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Mostrando postagens de abril, 2014

Conceito de Educação: Relações entre sociedade, cultura e educação”. (PINTO, 1982, p.29-40)

    A educação é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana, mas possui dois significados, amplo e o restrito ou da pedagogia clássica, refere-se à educação ás fases infantil e juvenil da vida do ser humano. A educação diz respeito á existência humana em toda a sua duração e em todos seus aspectos.     Assim como dito anteriormente, a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros á sua imagem e em função de seus interesses, a educação é formação do homem pela sociedade. Em suas características, a educação é um processo, é um fato histórico, desta forma, pode representar a própria história individual de cada ser humano, vinculada á fase vivida pela comunidade em sua contínua evolução.     A educação é um fato existencial, homem se faz ser homem, é o processo pelo qual o homem adquire sua essência, é o processo constitutivo do ser humano. Pode ser um fato social, desta forma, refere-se á sociedade como um todo, procedimento pelo qua

“A Educação como campo social de disputa hegemônica. Relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e Educação”.

    A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, apresenta-se historicamente como um campo da disputa hegemônica. Algumas questões no âmbito das relações entre sociedade, processo produtivo, processo de trabalho e educação ou qualificação humana que têm sido tratadas por diferentes campos do conhecimento.     No seu âmbito mais amplo, são questões que buscam apreender a função social dos diversos processos educativos na produção e reprodução das relações sociais. Historicamente, a educação dos diferentes grupos sociais de trabalhadores deve dar-se a fim de habilitá-los técnica, social e ideologicamente para o trabalho.     A educação é, antes de tudo, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação de “saber social”. Por fim, as questões apresentadas como desafio teórico e político-prático na relação trabalho-educação, e a “nova” função social dos sistemas educativos diante das novas formas assumidas pelas relações sociais de produção num co

Na Revolução Francesa, os princípios democráticos da escola pública, laica e gratuita: O relatório de Condorcet” (Referências: BOTO, 2003).

Este artigo analisa e procura fomentar o debate acerca de proposta expressa em 1792, pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Francesa e apresentada por Condorcet. Pretendiam os revolucionários criar o homem novo, para dar conta de levar adiante a Revolução que se iniciara, sobretudo, de uma referência pedagógica da qual somos todos herdeiros, especialmente quando no cultivo, expressamos a defesa de uma forma de escola ainda pública, como coroamento maior da prometida igualmente de oportunidade de acesso.          O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo sem a orientação de outrem, tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento, eis a palavra de ordem do Iluminismo (Kant, 1989, p.11). Incapacidade humana de servir-se da própria razão e o consequente recurso a opiniões alhei

Educação, podemos melhorar

Se somos um povo pacífico, ordeiro, criativo e empreendedor; se somos o maior país da América do Sul e a sexta economia do mundo; se temos uma democracia consolidada e desfrutamos de plenas liberdades; se contamos com uma produção agrícola exuberante, uma indústria forte e um promissor parque tecnológico; se a renda do trabalhador brasileiro está aumentando e milhões de pessoas estão ascendendo socialmente; se temos recursos naturais abundantes para promover a qualidade de vida de 190 milhões de brasileiros; se reduzimos significativamente o analfabetismo e ampliamos a rede escolar, por que o Brasil ocupa o constrangedor 88º lugar no ranking mundial de educação medido pelo Relatório de Monitoramento Global da Unesco entre 164 países? Se temos uma juventude saudável; se nos orgulhamos da mistura racial de nossa população; se somos pentacampeões mundiais de futebol e multilaureados na alegria do Carnaval; se nossos talentos esportivos brilham nas competições internacionais; se nossa

Amazônia socioambiental. Sustentabilidade ecológica e diversidade social

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS Disciplina: Geografia Rural Curso: Geografia Professor: Marlon Brandt Acadêmicos (as): Franciele Santin, Bruna Keschner, Sara Kriese, Bernardo Luza     Amazônia socioambiental. Sustentabilidade ecológica e diversidade social   “Deborah Lima e Jorge Pozzobon”       A sustentabilidade ecológica proporciona uma base para classificar a diversidade social da Amazônia. Por sustentabilidade ecológica entende-se a capacidade de uma dada população de ocupar uma determinada área e explorar seus recursos naturais sem ameaçar, ao longo do tempo, a integridade ecológica do meio ambiente.     Mas questiona-se o lugar da espécie humana na natureza e sua responsabilidade pelo futuro da biosfera, estudos direcionados á relação entre populações humanas e o meio ambiente na Amazônia, essas análises limitaram-se a estudar sociedades indígenas, as únicas consideradas adequadas á aplicação dos modelos de ecologia humana inspir

Conceito de Educação: Relações entre sociedade, cultura e educação

Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Curso: Licenciatura em Geografia Disciplina: Fundamentos da Educação Professor: Maurício José Siewerdt Acadêmico: Bernardo Luza     Resumo do texto: “ Conceito de Educação:Relações entre sociedade, cultura e educação”. (PINTO, 1982, p.29-40)       A educação é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana, mas possui dois significados, amplo e o restrito ou da pedagogia clássica, refere-se à educação ás fases infantil e juvenil da vida do ser humano. A educação diz respeito á existência humana em toda a sua duração e em todos seus aspectos.     Assim como dito anteriormente, a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros á sua imagem e em função de seus interesses, a educação é formação do homem pela sociedade. Em suas características, a educação é um processo, é um fato histórico, desta forma, pode representar a própria história individual de cada ser humano, vinc