projetor multimídia e sistema de som que ficam permanentemente no
local. Nesse computador há também disponibilidade de internet, o que facilita se o vídeo utilizado estiver disponível online.
No segundo piso da escola estão alocados
cinco laboratórios para as disciplinas de matemática, física, química, artes e
o do curso técnico de manutenção de computadores. Os laboratórios estão em fase
de estruturação e por enquanto não dão o suporte necessário às atividades de
ensino-aprendizagem desejadas pelos professores. Ainda há problemas estruturais
no laboratório de matemática, com infiltrações no teto.
Figura 4. Laboratório de Matemática em
estruturação. Fonte: Luza (2014).
Na escola estão disponíveis dois
laboratórios de informática, um no segundo piso e um no primeiro piso. Os
laboratórios de informática dispõem de computadores com o sistema operacional Linux e suporte a edição de texto,
apresentação de slides e navegação na internet, estando disponíveis para
utilização mediante reserva em lista. A quantidade de computadores por
laboratório também é insuficiente quando se trabalha com turmas grandes, como é
o caso da maior parte das turmas da EEB Tancredo de Almeida Neves, por isso, há
necessidade de formar grupos com os alunos para realizar pesquisas na internet,
por exemplo.
A biblioteca ocupa o espaço semelhante
ao do refeitório, e comporta mesas e cadeiras para utilização dos alunos, sofás
para leitura, estoque de livros didáticos, acervo de livros de literatura e um
acervo reduzido de livros científicos e de pesquisa. O acervo de livros
científicos é voltado exclusivamente ao uso dos professores e conta com títulos
importantes de história, geografia, didática, e educação. Entre os específicos
de Geografia pode-se citar Geografias
Pós-Modernas de Edward Soja, Geografia
e Modernidade de Paulo Cesar da Costa Gomes, Trajetórias Geográficas de Roberto Lobato Corrêa, Da Geografia que se ensina à Gênese da
Geografia Moderna da autora Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira, Milton Santos e o Brasil organizado por
Maria A. Brandão, Território,
Globalização e Fragmentação organizado por Milton Santos, Maria Adélia A.
de Souza e Maria Laura Silveira, Cartografia
Escolar de Rosângela Doin de Almeida, Paisagem,
Imaginário e Espaço organizado por Zeny Rosendahl e Roberto Lobato Corrêa, Educação Humanizadora na Sociedade
Globalizada organizado por Celso Ilgo Henz e Ricardo Rossato, Por Uma Outra Globalização de Milton
Santos, Uma Geografia para o Século XXI
de autoria de Manuel Correia de Andrade, Geografia
Escolar e a Cidade, da autora Lana de Souza Cavalcanti, e Geopolítica do Caos de autoria de
Ignacio Ramonet, entre outras obras de relevância que dedicam-se a abordar
questões do ensino de modo geral e dos enfrentamentos da educação
contemporânea. Nesse contexto, destaca-se que a Geografia Física não possui
obras de peso nesse acervo do professor.
Figura 5. Laboratório de Informática.
Fonte: Luza (2014).
O Ginásio de esportes situa-se ao fundo
do prédio principal da escola e é o prédio mais amplo da escola. Abriga uma
quadra poliesportiva, com arquibancada lateral, conjunto de banheiros e
vestiários e uma área elevada, acima dos banheiros. É utilizado unicamente para
as práticas esportivas das aulas de educação física e para as atividades de
esporte do Ensino Médio Inovador, raramente para outras finalidades.
3. A
COMUNIDADE ESCOLAR
3.1
Sobre os profissionais da escola
Para
as atividades administrativas a escola dispõe de sete funcionários, com dois
deles trabalhando na secretaria, três na direção e dois na assistência
técnica-pedagógica. O serviço de alimentação e limpeza da escola é terceirizado
por uma empresa contratada pelo governo estadual.
O
corpo docente é composto por um quadro de vinte e nove professores efetivos na
escola e mais nove efetivos em outras escolas que completam sua carga horária
na EEB Tancredo de Almeida Neves. O restante do quadro de professores é
completado por professores contratados em regime de Admissão de Caráter
Temporário (ACT), com a maior parte contratados diretamente pela administração
da escola e outros que são ACTs em outras escolas e apenas completam carga
horária nesta escola.
De
todo o corpo docente, três professores têm o nível de mestrado, um bacharel e a
maior parte restante possui pós-graduação. Dos professores ACTs, a maior
parcela é de graduados, constando menor quantidade de professores sem
habilitação, mas que estão cursando graduação na área de docência. Observa-se
também na EEB Tancredo Neves, assim como na realidade de uma grande quantidade
de escolas, que o corpo docente é majoritariamente de professores ACTs, o que
traz uma rotatividade para o conjunto dos professores que trabalha na escola
entre um ano e outro e, em certa medida, torna precário o trabalho docente.
O
professor Mário Toldo Cunha que supervisiona o PIBID na escola é graduado em
Geografia pela antiga Unoesc, atual Unochapecó e pós-graduado em Geografia pela
mesma instituição.
Até
o momento do estudo não há falta de professores na escola.
3.2
Sobre os discentes da escola
Os
alunos estão divididos em cinco turmas no turno matutino, quatro no turno
vespertino, quatorze turmas no ensino noturno e nove turmas no ensino integral.
Ao todo são três turmas de oitavo ano, cinco turmas de nono ano nos anos finais
do ensino fundamental. No ensino médio existem onze turmas de primeiro ano, sete
turmas de segundo ano e cinco turmas de terceiro ano. Totalizam assim 980 alunos,
distribuídos em 160 alunos no matutino, 76 alunos no vespertino, 491 no
noturno, 224 em turno integral, e 24 alunos na modalidade SAEDE.
A
média de alunos por turma gira em torno de 30 alunos, sendo que no ensino
integral não passa de 30 e no noturno as turmas têm uma média de 35 alunos.
Os alunos da EEB Tancredo de Almeida Neves
podem ser enquadrados em um grupo de classe média – baixa à média, com renda
familiar em torno de dois a três salários mínimos, na grande maioria. Há casos
também de alunos em situação de risco socioeconômico pela baixa renda familiar
e também alunos de famílias de pequenos empresários locais, que gozam de uma
situação financeira mais abastada. Na escola também acontecem casos de gravidez
na adolescência que é mais um dos desafios que a escola enfrenta. Atualmente a
escola atende cinco alunas grávidas, três dos terceiros anos e duas dos
primeiros anos do ensino médio.
A
escola trabalha com o modelo de Ensino Médio Inovador. Nessa proposta os alunos
têm aulas da grade regular pela manhã e em alguns dias na parte da tarde e
participam de turmas de cultura nas atividades de artesanato, violão e fanfarra
e de esporte com jogos de mesa, de quadra e dança. Cada aluno faz a opção por
uma atividade de cultura e uma de esporte, formando as turmas para o período
vespertino. Nessa modalidade de ensino os alunos têm duas tardes semanais
livres.
Há
iniciativas de integração entre a escola e a comunidade com o atendimento
permanente aos pais e alguns eventos que ocorrem durante o ano. O atendimento
aos pais é realizado segundo a demanda de acompanhamento dos alunos ou nas
assembleias e reuniões de pais e professores para tratar de temas específicos.
Na semana da observação ocorreu uma reunião com pais, professores e direção
para contextualizar os pais sobre a proposta do Ensino Médio Inovador, que
passa por alguns problemas de aceitação da comunidade.
Os
eventos que ocorrem durante o ano estão relacionados aos projetos
interdisciplinares (como é o caso do Projeto Copa do Mundo), festividades
culturais principalmente a Festa Junina e a Feira do Conhecimento promovida
anualmente integrando a comunidade e as escolas do município e eventos
esportivos. Outras instituições que são parceiras das escolas para iniciativas
de integração são as universidades, Universidade Federal da Fronteira Sul e
Unochapecó, a Rádio Comunitária do Bairro Efapi, o Jornal A Folha do Bairro e
empresas locais.
Os
principais desafios que a escola enfrenta estão relacionados ao ensino no
período noturno e o ensino no modelo inovador, de período integral. O ensino
noturno, que na EEB Tancredo de Almeida Neves é um dos maiores entre as escolas
periféricas do município, atende principalmente estudantes que optam por
trabalhar ainda enquanto cursam o Ensino Médio. Segundo prof. Mário, até o
final do primeiro bimestre as turmas mantém uma quantidade estável de alunos
entre as matrículas e os que efetivamente frequentam a escola. Já no segundo
semestre de cada ano a evasão escolar é muito alta, em torno de 40%,
ocasionando o esvaziamento de algumas turmas e consequente fusão de turmas.
O
ensino médio no modelo Inovador foi recentemente implantado na escola e
enfrenta problemas de aceitação devido à cultura e percepção da rotina escolar
da comunidade. O que é mais aceito é que os jovens passem apenas um turno na
escola, dedicando o outro ao trabalho, seja em casa ou em um emprego
remunerado. E esse pode ser considerado um dos fatos que explicam a grande
quantidade de turmas de ensino médio noturno na escola. No entanto, como o
ensino integral exige a permanência em dois turnos na escola, o que se verifica
é a desistência de alunos dessa proposta de ensino, que migram para outras
escolas ou trocam de turma para continuarem estudando em apenas um turno.
A
escola também desenvolve projetos interdisciplinares durante o ano, um para o
ensino médio noturno, um no ensino médio inovador e outro no ensino
fundamental. Para o ensino médio inovador o projeto desenvolvido está
relacionado à temática da Copa do Mundo 2014. Durante a observação da escola os
alunos decoraram o espaço do refeitório com as cores verde e amarela e cartazes
que versam sobre a Copa do Mundo.
Casos de indisciplina também ocorrem
no espaço escolar. O procedimento de resolução desses casos passa pela
orientação com a equipe pedagógica, registro de ocorrências e comunicado aos
pais até medidas de suspensão e expulsão, conforme a gravidade da situação de
indisciplina. Segundo as informações coletadas na escola já houve casos em que
a força policial foi necessária por haver alunos portando drogas ilícitas no
espaço escolar.
Entre os problemas apontados na
observação podemos listar algumas deficiências estruturais da escola com os
laboratórios e salas e a organização dos mapas que estão na biblioteca. Há
algumas salas com constante infiltração, dificultando a utilização. Os
corredores também têm problemas estruturais com buracos no teto e nas paredes e
fiação elétrica exposta.
Surgem assim alguns desafios para o
ensino de Geografia a partir dessa realidade.
8.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao
final deste breve relato conclui-se que mesmo que a escola esteja localizada em
uma área periférica da cidade, os problemas socioeconômicos não são um entrave
ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a percepção sobre trabalho e
estudo da população atendida pela escola proporciona considerável evasão
escolar e dificuldades de aceitação do modelo do Ensino Médio Inovador.
Tendo em vista as demandas da comunidade
escolar, o direcionamento do ensino de Geografia deverá ser para a construção
de uma Geografia Cidadã, voltando-se para a realidade do entorno escolar de
modo que proporcione aos alunos um olhar crítico a partir do conhecimento
geográfico.
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